manual-do-calouro-o-que-fazer-para-ter-sucesso-na-faculdade.jpeg

Passar no vestibular e ingressar na faculdade é, sem dúvidas, um dos momentos mais importantes da vida de um estudante. Além de ser uma conquista única, é nesse momento que os primeiros passos de uma carreira de sucesso vão ser dados. E é justamente por isso que é tão essencial se sair bem nos primeiros semestres: seu desempenho, a construção de boas relações e o desenvolvimento de um bom método de aprendizado são indispensáveis para o seu sucesso. É um grande desafio, mas você pode tirar de letra! Pensando nisso, preparamos um manual do calouro supercompleto e atualizado.

Nesse material vamos apresentar algumas dicas fundamentais para que você se saia bem em seu primeiro semestre da faculdade. São dicas de comportamento, de organização, estudo e de melhor utilização do seu tempo, para que você consiga aproveitar ao máximo as oportunidades dessa fase tão importante e única.

Prepare-se para a leitura e para um semestre de muitos desafios, aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Vamos lá?

Fique atento ao manual do calouro oficial

Para saber exatamente qual o tipo de comportamento que a faculdade espera de seus novos alunos, é muito importante conhecer o manual do calouro oficial da instituição, que sempre oferece uma série de informações fundamentais para a sua boa experiência em seu primeiro semestre.

Esse documento é disponibilizado na matrícula ou nos primeiros dias de aula e traz desde informações básicas sobre horários e regras de utilização dos espaços comuns (bibliotecas, laboratórios, salas de estudo, etc.) até dados importantes sobre os sistemas de avaliação, posturas desejadas e toda a infraestrutura disponível para os alunos.

Provavelmente vai ser no manual do calouro que você vai ler as primeiras palavras do reitor, conhecer um pouco mais sobre a história da faculdade e entender a fundo quais são os seus próximos passos ali dentro, ou seja, qual será o seu percurso acadêmico e o que você deve fazer para tirar o melhor proveito dele.

Em outras palavras, não tenha dúvidas: leia tudo com atenção, e absorva ao máximo as informações disponíveis ali. Esse documento vai ser de grande ajuda em seus primeiros meses como estudante universitário.

Faça amizade rápido com os veteranos

Pode ter certeza: os veteranos vão ser grandes aliados em seu desenvolvimento acadêmico, posto que já estão mais familiarizados com a experiência e toda a rotina e demandas da faculdade.

Exatamente por isso, é hora de deixar de lado aquela visão de que os veteranos querem sempre se dar bem por conta dos calouros e que não vão perder a oportunidade de fazer brincadeiras ou atrapalhar. É claro que em todo lugar sempre existem pessoas mais imaturas que podem se utilizar de sua posição privilegiada de uma forma negativa, mas eles são exceção.

De forma geral, os veteranos costumam ser bem prestativos e simpáticos, já que também foram calouros um dia. Fazer amizade com eles é uma ótima estratégia, não só porque é sempre bom ter uma boa turma de amigos, mas porque eles podem compartilhar informações interessantes e importantes com você. É a voz da experiência!

Além disso, muitas vezes os veteranos podem emprestar livros, anotações e uma série de outros materiais que vão ajudar bastante na organização dos seus estudos e na otimização do seu aprendizado. Um bom plano é participar ativamente dos eventos organizados pela faculdade ou pelos próprios veteranos: essa costuma ser uma ótima oportunidade para estreitar os laços.

Lembre-se que a faculdade é um período longo e muito importante na sua vida e quanto mais confortável você se sentir, melhor vai se sair!

Participe do trote, mas tenha cuidado!

O trote é um momento muito importante na vida do calouro, pois ele marca a entrada na faculdade. É um momento de comemoração e descontração, quando os veteranos aproveitam para fazer brincadeiras com os alunos novos.

Os trotes mais comuns envolvem pintar o rosto dos calouros e propor brincadeiras, como as tradicionais prendas, quando é preciso se organizar para cumprir as orientações dos veteranos. É fundamental que o clima seja amistoso e que todos se sintam confortáveis em estar ali. Em hipótese alguma você deve fazer qualquer coisa que vá contra a sua vontade.

Sendo assim, a nossa recomendação é: participe, mas com cuidado e atenção. O trote é uma ótima oportunidade para conhecer e interagir, tanto com os seus colegas de sala quanto com o pessoal mais velho, que já está na faculdade há mais tempo. Fazer parte desse momento é uma forma bacana de iniciar essa nova fase da vida.

Mas fique longe dos abusos: nada de drogas ou excesso de álcool. É importante festejar, mas com responsabilidade e bom senso. Lembre-se sempre do seu objetivo principal na faculdade: aprender e se preparar para uma carreira profissional próspera e de muito sucesso. E, para isso, claro, é preciso muito foco e dedicação!

Fique atento às orientações dos professores

Uma informação indispensável para todo calouro: faculdade não é igual à escola! Pode começar a se despedir do estilo de aulas que você conheceu até hoje e se prepare para um ambiente que exige muito mais dedicação e esforço da sua parte.

Na faculdade, é preciso correr atrás do conhecimento, fazer muita pesquisa, buscar estratégias para aprofundar o conteúdo visto em sala de aula. Os professores deixam de ser aquelas pessoas que vão entregar toda a informação “mastigada” para você, para serem os responsáveis por introduzir conceitos, discutir os temas e pontuar como e onde buscar mais informações.

Ou seja: é muito importante estar atento ao que os professores disserem. Procure manter a sua leitura em dia, visite os sites indicados, assista aos filmes que são mencionados em sala de aula, enfim, busque formas diversas de se manter sempre bem preparado e com a matéria compreendida e estudada.

Tenha em mente que o seu professor é a pessoa mais indicada para orientar você: ele já tem ampla experiência em seu campo profissional, compreende profundamente a rotina da universidade e sabe muito bem quais são os pontos essenciais da matéria. Se ele der um prazo de um mês para realizar determinado trabalho, acredite: você vai precisar desse tempo. Portanto, nada de deixar tudo para a última hora.

Outro ponto fundamental: não fique tímido ou constrangido, pergunte sempre que tiver dúvidas e se sentir necessidade de alguma ajuda ou apoio fora da sala de aula, converse com o seu professor, que poderá orientar você sobre os melhores caminhos e alternativas.

Tenha uma agenda com todas suas atividades

O tempo na faculdade costuma ser bem corrido e é preciso bastante organização para se dar conta de fazer tudo o que foi planejado e que é essencial para o seu crescimento profissional. Por isso, ter uma agenda é quase uma obrigação. Assim, fica muito mais fácil organizar a sua rotina.

Se o seu curso for presencial, é preciso seguir os horários das aulas e encaixar nos momentos livres todas as atividades complementares: estágio, estudo e revisão da matéria, um curso de idiomas, participação em projetos de pesquisa da própria faculdade, sem falar nas atividades fundamentais para o seu bem-estar e saúde, como exercício físico, um hobbie e horas de sono.

Já nos primeiros dias de aula, analise a sua grade e organize os seus próximos meses, encontrando os horários adequados para cada tarefa. Anote na agenda, também, os seus compromissos, como entrega de trabalhos e artigos, avaliações, encontros dos grupos de trabalho.

No caso de uma faculdade de ensino a distância, quando você mesmo organiza os horários em que vai assistir às aulas, estudar e revisar a matéria, é preciso também muita disciplina para encontrar o equilíbrio ideal entre as atividades, e uma agenda é de grande ajuda.

Monte um cronograma da semana, com tudo aquilo que precisa ser visto e revisto e encaixe as outras atividades no tempo livre.

Lembre-se sempre de consultar a sua agenda, garantindo que os seus dias na faculdade fluam de forma mais tranquila, organizada e funcional. E não se esqueça de cuidar de você. Para aprender, é muito importante estar saudável e bem disposto! Por isso, nada de pular refeições ou passar uma madrugada em claro.

Faça uma visita à biblioteca nos primeiros dias

Como já dissemos, na faculdade, a responsabilidade de correr atrás de conteúdos mais aprofundados ou complementares àqueles que são apresentados e discutidos em sala de aula é só sua.

Na universidade o professor não vai ficar correndo atrás de você, para ter certeza de que você está acompanhando a matéria e se preparando para as avaliações. Definitivamente, os tempos de ensino médio ficaram para trás. Agora, o professor apresenta a matéria em sala de aula, discute os principais conceitos, oferece excelentes referências bibliográficas e espera que você, enquanto aluno, cuide de otimizar o seu aprendizado e busque todo o material complementar, mantendo os estudos em dia.

E, claro, fazer isso sem conhecer a biblioteca é praticamente impossível. A biblioteca da sua faculdade é um espaço muito rico, totalmente pensado para otimizar a sua experiência e incentivar a leitura. Além de ser um espaço tranquilo, confortável e propício aos estudos, é lá que você vai encontrar todo o material de estudo necessário para o semestre.

Não é preciso comprar todos os livros e materiais referidos pelos seus professores: a grande maioria deles estará disponível na biblioteca. Faça uma avaliação daqueles livros que serão utilizados no futuro e invista na compra. Para o restante, use e abuse da sua carteirinha da biblioteca: pegue os livros emprestados e estude bastante.

Boas conversas com o bibliotecário também podem ser de grande ajuda: esses profissionais são preparados para auxiliar você, seja encontrando materiais relacionados aos temas de seu interesse, ou indicando leituras indispensáveis. Conhecer a biblioteca é uma forma preciosa de começar o seu semestre letivo. E não se esqueça da biblioteca online, que pode oferecer um grande e riquíssimo acervo para você.

Verifique a possibilidade de monitoria

Como já dissemos, é necessário se preparar para uma rotina intensa de atividades durante a faculdade. Para além das aulas, você vai precisar de bastante tempo livre para revisar o conteúdo, fazer as leituras indicadas, executar as atividades em grupo e os trabalhos individuais, além de começar a se aproximar de atividades práticas da sua área de atuação, o que é fundamental para o aprimoramento de qualquer profissional.

Nesse cenário, uma boa alternativa é contar com a ajuda de alunos mais experientes, que já passaram pelo que você está passando e que podem compartilhar conhecimento e orientações preciosas com você. Estamos falando dos monitores, alunos selecionados pelos professores para darem apoio durante a aula, e auxiliarem na solução de dúvidas em momentos previamente determinados.

Quase todos os cursos oferecem monitorias em suas disciplinas. Enquanto calouro, é interessante que você participe de algumas, esclareça as suas dúvidas, troque impressões com outros alunos e fique cada vez mais preparado e afiado nas matérias que está cursando. Posteriormente, quando for um veterano e já tiver intimidade com o conteúdo e com a grade, você pode até mesmo se tornar um monitor, auxiliando os novos alunos no aprendizado e na vivência dentro da universidade. Muito interessante, não é?

Não deixe para estudar na última hora

Já falamos sobre esse ponto algumas vezes, mas reforçar não custa nada: faculdade não é o ensino médio! O volume, a qualidade e o nível de aprofundamento das informações que você vai receber em cada disciplina é consideravelmente maior do que o que você está acostumado.

São muitas disciplinas diferentes por semestre, todas elas de máxima importância, ministradas por professores capacitados e muito exigentes. Por isso, estudar para uma prova importante ou deixar para fazer um trabalho extenso na última hora, definitivamente não é uma boa ideia.

Você deve se organizar para fazer com que o seu semestre renda o máximo possível, estando sempre em dia com o conteúdo e com as tarefas. Lembre-se que é muito pouco provável que a sua turma seja a primeira do seu professor. As chances maiores são a de que ele já esteja acostumado a dar essa disciplina e, portanto, sabe exatamente quanto tempo você necessitará para se preparar para cada uma das atividades propostas. Por isso, dê ouvidos aos mestres.

Reserve um tempo em sua semana para revisar os conteúdos vistos em sala de aula, se aprofundando nas leituras e pesquisas mais importantes. Não se esqueça: foco nos estudos é indispensável na faculdade. Desse jeito, nas vésperas de uma avaliação, você deverá fazer uma revisão completa, mas muito mais tranquila do que se você estivesse atrasado na matéria.

Para se tornar um profissional competente e capacitado, você precisa, antes de tudo, mostrar as suas habilidades de organização e planejamento. Deixar para estudar na última hora é uma estratégia que pode dar muito errado, em vários os sentidos. Logo, fuja dela.

Não busque apenas a nota mínima para aprovação

A faculdade é um dos investimentos mais importantes na sua carreira. Isso significa, antes de tudo, que é preciso usar aproveitar muito bem esse momento para o seu crescimento pessoal e, claro, profissional.

Nesse cenário, é muito importante que você seja bastante criterioso e exigente com os seus resultados. Busque alcançar sempre o seu melhor, se dedique ao aprendizado e à experiência completa de uma instituição de ensino superior e não se contente com uma nota mínima, apenas suficiente para a sua aprovação.

Na própria faculdade, ter notas altas pode ser determinante para que você se destaque na turma e tenha a oportunidade de participar de atividades extracurriculares muito interessantes para o seu desenvolvimento, como grupos de pesquisa, as monitorias que já mencionamos, entre muitos outros.

Além disso, os alunos que estão sempre em busca de melhores resultados e de um rendimento que vai muito além do satisfatório são aqueles que despertam a atenção dos professores e por isso podem receber recomendações para vagas de estágio, por exemplo. Considerando que a vivência prática também é essencial para a sua formação, isso é muito importante, certo?

De forma geral, ter sucesso na faculdade está bastante relacionado com as notas no fim do semestre. Uma aprovação com notas altas é o reflexo de um semestre bem aproveitado, quando o aluno conseguiu compreender e acompanhar a matéria, se mostrando cada vez mais preparado para enfrentar os desafios profissionais. Por isso, dê o seu melhor e busque sempre se superar.

No caso do ensino a distância, esse ponto é essencial: monte uma grade de horários e de estudo que exija comprometimento e dedicação e aproveite bem o seu tempo para o aprendizado e o crescimento. Aproveite os vídeos, os conteúdos extras e todas as funcionalidades disponíveis para se preparar e se destacar cada vez mais.

Tente ler todos os livros indicados

Sim, você vai se assustar com a quantidade de leituras que os professores vão pedir. Mas não se preocupe: com o tempo você começa a pegar o ritmo, a entender o conteúdo com mais facilidade e então ficará mais fácil acompanhar tudo.

De toda forma, sobretudo nos meses inicias, é necessário comprometimento para que você consiga ficar em dia com a matéria e todas as leituras. Levando em consideração que os artigos indicados podem ser bastante densos e trabalhosos, é interessante reservar pelo menos uma hora por dia para se dedicar a eles. O ritmo e o tempo ideal é você que vai encontrar e pode ter certeza de que o seu esforço será recompensador.

Faça networking deste o princípio

A faculdade é, sem dúvidas, um dos ambientes mais propícios para se conhecer gente interessante, que pode ser fundamental para a construção de uma carreira sólida e muito promissora.

É justamente por isso que o networking é tão importante nesse ambiente: construir uma rede de contatos de pessoas que podem ajudar você, no presente e no futuro, faz toda a diferença no universo acadêmico.

É claro que o conceito de networking requer uma via de mão dupla. Por isso, não adianta só querer que os outros ajudem você, indiquem o seu nome para determinadas vagas, compartilhem referências e artigos interessantes, convidem você para uma monitoria. É preciso que você também esteja disponível e disposto a ajudar.

As relações, pessoais ou profissionais, só fazem sentido quando são interessantes para todos os envolvidos. Por isso, desde o começo da faculdade é importante conhecer as pessoas com quem você vai conviver nos próximos anos, buscando descobrir as afinidades, os talentos e características mais interessantes de cada um.

E não se acanhe: se apresente, faça perguntas quanto estiver com dúvidas, deixe que as pessoas conheçam os seus interesses e planos para o futuro. A habilidade para fazer um bom networking é uma das características mais recorrentes em líderes e profissionais de sucesso.

Aproveite ao máximo seu tempo na faculdade

Vamos repetir: o período na faculdade é único e determinante para a consolidação do seu futuro profissional. Aproveitar a oportunidade para planejar e investir na carreira é uma responsabilidade sua, que deve ser levada a sério desde os primeiros dias.

Naturalmente, a faculdade é um espaço alegre, festivo, repleto de interação social. É muito importante aproveitar tudo isso, se divertir e fazer novos amigos, mas tendo sempre em mente que, antes de tudo, trata-se de um espaço de aprendizado e capacitação profissional.

O mercado cada vez mais competitivo exige profissionais bem preparados e a faculdade tem grande peso nessa avaliação. Por isso, tenha responsabilidade para utilizar o seu tempo com sabedoria e se dedique realmente aos estudos. Você vai ver que os resultados dessa postura serão recompensadores.

Agora que você já está por dentro de todas as preciosas dicas do manual do calouro, é só se preparar para um semestre incrível. Lembre-se de encontrar um equilíbrio entre estudos e atividades de lazer e descanso, afinal você precisa estar com a cabeça e o corpo em pleno funcionamento para tornar tudo mais proveitoso. Não se esqueça: o tempo na universidade é único e muito importante e, por isso, faz toda a diferença começar com o pé direito, seja em uma faculdade presencial ou de ensino a distância. E para ficar por dentro de novidades sobre a vida acadêmica e o dia a dia de um estudante universitário, é só assinar a nossa newsletter. No mais, bom trabalho e muito sucesso!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário