Depositphotos_40089743_m-2015_1.jpg.jpeg

A profissão de tecnólogo em processos gerenciais foi reconhecida pelo Conselho Federal de Administração em 2009 e, atualmente, diversas instituições de ensino superior do país já possuem o curso em sua grade. Porém, por ser uma profissão relativamente nova no mercado, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que um profissional formado em Tecnologia em Processos Gerenciais faz, qual a sua área de atuação e como anda o mercado de trabalho.

Você é uma dessas pessoas? Não tem certeza se vale a pena escolher essa carreira e deseja conhecer mais sobre ela? Então, confira 5 razões para escolher o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais:

Você será um profissional requisitado e qualificado em menos tempo

Apesar de serem considerados, sim, uma formação de nível superior — isto é, com direito a diploma devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) —, os cursos que formam tecnólogos têm, na maioria das vezes, menor duração (2 a 3 anos) do que as licenciaturas e os bacharelados. Isso porque essa modalidade de graduação é voltada para o lado mais prático de cada profissão, com um menor enfoque acadêmico.

Ao se tornar um tecnólogo em Processos Gerenciais, você será um especialista em Gestão e Negócios, dominando o lado prático e aplicado de ambos os conceitos. O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais é focado, de maneira geral, no ensino do planejamento, da avaliação e do gerenciamento de pessoas e de processos dentro de empresas. Essas empresas podem ser públicas, privadas ou do terceiro setor e atuar nos mais diversos ramos e segmentos do mercado.

É criativo e tem espírito empreendedor? Esse é o seu curso

Algumas pessoas têm dificuldades em se encaixar no modelo engessado de ensino de alguns cursos superiores por serem muito criativas ou multitarefa, por exemplo. Se esse é o seu caso, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais foi feito para você!

Devido às novas exigências do mercado, bem como as mudanças das relações de trabalho que estamos presenciando atualmente — principalmente em função da chegada da Geração Y à idade adulta —, o perfil de profissional especializado em gestão e negócios também mudou. Agora, é necessário que o aluno e, principalmente, o profissional formado nessa área, possua uma ampla capacidade de visão sistêmica e multidisciplinar, e que tenha espírito inovador e empreendedor.

Por isso, se você está buscando um curso no qual possa exercer sua capacidade de inovar, pensar “fora da caixa” e buscar soluções alternativas para problemas organizacionais, não hesite em escolher Tecnologia em Processos Gerenciais. Suas chances de sucesso são grandes!

A área de atuação é incrivelmente ampla

Outro ponto a favor do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais é a imensa gama de possibilidades de áreas de atuação. O profissional formado poderá:

  • atuar em empresas de pequeno e médio portes;

  • prestar concursos públicos, trabalhando em empresas governamentais;

  • e também desenvolver suas atividades profissionais em empresas do terceiro setor.

Como o curso é voltado para a “vida real” das organizações, as áreas específicas das empresas na quais você poderá atuar, são todas aquelas relacionadas à gestão do negócio. Da área comercial, passando pela logística, pelo marketing e pelos recursos humanos, financeiros e mercadológicos.

Além disso, em função da formação empreendedora que esse curso oferece, você sairá prontinho para empreender e abrir o seu próprio negócio, se assim desejar. Muitas possibilidades, não é mesmo?

O mercado de trabalho está super aquecido

Como citamos no item anterior, as mudanças no mercado estão fazendo com que muitas empresas repensem seus modelos de atuação. É necessário, mais do que nunca, inovar para poder competir e manter a sustentabilidade do negócio. E, justamente por isso, o mercado de trabalho está super favorável e aquecido para os tecnólogos em Processos Gerenciais.

Com uma visão prática e efetiva desse novo cenário, os profissionais da área possuem as competências essenciais para garantir a vantagem competitiva das companhias. Assim, os recém-formados no curso são muito buscados por empresas dos mais diversos setores, sendo rapidamente absorvidos pelo mercado.

Além disso, durante o curso, você terá grandes oportunidades de estagiar e conhecer mais a fundo sua futura área de atuação. As empresas que contratam estagiários de Processos Gerenciais costumam, com grande frequência, efetivá-los após o término de sua graduação. Ou seja, você, caso se esforce e se destaque, possui grandes chances de já sair da graduação empregado! Já imaginou?

Você pode cursar em EAD

Por fim, encerrando as 5 ótimas razões para cursar Tecnologia em Processos Gerenciais, destacamos o fato de que existem instituições de ensino que ofertam esse curso na modalidade de Ensino à Distância (EAD). Isso mesmo!

Além de terminar uma graduação super completa e útil em apenas 2 anos, você pode fazer isso a distância, sem gastar com deslocamentos até a faculdade, e podendo estudar os conteúdos na hora que for mais cômodo para você! Os cursos em EAD — quando devidamente reconhecidos pelo MEC — disponibilizam videoaulas com professores experientes no assunto, e material didático de altíssima qualidade.

E se você ficar com dúvidas? Não se preocupe, pois existem tutores e professores à sua disposição para resolver qualquer questão que possa surgir. Por fim, o ambiente interativo das plataformas EAD, com fóruns, chats de discussão e recursos multimídia, torna o aprendizado muito mais prazeroso e prático.

E tudo isso com um custo de mensalidade significativamente menor do que os cobrados em faculdades presenciais. Algumas instituições, inclusive, possuem programas de bolsas de estudo para alunos carentes ou são cadastradas em programas federais de financiamento estudantil, como o Prouni. Ou seja, se falta de tempo e grana são as suas principais desculpas para não se matricular em um curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, saiba que agora você não tem mais argumentos.

Agora você já sabe que tem boas razões para escolher o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, não é mesmo? Que tal então descobrir como impulsionar a carreira com um curso a distância?

Baixe agora mesmo nosso e-book gratuito “Como impulsionar a carreira com um curso a distância”! Aproveite e dê uma olhadinha nas oportunidades oferecidas pela Una Virtual!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário