qual-o-papel-do-professor-em-um-curso-a-distancia.jpeg

Para muitos alunos de EAD ou pessoas que estão considerando participar dessa modalidade de ensino, o papel do professor em um curso a distância ainda é pouco claro. Afinal, quais seriam as limitações de uma relação entre professor e aluno intermediada pela internet? Ainda há a possibilidade de tirar dúvidas? O professor está sempre disponível?

Para esclarecer melhor essas funções desempenhadas pelos professores desses cursos, separamos as principais atribuições docentes nessa modalidade de ensino. Confira:

Disponibilidade do professor e flexibilidade para o aluno

A estrutura dos cursos de ensino a distância tem a vantagem de permitir maior flexibilidade para o aluno, já que ele faz seus próprios horários, seja para a realização de exercícios e sessões de revisão, seja para assistir às aulas.

Em vez de um horário e uma rotina rígidos toda semana, essa organização do ensino possibilita que alunos se organizem de acordo com suas possibilidades, conciliando trabalho, afazeres domésticos e outras obrigações que venham a ter. Em contrapartida, os professores estão à disposição dos alunos para a resolução de dúvidas, monitorias e outros tipos de assistência ao processo de aprendizado.

Professor em EAD também tira dúvidas

Além de aulas virtuais, o professor de cursos EAD também estará disponível para tirar dúvidas dos alunos. Essa é uma constante em todas as palataformas desses cursos, já que a estrutura não presencial exige do professor essa disponibilidade em função do aluno.

Como não é possível tirar dúvidas durante a aula como nos cursos presenciais, as plataformas desses cursos permitem que o aluno envie mensagens e e-mails aos professores com todas as dúvidas levantadas.

Isso é considerado por muitas pessoas uma vantagem, já que as respostas dos professores são mais elaboradas, escritas com cuidado e especialmente voltadas para permitir uma compreensão completa do tema tratado em aula. Em sala de aula, devido às limitações do tempo e curriculares, nem sempre é possível dar uma resposta completa aos alunos.

Além disso, muitos estudantes se sentem constrangidos de fazer perguntas durante a aula, o que não acontece nos cursos a distância. Você pode perguntar o que quiser, quando quiser.

Orientação no desenvolvimento de monografias e trabalhos de conclusão de curso

Uma parte importante de cursos de graduação e especialização hoje em dia são os trabalhos de conclusão de curso, que podem ser monografias ou trabalhos práticos, a depender da área de estudos escolhida.

Nesses casos, o processo de orientação do professor ao aluno também ocorre normalmente por meio de plataformas de ensino a distância. Os trabalhos são acompanhados desde o projeto de elaboração até seu desenvolvimento e conclusão. Não há qualquer impedimento em termos de atendimento ao aluno, sugestão de bibliografia, críticas, resolução de dúvidas, correções e finalização do trabalho. O professor também estará à disposição do aluno nessa tarefa.

Atualização constante de informações

Ainda que as aulas venham a ser gravadas (para que o aluno possa assistir a qualquer momento que achar mais conveniente), isso não significa que as aulas serão desatualizadas. Pelo contrário: o professor de EAD tem o compromisso de realizar atualizações em suas disciplinas e conteúdos programáticos sempre que houver necessidade para tanto. Isso é muito comum, por exemplo, no Direito, já que novas leis e decretos alteram o sistema jurídico vigente com frequência.

Professor como mediador do acesso ao conhecimento

Nesses cursos, o aluno também tem mais autonomia para buscar o conhecimento por meio de outras plataformas de pesquisa e fontes de informação. Nesse processo, o professor atua como mediador do acesso a essas informações, sugerindo novas bibliografias aos alunos, disponibilizando materiais e solucionando eventuais dificuldades que surgem nessas pesquisas.

Utilização da tecnologia em favor do aprendizado

A própria sistemática do ensino a distância está diretamente relacionada à tecnologia: transmissão on-line de aulas, disponibilização de espaços virtuais para debate e acesso a materiais didáticos, entre outros aspectos. Por que não utilizar esses e outros recursos tecnológicos no processo de ensino?

Essa é uma das funções do professor nesses cursos, que faz uso das mais variadas ferramentas para facilitar a compreensão pelo aluno: recursos audiovisuais, apresentações em slides, apostilas, e-mails, sites de busca, aplicativos que ajudam nos estudos etc.

Desenvolvimento de conteúdo pedagógico

O professor de EAD também tem a função de desenvolver o conteúdo pedagógico do curso a ser ministrado. Entre outras coisas, isso significa que cada disciplina é única e especialmente desenvolvida para um contexto de ensino a distância, com estratégias de ensino e formas únicas de apresentação do conteúdo programático.

Estímulo ao debate em fóruns

Muitos desses cursos possuem fóruns de discussão para que ocorra a interação entre estudantes de uma mesma disciplina. Os professores têm a função de estimular o debate nessas plataformas e monitorá-lo para que os alunos desenvolvam um pensamento crítico sobre a matéria, cheguem a novas conclusões, aprendam a argumentar suas opiniões, entre outras habilidades tão essenciais ao processo de aprendizado hoje em dia.

Avaliação crítica e inovadora

Por falar em pensamento crítico, as formas de avaliação dos alunos também se multiplicam nas plataformas de cursos a distância. Em vez de provas e trabalhos em seus formatos tradicionais, é possível que o professor crie novos meios de avaliação de seus alunos.

Seja por meio de autoavaliação, da observação da participação de alunos em fóruns de discussão ou do desempenho em trabalhos individuais, todas essas categorias são formas de o professor fazer uma avaliação mais completa e abrangente do desenvolvimento dos alunos de EAD.

Estratégias dinâmicas de ensino

Assim como as gerações mais novas têm se acostumado a formas inovadoras de aprendizado, os professores também estão se adaptando a essa nova realidade proporcionada pela internet e pelas novas tecnologias.

Hoje em dia, as estratégias de ensino são mais dinâmicas e participativas, especialmente nesses tipos de cursos. Se engana quem acredita que essa modalidade de ensino consiste apenas em videoaulas. Em muitos cursos, a interação entre professor e aluno costuma ser inclusive maior, proporcionando um aprendizado mais completo e de melhor qualidade.

Agora que você já conhece o papel do professor em um curso a distância, ficou mais fácil entender o porquê de muitas pessoas optarem por essa modalidade de ensino hoje em dia. Quer acompanhar outros posts como este? Então assine a nossa newsletter! Conheça também os processos da Una Virtual!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário