transferencia-de-universidade-como-fazer-com-tranquilidade.jpeg

Depois de muito tempo de preparo, o estudante finalmente alcança a vaga na universidade. Entretanto, à medida que as aulas vão passando, ele percebe que o curso não traz os elementos que ele esperou encontrar e se vê mais distante do caminho que desejava seguir. E é aí que bate a dúvida se deve continuar do jeito que está ou se arrisca uma transferência de universidade.

Se esse é o seu caso, este artigo é para você! Acompanhe os próximos parágrafos recheados de dicas e informações pertinentes para quem quer trocar de universidade com tranquilidade!

Entenda o cenário da evasão universitária

A transferência de universidade é uma das questões mais comuns entre os jovens universitários, principalmente, quando se trata de uma primeira graduação. O aluno precisa encontrar um curso que faça sentido na sua vida, tendo um ambiente acadêmico compatível com os seus interesses pessoais. E isso não é fácil de ser encontrado logo na primeira tentativa.

Prova disso são os dados do Ministério da Educação, divulgados no fim do ano de 2016, que mostram o aumento do número de alunos que desistiram dos seus cursos nos últimos anos.

De acordo com o levantamento, 36% dos universitários largaram a faculdade em 2012. Já no ano seguinte, essa taxa subiu para 43%, o que representa uma grande parcela de jovens que não consegue seguir no ensino superior pelos motivos mais variados.

Assim, para fugir dessa evasão, uma possível saída é buscar outras faculdades onde o curso tão desejado tenha mais atributos que dialoguem com os interesses do estudante. Por isso, por mais que os motivos para uma transferência sejam inúmeros, não há necessidade de ter pânico ao enfrentar esse processo.

A verdade é que nunca vai dar para saber se essa é a melhor decisão até encará-la realmente. Então, muita coragem, determinação e planejamento serão os pontos-chave aqui.

Reflita se essa é a melhor decisão a ser tomada

Mudar de um curso em andamento requer muita coragem e é preciso estar pronto para viver as consequências disso. Pode parecer bobagem, mas querendo ou não, já foram investidos tempo e dinheiro. Deve-se, então, analisar quais são os elementos que causam essa vontade de mudar para outra universidade.

Considere os fatores externos e internos que influenciam na transferência de universidade

Como já foi dito, podem existir inúmeras razões para que o estudante se sinta insatisfeito com a atual universidade e queira mudar de local. Uma alternativa para tentar ter certeza se realmente é esse o caminho é analisar alguns fatores, como:

Contatos com outros alunos e professores

Conversar com quem já vive naquele ambiente pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas quanto à qualidade das aulas, o relacionamento interno das pessoas e os possíveis pontos negativos que não serão encontrados de forma oficial.

Despesas

Calcular a diferença de gastos entre uma universidade e outra pode pesar, e muito, na hora de decidir por uma transferência. Deve-se incluir gastos com alimentação, material de estudo, deslocamento e mensalidades.

Destaque da universidade no mercado

É interessante observar como os profissionais da instituição desejada são vistos no mercado de trabalho. Pois há profissionais que só pelo fato de terem cursado em uma universidade específica já ganham um prestígio. Se é isso o que você procura, então vá até as universidades de referência para verificar os cursos disponíveis.

Estrutura das Instituições

Bons laboratórios, salas equipadas, ambiente para estudos, bibliotecas atualizadas são pontos que fazem diferença na formação de qualquer estudante. É preciso estar atento a essas questões, mesmo elas parecendo supérfluas e apenas de ordem estética.

Oportunidades profissionais

Há universidades que possuem relações muito próximas com empresas ou outras instituições ligadas ao ramo de interesse do aluno. É importante, nesses casos, avaliar quais são essas relações e como elas podem ser benéficas para o futuro profissional.

Proximidade de casa e do trabalho

A universidade ser próxima de casa não significa que o curso seja de qualidade superior a uma que esteja mais longe. Então, o deslocamento também deve entrar como um fator importante na hora de mudar de faculdade.

Compare as grades curriculares

Antes de iniciar com a papelada da transferência de universidade, é bom comparar as grades curriculares de cada um. Observar quais as matérias disponíveis em uma e outra que podem ou não fazer diferença no currículo.

No mais, essa comparação também serve para constatar se é possível aproveitar algumas dessas aulas na nova universidade. As chances de isso acontecer são boas e podem ajudar a recuperar parte do tempo que já foi investido.

Analise a transferência de universidade privada para pública

É possível transferir-se de uma universidade privada para uma pública. Entretanto, o processo costuma ser mais complicado do que uma transferência de universidade privada para outra privada ou pública para outra pública.

São casos muito específicos de estudantes que conseguem esse tipo de transferência. É preciso analisar com muito cuidado os editais das instituições e ter atenção ao número de vagas, que na maioria das vezes são bem limitadas.

Fique de olho nos prazos das instituições

Muitas universidades disponibilizam um número restrito de vagas para transferências. Por isso, é mais do que importante ficar de olho nos editais e acompanhar os seus andamentos. Mesmo não necessitando realizar outro vestibular, ainda assim há muita concorrência pelas vagas, o que significa que o estudante precisa correr para conseguir toda a documentação a tempo.

Saiba que nunca é tarde para mudar de universidade

Não existe hora certa para fazer uma transferência de universidade. E não há fórmula que determine qual a melhor opção a ser tomada. Assim, somente o próprio estudante pode dizer se ele sente que vale a pena continuar no curso em que está ou não.

Mais do que obter um diploma de ensino superior, ele deve preocupar-se também com a qualidade de vida durante esse período. Isso influencia muito em como ele próprio vai enxergar a sua futura profissão.

Se depois de refletir bastante, você ainda tem dúvidas de como funciona a transferência de universidade, entre em contato conosco para esclarecer todas as suas questões!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário