Qual_a_atuação_de_um_pedagogo_dentro_de_uma_escola.jpg.jpeg

Antes de saber qual é a atuação de um pedagogo dentro da escola, é bom relembrar o que é pedagogia. Em uma definição mais geral, pode-se dizer que pedagogia é a arte e a ciência de ensinar. Como não há uma abordagem única e universal que atenda a todas as situações de ensino, os educadores precisam de um leque de diferentes estratégias usadas em diferentes combinações e com diferentes grupos de estudantes para que o processo de aprendizagem seja efetivo.

Algumas estratégias são mais apropriadas para desenvolver determinadas competências e campos de conhecimento, enquanto outras serão mais adequadas para estudantes com necessidades especiais, estilo de aprendizagem e habilidades diferentes.

Então, para que os melhores resultados sejam alcançados em um contexto de ensino-aprendizagem, a pedagogia se encarrega do “como fazer”. Um pedagogo deve exercitar, constantemente, o pensamento crítico em relação ao processo de ensino-aprendizagem, para desenvolver e rever estratégias de atuação.

Agora sim: qual a atuação de um pedagogo dentro de uma escola? Leia o nosso post de hoje e descubra.

O curso superior de pedagogia

Apesar das variações nos nomes das disciplinas de acordo com as diferentes universidades, um curso superior de Pedagogia busca desenvolver certas competências que são comuns a todas as grades curriculares. Assim, o curso de graduação deve oferecer, além da teoria pedagógica, disciplinas como Sociologia, Psicologia, Filosofia, Didática e estratégias de ensino para estudantes com necessidades especiais.

O profissional graduado em pedagogia estará apto para planejar, gerir, executar, acompanhar e avaliar o resultado de atividades envolvidas no processo de ensino-aprendizagem em contextos escolares e não escolares, além de atuar em sala de aula. As grades curriculares modernas das boas universidades buscam aliar conhecimentos em ciências humanas, sociais, da natureza e do pensamento nas situações de ensino-aprendizagem, e assim formar especialistas em educação.

E qual será a atuação de um pedagogo dentro e fora de uma escola?    

Como um pedagogo atua

O profissional graduado em pedagogia vai trabalhar com processos pedagógicos, ou seja, práticas a serem adotadas em situações de ensino-aprendizagem. O curso de pedagogia vai preparar o profissional para trabalhar no campo educacional como professor ou em conjunto com professores, desenvolvendo métodos e sistemas pedagógicos, operacionalizando projetos e identificando dificuldades individuais dos estudantes. Diferentes práticas didáticas precisam ser adotadas em casos especiais, e tudo isso precisa ser feito obedecendo a legislação que regulamenta o sistema educacional brasileiro.

O que o pedagogo faz dentro da escola

O campo de atuação de um pedagogo é bem vasto. Veja, abaixo, exemplos do trabalho conduzido por um profissional formado em pedagogia dentro de uma escola:

  • Desenvolver projetos educacionais para contribuir com a formação dos educadores;

  • Atuar em posição de coordenação e supervisão do corpo docente;

  • Atuar na qualificação de equipes envolvidas nos processos de ensino;

  • Atuar no planejamento, implementação, coordenação de projetos;

  • Acompanhar e avaliar a qualidade dos resultados obtidos;

  • Identificar e adotar medidas para sanar as falhas dos processos;

  • Atuar no suporte aos professores, estimulando a criatividade no ensino do conteúdo e implementando técnicas e estratégias de estudo;

  • Atuar na coordenação de reformas curriculares;

  • Organizar o calendário letivo, quadro de horário do corpo docente, promoção de atividades culturais etc.;

  • Organizar e coordenar conselhos de classe e reuniões pedagógicas com os pais;

  • Atuar como orientador dos estudantes durante o processo de aprendizagem, adotando métodos adequados a cada caso;

  • Oferecer orientação vocacional aos estudantes, no importante momento da decisão sobre seu futuro profissional;

  • Buscar e estimular a integração da comunidade e das famílias com a escola;

  • Buscar e estimular a inovação de métodos de ensino.

A atuação do pedagogo como professor

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, datada de 1996, deu abertura para que o pedagogo estendesse seu trabalho para as salas de aula. Atualmente, a atuação do pedagogo em âmbito escolar também engloba o papel de professor de ensino infantil (pré-escolar) e das primeiras 5 séries do ensino fundamental.

As diretrizes para os planos de carreira e a remuneração para os profissionais de ensino em escolas públicas dos estados, Distrito Federal e dos municípios são fixadas pelo Conselho Nacional da Educação.

Outro importante campo de atuação do profissional formado em pedagogia é no atendimento a estudantes com necessidades especiais. Assim, o pedagogo deverá estar preparado para ensinar alunos com limitação de aprendizado e que exijam métodos, material didático e estratégias especiais, como em casos de deficiência visual, surdez, autismo, dislexia e outros dificultadores.

O trabalho do pedagogo fora das escolas

Assim como as situações de ensino-aprendizagem não se limitam ao ambiente escolar, a atuação do pedagogo também se estende a outros ambientes.

Na área corporativa, o trabalho do pedagogo é importante na gestão de pessoas. Atuando com recursos humanos, ele cuida da qualificação de pessoal, organizando treinamentos, workshops e eventos empresariais visando o desenvolvimento dos colaboradores para alcançar os objetivos almejados pela empresa. A coordenação de equipes multidisciplinares para a condução de projetos também é parte do trabalho do pedagogo.

A Pedagogia Hospitalar se encarrega da propiciar a continuidade da educação dos pequeninos pacientes que se afastam da escola em períodos longos de tratamento hospitalar. O pedagogo trabalha no desenvolvimento de métodos de ensino especiais e material didático lúdico adequados para atender às limitações dos pacientes, sejam motoras ou sensoriais. Dessa forma, ao mesmo tempo em que evita a interrupção dos estudos, o trabalho do pedagogo tem efeito terapêutico na recuperação de jovens estudantes. A atuação da Pedagogia Hospitalar também possibilita atendimento domiciliar a crianças e adolescentes impedidos de ir à escola por algum motivo.

Outro campo de atuação para o pedagogo é o de assessoria pedagógica a serviços de comunicação e na condução de eventos culturais, além das ONGs e programas públicos de saúde, na educação para o trânsito e no incentivo à preservação do meio ambiente.

Até mesmo as indústrias de brinquedos educativos e da produção de material pedagógico abrem um ótimo espaço para a atuação do pedagogo. Livros didáticos, jogos, ferramentas e brinquedos para facilitar o aprendizado também fazem parte do universo de possibilidades de trabalho para um pedagogo.

O crescimento da procura por cursos a distância (EAD) tem provocado demanda crescente por profissionais de pedagogia especialistas nessa área, uma vez que os cursos e materiais didáticos pedem formatos específicos. Atualmente, esse é um campo bastante promissor para o pedagogo.

Gostou de saber mais sobre o trabalho do pedagogo na escola e fora dela? Então continue a visita em nosso blog, com artigos úteis sobre ensino e mercado de trabalho. Leia o post “Diplomas são garantia de uma promoção no trabalho?”.

 
 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário