O_que_estudar_para_o_vestibular_de_Gestão_de_Recursos_Humanos_1.jpg.jpeg

Se você faz parte da turma que já escolheu a carreira profissional, é bem provável que esteja se preparando para o vestibular. E embora seja uma prova abrangente e com conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, sua estrutura e complexidade podem variar de uma instituição para outra. Por esse motivo, é importante que cada estudante dedique um tempo para conferir as matérias mais relevantes da área e ainda conhecer um pouco da faculdade escolhida.

Para quem pretende fazer faculdade de Gestão de Recursos Humanos, listamos informações importantes sobre o curso e perfil profissional. Veja o que estudar para a prova:

A área de Gestão de Recursos Humanos

A atuação em Gestão de Recursos Humanos está diretamente envolvida com o recrutamento e seleção de pessoal para compor equipes de trabalho em uma determinada empresa ou organização. Considerando as pessoas como recurso mais importante dentro dos ambientes corporativos e empresariais, o profissional dessa área se torna responsável por gerenciar planos de carreira, avaliar e treinar funcionários e também promover ações motivacionais.

O gestor de Recursos Humanos ou gestor de RH é quem identifica a importância de cada pessoa dentro de uma instituição, com a finalidade de acompanhar e desenvolver suas capacidades. Pode atuar em organizações públicas e privadas, em locais que variam desde empresas de médio e grande porte até ONGs e pequenos negócios.

Independentemente do local de atuação, o gestor de RH deve sempre trabalhar de maneira a integrar e facilitar os processos em todos os setores da companhia.

O perfil do profissional

Como o próprio nome da área indica, o profissional de Gestão de Recursos Humanos atua e vive em contato frequente com pessoas. Nesse sentido, precisa ter olhar apurado para visualizar potenciais e identificar habilidades únicas em cada indivíduo. Também deve ter interesse e preocupação com todos os tipos de relações humanas dentro de determinado ambiente de trabalho, usando seus conhecimentos e experiência para motivar e ajudar colaboradores e funcionários em suas funções diárias.

Para colocar suas técnicas em prática e aproveitar o melhor de cada equipe, o profissional de gestão de RH precisa acompanhar o trabalho da empresa, conhecer a fundo seus objetivos e ter capacidade para atender diferentes pessoas. Ciente da variedade de comportamentos que encontrará no ambiente de trabalho, deverá agir sempre com paciência e seriedade, a fim de desenvolver uma comunicação que traga soluções aos conflitos gerados entre as partes envolvidas com a empresa.

O perfil do estudante

Seguindo essa linha, o estudante que pretende cursar Gestão de Recursos Humanos deve ter perfil observador e detalhista, agir com carisma e ter interesse nas relações entre pessoas. Se preocupar com o bem-estar dos outros também é uma característica valorizada nesse tipo de profissão, portanto, é fundamental que o futuro profissional seja aberto ao diálogo e tenha capacidade para interagir com qualquer indivíduo.

O que é abordado no curso

Os cursos para a área de gestão de RH são oferecidos na modalidade de graduação tecnológica e costumam ter duração de 2 a 3 anos. A formação prepara o estudante para gerenciar e auxiliar funcionários e colaboradores dentro de uma empresa, de modo a focar no desenvolvimento profissional dessas pessoas. A maior parte das disciplinas são teóricas, com algumas práticas em laboratório para que o aluno desenvolva as habilidades que serão essenciais na atuação profissional.

Os principais conteúdos abordados no curso estão voltados para áreas de administração de recursos e cargos, treinamentos, seleção, recrutamento, dinâmica de relações interpessoais e relações trabalhistas. Todos esses conhecimentos são dados buscando oferecer ao estudante uma visão abrangente e ao mesmo tempo integrada das vertentes que estão relacionadas com a gestão de pessoas.

Hoje, quem pretende seguir carreira na área de Gestão de Recursos Humanos pode encontrar a graduação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Em um curso EAD, o estudante tem a vantagem de acompanhar os estudos e matérias nos melhores horários, visto que as aulas são disponibilizadas em ambiente virtual 24 horas por dia. Tudo isso com o apoio de materiais elaborados e ministrados por profissionais na forma de vídeos, infográficos, fóruns e acervos.

Os conteúdos importantes para o vestibular

Como todo vestibular tradicional, é fundamental que você se prepare e revise conteúdos gerais que foram abordados ainda no ensino médio. Ainda assim, o domínio de áreas especialmente voltadas ao curso de Gestão de RH pode ser vantajoso em alguma questão específica da prova e facilitar o início dos estudos na graduação.

Após um apanhado geral, você pode procurar por fontes que abordem as áreas de contabilidade, informática, ética e desenvolvimento de recursos humanos. Entender conteúdos da área da psicologia também pode ser um diferencial, visto que a Gestão de RH é uma profissão que tem seu foco nas pessoas e seus comportamentos.

Estude a partir da grade do curso escolhido

O vestibular não espera o preparo de ninguém, por isso, defina o quanto antes a instituição onde vai prestar sua prova. Isso é importante porque permite a você dar uma conferida no corpo da grade curricular do curso e estudar com base nas disciplinas que a compõem.

Hoje, cada graduação volta seu foco em conteúdos específicos, e isso pode fazer toda a diferença na hora de prestar a prova. Fique atento e não perca essa oportunidade de se destacar em uma possível questão do vestibular.

Aqui, você confere as disciplinas que compõem boa parte das grades curriculares dos cursos de Gestão de Recursos Humanos:

  • Ética e Relações Humanas no Trabalho;
  • Psicologia nas Organizações;
  • Treinamento e Desenvolvimento;
  • Empreendedorismo;
  • Educação Corporativa;
  • Remuneração Estratégica;
  • Administração de Cargos e Salários;
  • Direito Empresarial;
  • Processos Gerenciais;
  • Gestão de Conhecimento;
  • Gestão do Clima Organizacional;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Desempenho;
  • Legislação Trabalhista e Previdenciária;
  • Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Técnicas de Seleção e Recrutamento;
  • Técnicas de Negociação;
  • Tecnologias de Gestão.

Conhecendo a base de cada curso de Gestão de Recursos Humanos, você consegue focar melhor seus estudos no que realmente importa e que pode ser um diferencial ao entrar na graduação. Só não se esqueça de conferir os conteúdos gerais e organizar seu tempo diário para chegar tranquilo no dia da prova.

Ficou interessado na área? Aproveite para conhecer o processo seletivo da Una Virtual!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário