trabalho-voluntario-online-saiba-como-ajudar-sem-sair-de-casa.jpeg

Você é daqueles que sempre que vê alguma propaganda na TV sobre trabalho voluntário fica com aquela enorme dor na consciência por querer ajudar, mesmo sem nunca conseguir encontrar o tempo necessário para a ação social? Pois se esse é seu caso, agora não há mais desculpas!

No mundo cada vez mais digital, a disseminação do home office chegou também às Organizações Não Governamentais (ONGs) e atualmente até a ONU tem vagas reservadas para trabalho voluntário online!

Você saberá aqui algumas das mais sérias organizações que precisam da sua ajuda, ainda que atuando atrás de sua telinha! Confira:

Por que as ONGs precisam do trabalho voluntário online?

Imagine que a Unesco organize uma grande campanha para reduzir o índice de contaminação por HIV no Congo. Não basta apenas enviar centenas de médicos, enfermeiros e psicólogos a campo. Uma campanha envolve a elaboração de um plano de ação, criação de folders, desenvolvimento de vídeos educativos, levantamento de pesquisas que mostrem a evolução dos casos ao longo dos anos, entre muitas outras tarefas.

Todo esse background pode ser providenciado por você, aí mesmo onde você está! E certamente a sua atitude será base para a consolidação do sucesso da missão em solo congolês. Compreendeu onde entra o trabalho voluntário virtual no êxito da operação?

Quais as atividades mais requisitadas no trabalho a distância?

Você quer estudar Letras? Publicidade/Marketing? Direito? Contabilidade? Pois tenha a certeza de que essa é uma ótima oportunidade para já adquirir experiência na área, antes mesmo de seu ingresso no curso de graduação.

Algumas das atividades mais requisitadas no trabalho voluntário pela internet:

  • Tradução de documentos;
  • Elaboração de peças publicitárias;
  • Consultoria em saúde;
  • Consultoria jurídica;
  • Desenvolvimento de softwares para prestação de serviços públicos (que ajudem na reorganização estrutural de países devastados por guerras, epidemias ou conflitos étnicos);
  • Orientação e acompanhamento psicológico online;
  • Elaboração de pesquisas, planejamento ou coordenação estratégica das ações a serem desenvolvidas pelas equipes de campo;
  • Aulas virtuais a crianças carentes, oriundas de regiões sem estrutura escolar;
  • Produção de conteúdo;
  • Controle e/ou consultoria financeira;
  • Além do já conhecido ciberativismo!

Voluntariado virtual: o jeito mais inteligente de adquirir experiência e enriquecer seu currículo!

Se você está nos primeiros anos da faculdade ou ainda na fase de estudar para o vestibular, certamente já deve ter percebido o quão doloroso é o paradoxo do mercado: se por um lado, as empresas exigem experiência dos candidatos, por outro, ninguém quer dar oportunidade para ninguém!

Nesse cenário, como “turbinar” seu CV e ir a uma entrevista com know-how mais aprofundado? A resposta para essa questão está, obviamente, no tema deste post: ação voluntária (ainda que pela Internet)!

Para começo de conversa, as empresas dão preferência aos candidatos que já realizaram trabalho voluntário e isso por si só já faz você sair na frente da concorrência! Ter desenvolvido esse tipo de ação mostra:

  • Sensibilidade e respeito ao próximo;
  • Espírito solidário;
  • Sociabilidade;
  • Postura proativa diante do mundo;
  • Autonomia e liderança.

Bom, só esses detalhes já seriam motivos suficientes para que você pensasse em realizar um trabalho voluntário online. Mas o pulo do gato aqui é que as ONGs não exigem experiência para a realização de inúmeras atividades, o que seria a solução para você “empoderar” seu currículo antes de sair ao mercado de trabalho!

Enquanto seus colegas de dinâmica de grupo chegarão com o CV quase vazio, você já terá tido uma riquíssima experiência laboral em prol de uma causa mais do que nobre! Eis aí uma dica fundamental a quem está começando a carreira e almeja ser contratado por uma grande empresa!

Mas em quais organizações você pode trabalhar? Vamos a elas:

Organização das Nações Unidas (ONU)

Vamos começar com a mais importante de todas! A Organização da Nações Unidas possui um programa de voluntários chamado UNV (The United Nations Volunteers), o qual conta hoje com mais de 7 mil vidas que ajudam a transformar o mundo com suas habilidades, competências e amor ao próximo. A maioria dos voluntários atua em campo, em países que sofrem com a fome generalizada, que tentam se reconstruir após guerras ou que precisam combater epidemias avassaladoras. Mas a questão é que aqui o trabalho voluntário online é mais do que bem-vindo!

O Online Volunteering é uma página da ONU que coloca pessoas do mundo todo em contato com grupos que atuam in loco, para auxílio com criação de conteúdo na web, consultorias diversas, elaboração de campanhas publicitárias, entre muitas outras ações. Já pensou ter em seu currículo um trabalho para a ONU?

Voluntários Online

Como eles mesmos dizem,

“Se você procura uma causa social para agir, você está no lugar certo!”

O Voluntários Online estimula pessoas e organizações a utilizarem o poder das tecnologias e o comportamento inovador para contribuir na solução dos mais graves problemas da nossa sociedade. Trata-se de uma espécie de “classificados para voluntariado”, com anúncios de vagas em todo o país.

As ações encabeçadas pelo site (fundado em 2008) incluem inovações nas áreas de:

  • Meio ambiente;
  • Saúde;
  • Economia local e empreendedorismo;
  • Cidadania e engajamento social;
  • Habitação;
  • Cultura e entretenimento;
  • Educação;
  • Entre outras.

Busca Voluntária

Mais um portal que tem o objetivo de cruzar oportunidades de trabalho voluntário online e presencial com a imensidão de brasileiros que querem mudar o mundo por meio de ações efetivas. O site tem um campo de buscas que permite que você digite o que quer fazer e filtre as oportunidades por estado e categoria (assistência social, educação, saúde, etc.).

Médicos sem Fronteiras

Assim como a ONU, outra oportunidade de ouro de elevar o nível de seu currículo trabalhando em uma organização de amplitude mundial e imensa credibilidade na solução de crises humanitárias. Além de auxiliar com doações, o site do Médico sem Fronteiras permite que você se cadastre para auxiliar em ações de divulgação e criação de campanhas.

Dream’NGO

A Dream’NGO presta consultoria e treinamento em marketing digital para ONGs. Mais uma opção interessante para quem pensa em cursar Propaganda & Marketing na faculdade!

E aí, já escolheu qual trabalho voluntário online pretende fazer? Então, antes de tudo, curta nossa página nas redes sociais e receba automaticamente em sua timeline as mais importantes dicas sobre mercado de trabalho e universo acadêmico! Sucesso e até a próxima!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário