o-que-fazer-quando-atrasar-a-mensalidade-da-faculdade.jpeg

Passar no vestibular é o primeiro dos muitos desafios que estarão presentes diariamente na vida dos universitários. Afinal, com a tão esperada entrada na faculdade vem a preocupação com os trabalhos, provas, e muitas outras questões que envolvem o dia a dia do estudante.

Dentre elas está a própria preocupação financeira, já que são muitos os universitários que bancam do próprio bolso a mensalidade da faculdade. E carregar esse peso ao longo do curso não é fácil; muitas vezes, o estudante pode acabar se atrapalhando no percurso e ficando inadimplente.

De fato, os motivos que levam os universitários a ficarem sem pagar a mensalidade da faculdade são diversos, desde o desemprego a problemas familiares. Então, como resolver essa situação e conseguir chegar ao final da sua trajetória acadêmica? É o que veremos neste post! Confira:

Atrasei a mensalidade da faculdade, o que fazer?

O primeiro passo é manter a tranquilidade e não se desesperar, afinal, isso não resolverá o problema. Pelo contrário: te causará um mal-estar ainda maior, podendo prejudicar o seu desempenho acadêmico. E ninguém quer isso, quer?

A seguir, separamos algumas dicas que podem facilitar a sua vida na hora de resolver o seu problema financeiro, além de te ajudar a negociar com a faculdade as melhores formas de pagamento das mensalidades atrasadas. Veja só:

1. Antes de negociar, saiba quanto você pode pagar

Procure estudar o seu orçamento antes mesmo de procurar a faculdade. Assim, você saberá quanto consegue pagar por mês e em quanto tempo quitará a sua dívida. Até porque, é preciso estar preparado para negociar quando chegar a hora.

2. Procure manter um diálogo com a faculdade

Antes mesmo de o semestre acabar, procure a secretária para esclarecer as suas dúvidas e verificar a sua situação financeira. Isso evitará futuros transtornos e não deixará nada para a última hora, te permitindo programar-se melhor para conseguir quitar a dívida o mais rápido possível.

De toda forma, seja por meio do seu coordenador ou do atendimento ao aluno, mantenha sempre um canal de diálogo aberto com a faculdade. Dessa forma, você transmite segurança para a instituição de ensino, o que poderá colaborar para um processo de negociação tranquilo e sem dificuldades.

3. Saiba quais são as opções de pagamento

As faculdades particulares possuem programas de financiamento e parcelamento de mensalidades que podem te ajudar a sanar suas dívidas. Então, consulte quais são as opções disponíveis para que você possa optar pela que se adequar melhor ao seu contexto.

E lembre-se de se atentar para todas as condições do pagamento, como o prazo para quitar a dívida e, principalmente os juros que serão cobrados. Esses são os piores inimigos do inadimplente, já que, muitas vezes, o valor da dívida pode dobrar em função das taxas cobradas.

Também vale ressaltar que a legislação proíbe as instituições de ensino superior de cobrar juros superiores a 12%. Por tanto, tome cuidado com esses detalhes antes de fechar qualquer acordo que possa ser prejudicial para você.

Se necessário, procure a ajuda de um profissional antes mesmo de fechar o acordo. Ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a optar pela melhor alternativa de pagamento.

O que fazer quando não consegui um acordo?

O importante é que faculdade e aluno entrem em consenso, garantindo que ambos fiquem satisfeitos. Caso isso não aconteça, a instituição pode negar a rematrícula do estudante, até que ele consiga fazer o pagamento das mensalidades atrasadas. Essa é, ailás, a única sanção permitida por lei nesses casos.

O aluno também tem o direito de trancar o curso até conseguir se estabelecer financeiramente por um período indeterminado.

Quanto a isso, a solicitação deve partir do aluno, e só poderá ser feito ao final do semestre letivo. Mas lembre-se sempre de formalizar a situação perante a faculdade, para que não aconteça nenhum mal entendido.

Outra opção é recorrer às opções de bolsas e financiamentos disponíveis no mercado. São diversos os programas criados por instituições privadas e pelo Governo, com o objetivo de beneficiar estudantes que não têm condições de pagar a faculdade.

Dentre eles, podemos citar o ProUni e FIES, ambos programas do Governo Federal que auxiliam estudantes de todo o país a concluir o ensino superior. Por isso, vale a pena procurar saber quais são os programas de financiamento e bolsas que são parceiros da sua faculdade.

Inclusive, essa pode ser uma ótima alternativa para quem não quer perder tempo e continuar estudando regularmente. Algumas universidades possuem até os seus próprios sistemas de bolsas, que beneficiam alunos com um bom desempenho acadêmico.

Como faço para evitar o atraso de mensalidades?

É claro que o melhor remédio para isso tudo é evitar atrasar a mensalidade da faculdade. O que pode parecer difícil em várias situações, mas não é impossível. Algumas mudanças de hábitos financeiros e uma boa organização já podem garantir que você se mantenha em dia com a faculdade.

Para isso, coloque todas as suas despesas no papel e as separe em duas categorias: importantes e descartáveis. Aquelas que estiverem na segunda poderão ser cortadas dos seus gastos, garantindo um dinheiro a mais no final do mês que poderá te tirar o aperto.

Programe também o pagamento das mensalidades da faculdade todo mês, e coloque um lembrete em um local visível. Assim, você não se esquecerá desse compromisso financeiro, e evitará cair na tentação de gastar mais do que pode.

Por fim, procure ajuda sempre que for necessário! Afinal, não podemos carregar todo o peso do mundo nos ombros, não é mesmo?

Quando a situação apertar, procure pessoas próximas ou familiares e lhes explique a sua situação. Isso poderá garantir alguma ajuda por um pequeno período, e você não terá que se prejudicar no futuro.

Enfim, o principal é não desistir! No decorrer da faculdade, sempre existirão alguns desafios, mas é preciso muita persistência para superá-los e alcançar o tão sonhado diploma universitário. Por isso, mantenha em mente o seu objetivo maior e busque alternativas para se manter no caminho certo ao longo da sua jornada!

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre como negociar o pagamento de atrasados da mensalidade da faculdade? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a sair dessa situação!

 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário