por-que-estudar-ouvindo-musica-pode-ser-uma-boa-ideia.jpeg

Com a chegada da semana de provas, a primeira ação é se trancar no quarto e começar a rever tudo o que tem sido passado pelos professores.

Durante as longas sessões de estudo, as horas podem parecer cada vez mais cansativas. Mas e se houvesse uma prática mais benéfica e produtiva de exercer essa tarefa em vez de passar tanto tempo no silêncio de seu quarto?

Você já deve ter escutado que estudar ouvindo música atrapalha a sua concentração. Porém, nos dias de hoje, pais e professores estão incentivando os estudantes a sintonizar suas playlists nessa hora.

Estudos têm mostrado que a música produz vários efeitos positivos no corpo e no cérebro das pessoas. Quer saber quais são e como isso poderá te ajudar com seus estudos? Acompanhe:

Reduz o estresse do estudante

No meio de um semestre agitado, o nervosismo dos alunos pode ser bem alto. Esta é a razão perfeita para rever suas interações com a música, afinal, está comprovado que ela ajuda a reduzir o estresse.

A Universidade de Maryland Medical Center revela que ouvir música suave pode diminuir a pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de ansiedade em pacientes com problemas de coração, já que ela “é um redutor de estresse eficaz em indivíduos saudáveis ​​e em pessoas com saúde instável”.

Esta declaração revela o poderoso efeito que canções podem ter sobre o corpo humano. Assim, você pode usar o poder que a música tem a seu favor.

Controla a ansiedade antes da prova

A ansiedade pode se tornar um bloqueio paralisante entre os alunos e sua concentração. Como vencer essa barreira?

Vamos imaginar que lhe foi oferecida uma massagem grátis e relaxante durante cada sessão de estudo, por toda a duração de seus anos de faculdade. Você então poderia sentir seus níveis de ansiedade e tensão mais baixos enquanto revisasse o conteúdo de suas provas, certo?

Embora isso possa ser algo intangível para um típico estudante, o resultado dessa situação hipotética está totalmente disponível para alunos de todo o mundo.

Acredite ou não, ouvir batidas musicais calmas pode mudar a velocidade de suas ondas cerebrais e produzir uma atividade totalmente nova, criando um cenário mental semelhante ao de quando uma pessoa está relaxando, meditando ou até mesmo sendo massageada.

Ou seja, se você não apenas estudar ouvindo música, mas também desfrutar de algumas boas canções antes de ir até a bibliotea ou abrir os livros em casa, vai se sentir relaxado, à vontade, e pronto para dominar todos os capítulos que precisa.

Estudar ouvindo música melhora o seu desempenho

Escutar música durante o tempo de estudo não é só relaxante, como pode melhorar a capacidade de absorção de conteúdo do aluno. Porém, para atingir um resultado eficaz, é preciso selecionar o seu estilo.

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto Politécnico Rensselaer descobriu recentemente que, adicionar um elemento natural ao som (como cantos de pássaros ou som de chuva, por exemplo) poderia melhorar o foco de trabalhadores.

Isso porque as músicas com sons da natureza conseguem aumentar o funcionamento cognitivo, otimizando a capacidade de concentração e aumentando a satisfação geral dos seus ouvintes.

Músicas clássicas, por outro lado, podem ajudar a manter o ritmo de estudos por mais tempo e a reter mais informações.

Torna as mentes felizes e saudáveis

Talvez uma das razões mais fundamentais para estudar ouvindo música é porque, como você já sabe, esta atividade prazerosa é também uma grande ajuda para melhorar o desempenho cognitivo. Basicamente, a música ajuda a sua função cerebral.

Para saber se a música vai melhorar ou não a sua absorção de informações, isso dependerá se ela ajuda no estado emocional da pessoa. Dois estudos publicados no Journal of Positive Psychology provam que as melodias exercem influência nas emoções e podem até ser aliadas para combater a tristeza.

Se você quer melhorar o desempenho do seu cérebro enquanto estuda, as evidências mostram que você deve, primeiramente, melhorar o seu estado emocional, ouvindo as músicas que você gosta.

A música interliga memória e emoções

Vários estudos nos últimos anos construiram uma ponte mental entre música, memória e emoção. Para sustentar esses resultados, Petr Janata conduziu pesquisas para provar que a música, a memória e a emoção estão realmente ligadas.

Durante seu segundo estudo, Janata levou voluntários para uma ressonância magnética funcional (fMRI), ao som de canções populares de suas infâncias e adolescências.

Enquanto isso, os alunos respondiam perguntas sobre a melodia, incluindo se ela era familiar ou não, o quão agradável ela era e se ela estava associada a qualquer incidente, episódio ou memória particular.

Os resultados do mapeamento cerebral mostraram uma associação entre a música, a memória e as emoções.

Esta evidência suporta a teoria de que estudar ouvindo música é uma prática benéfica, pois cria laços entre a matéria e o estudante.

Prende mais a atenção nos estudos

Em vez de distrair os estudantes universitários, um estudo da universidade de Stanford descobriu que a música auxilia o cérebro a prestar mais atenção.

Para isso, pesquisadores utilizaram composições musicais de 1800 em sua pesquisa. Eles acreditam que essa escolha foi influente no processamento cerebral, revelando que “o objetivo do estudo foi analisar como o cérebro classifica os eventos, mas a pesquisa também revelou que as técnicas musicais usadas pelos compositores há 200 anos ajudam o cérebro a organizar as informações recebidas”.

Ou seja, Mozart, Bach e Beethoven podem ajudar os alunos a categorizar informações, o que é um bem muito influente para os estudos.

Compreendemos agora que a música e a memória estão fortemente ligadas ao cérebro. Tudo o que estudou, no entanto, pode fazer você ficar exausto! Você fecha os livros, deita em sua cama, mas sua mente ainda está agitada por causa de toda a informação que você adquiriu.

Não consegue dormir? Bem, a música também pode ajudá-lo a relaxar e fechar a noite após muito trabalho duro.

Gostou do nosso post? Acha que seus amigos também gostariam de conhecer os benefícios de estudar ouvindo música? Que tal então compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais e ajudar a disseminar essas informações?

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário