vale-a-pena-fazer-um-curso-de-idiomas-online.jpeg

De fato, o crescimento da tecnologia para uso educacional transformou a forma como as pessoas aprendem e acessam conteúdos.

Especialmente se falamos sobre um curso de idiomas online — área em que a explosão de aplicativos móveis e softwares interativos fornecem a uma gama de pessoas a escolha que anteriormente não tinham.

Dessa forma, e com o ensino a distância cada vez mais popular, aqueles que decidem aprender um novo idioma se encontram no seguinte dilema: vale mesmo a pena fazer cursos online ou o os modelos tradicionais são melhores?

Então, para esclarecer de vez essa questão, neste post trouxemos uma série de informações para lhe ajudar a ter um melhor direcionamento. Continue lendo e confira!

Principais vantagens de um curso de idiomas online

1. Possui total flexibilidade de horários

Uma das maiores vantagens de se fazer um curso de idiomas online, sem dúvidas, é poder ter flexibilidade de horários, especialmente para aqueles que já possuem uma agenda apertada com tantos outros compromissos.

Também podemos unir a esse ponto a falta de necessidade de deslocamentos entre um lugar e outro. Para o diretor-geral da Englishtown, André Marques, especializada em inglês online,

o maior diferencial do ensino online é que a plataforma fica disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano. É possível atender as pessoas no momento em que elas precisam. E a plataforma é aberta, o aluno pode estudar como quiser, seja por 30 minutos ou 6 horas por dia.

Dessa forma, optando por um curso à distância, você poderá fazer sua própria agenda de estudos, escolhendo um tempo livre nos melhores dias e horários. Aqui, vale tudo; só não vale ser negligente e largar os estudos de lado.

2. Garante auxílio de recursos tecnológicos

Esse é outro ponto muito importante ao se tratar de didática. Com o avanço dos recursos tecnológicos a passos largos, é muito comum encontrarmos ferramentas especialmente desenvolvidas por essas plataformas, que auxiliam, e muito, o aluno a ter um melhor rendimento nos estudos.

É o caso de ferramentas de ChatBots, interatividade com outros alunos que também estejam online, professores de plantão, quizes, músicas, quebra-cabeças, entre tantas outras coisas que funcionam muito bem no processo de aprendizado.

Sem dúvida, atrativos não faltarão para que você possa ter o melhor aproveitamento possível das aulas!

3. Há interação contínua com outros usuários e professores

Como comentamos, dentro das novas metodologias de ensino que englobam um curso de idiomas online, hoje já é possível levar para os conteúdos virtuais algo que, antes, era restrito apenas às aulas presenciais: a interatividade com outros alunos e professores.

A conversação é uma das maiores barreiras a se vencer no processo de aprendizagem de um novo idioma e, por isso, de forma alguma pode ficar de fora. Antigamente, esse era um dos maiores empecilhos para os autodidatas e para aqueles que buscavam meios tecnológicos para se desenvolver.

Ou seja, o que era um grande restritivo, hoje já é totalmente possível. Assim, quando alunos buscam um curso de idiomas online, é possível ter a confiança de que a conversação também estará inclusa no currículo de estudos.

4. Não há necessidade de formação de turmas

Uma das características predominante da sociedade atual é mesmo o imediatismo. Nossa rotina é muito agitada, e o nosso tempo, curto; por isso, dividimos nossa atenção com uma série de coisas. Todas ao mesmo tempo.

Diante disso, o perfil dos alunos atuais é de pessoas que não querem esperar começar um novo semestre de aulas, ou ter que criar um grupo grande o suficiente que dê quórum para formar uma nova turma. Queremos algo para agora.

Queremos nos preparar da forma mais rápida possível para podermos viajar no fim do ano para fora do país, por exemplo, ou para conseguirmos a vaga de emprego que pede inglês avançado.

Essas são, enfim, características de pessoas que desejam o melhor para si, que buscam por recursos imediatos — e que, por isso, escolhem um curso de idiomas online.

5. Custo equivalente ou inferior ao de aulas presenciais

Os cursos online não possuem material didático impresso, nem aluguel de salas para os alunos. Por isso, muitos pensam que o valor será bem menor do que o presencial — mas nem sempre é assim.

Afinal, há uma grande estrutura por trás da plataforma para que você possa receber o melhor conteúdo, de onde estiver e com boa qualidade. São programadores, desenvolvedores, professores, equipe de marketing, entre tantos outros profissionais inteiramente dedicados para o seu sucesso.

De toda forma, sim — muitas vezes, os custos são mais baixos do que um curso presencial. Mas tenha atenção: na hora de escolher um bom curso de idiomas online, faça uma escolha consciente, baseada na qualidade do ensino e não no valor que precisará ser investido.

6. Requer e treina a disciplina

Chegamos agora em um ponto crucial para aqueles que optam por um curso de idiomas online. Se, até aqui, viemos tratando dos benefícios que essa metodologia pode lhe oferecer, agora vamos tratar da sua parte nesse processo.

Realmente, o fato de você poder estudar a hora que quiser e onde estiver é uma grande vantagem. Mas a contrapartida está na disciplina necessária para que isso não se torne uma pedra no caminho do seu sucesso.

Ou seja, no ambiente virtual, o aluno depende unicamente de si para atingir um bom nível de aprendizado — o que pode ser muito bom ou muito ruim, dependendo de seu comprometimento.

Dicas para escolher um curso de idiomas online

Para encerrar, deixamos aqui algumas dicas bem valiosas para lhe ajudar a escolher uma boa plataforma de ensino. E é essencial você fazer esse checklist, afinal de contas, não são todas as instituições de ensino que lhe oferecerão tudo o que é necessário.

Assim, antes de contratar algum pacote de estudos:

  • solicite um período de experimentação;
  • verifique se o curso oferece exercícios;
  • analise se há correção rápida e agilidade na comunicação;
  • busque pelo foco nas quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever;
  • saiba se há professores disponíveis;
  • teste em que nível você está antes de começar;
  • cheque se há base teórica, como gramáticas, exercícios etc.

Por fim, saiba que esse tipo de plataforma pode proporcionar o mesmo aprendizado que um curso presencial, desde que a instituição de ensino seja de qualidade e o estudante se dedique aos estudos.

E aí, gostou do nosso post? Bom, depois de ter completado um curso de idiomas online e estar melhor preparado para o mercado, é hora de mostrar ao mundo seu potencial. Então, que tal começar criando um blog para ajudar em seu marketing pessoal?

 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário