graduacao-em-logistica-saiba-quais-materias-serao-estudadas.jpeg

Cursar uma graduação em logística é algo que está nos planos de quem já trabalha na área e quer melhorar o currículo, e também de quem já pretende ingressar na carreira com um diploma em mãos. 

Logística é uma área que surgiu dentro da administração de empresas, responsável por planejar e executar soluções no processo de armazenamento e transporte de produtos.

Há pessoas que buscam um curso técnico para iniciar a sua atuação na área, outras que já possuem um curso de graduação em outra área de conhecimento, como a Administração, e buscam por uma especialização em logística e, finalmente, aqueles que enxergam na graduação em logística um caminho importante para uma carreira mais sólida e linear.  

Em todos esses casos, há a inserção na área, porém, cada uma dessas modalidades carrega particularidades.

Veja as principais características do curso técnico e da graduação em Logística, os quais são bastante procurados.

Curso técnico e graduação em logística

Existem características particulares que dizem respeito a cada uma dessas modalidades, entre elas, a duração do curso, o nível de conhecimento, disciplinas ofertadas, etc. Destacaremos abaixo algumas delas.

Curso técnico

Para quem só pode cursar uma formação de nível médio e trabalhar na área, o curso técnico em logística pode ser uma ótima opção. Além de inserir o aluno no campo, fornece um nível de conhecimento acessível e bastante prático para a atuação em si. 

As principais características do curso e do tipo de atuação que ele oferece são:

  1. Duração de 2 anos, aproximadamente (800horas/aula);
  2. Qualificação em aplicação de procedimentos, execução de manutenções, atendimento a clientes e gestão de estoques;
  3. Conhecimento em gestão de pessoas, logística, legislação e tributação em logística, transportes, estocagem e custos. 

Pode-se dizer que a formação técnica oferece uma apreensão tática acerca do trabalho do profissional em logística.

Graduação em logística

É comum que pessoas que já atuem na área sintam a necessidade de aumentar o seu nível de conhecimento em logística, a fim de ocupar cargos mais estratégicos, como os cargos gerenciais e de liderança. 

A principal característica que diferencia uma modalidade da outra, é o fato de um ser de nível médio e outro de nível superior. A partir disso, como em qualquer área, o profissional terá lugares diferenciados no mercado de acordo com o nível de ensino e conhecimento. 

Veja algumas questões específicas referentes à graduação em logística:

  • Pode durar 3 anos, aproximadamente;
  • Pode ser exigido para ocupar cargos de supervisão e gerência;
  • Existe no modo presencial ou à distância;
  • Atuação em planejamento, coordenação e movimentação física e de informações sobre operações de transporte;
  • Diploma de nível superior reconhecido pelo MEC.

Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre a graduação em logística, destacaremos os principais eixos de estudo da curso e algumas das principais disciplinas ofertadas. Acompanhe!

Conhecimentos fundamentais

Em qualquer graduação, há o estudo de conhecimentos gerais, os quais constituem uma base necessária para a melhor assimilação do conteúdo específico da área. O olhar integral para determinado conhecimento é uma característica de todo curso de nível superior. 

Sendo assim, numa graduação em Logística, se estuda disciplinas como:

  • Comunicação: leitura, escrita e oratória;
  • Ética e Responsabilidade Sócio-ambiental;
  • Raciocínio Lógico;
  • Análise de cenários econômicos;
  • Análise e interpretação de dados;
  • Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Por isso, para quem imagina que só vai estudar o que diz respeito à atuação na área, o curso superior oferece uma visão mais responsável acerca do papel de um profissional graduado em qualquer área de conhecimento, ultrapassando a noção tecnicista da profissão.

Administração de empresas

Não é de se estranhar que dentro da grade curricular de um curso de graduação em logística haja disciplinas relacionadas à administração de empresas, pois sua origem está justamente nessa grande área, bem como seus processos são inerentes a quem atue em instituições.

Diante disso, percebe-se um grande número de disciplinas que oferecem um olhar acerca dos procedimentos internos e externos da organização, além de um maior conhecimento dos seus recursos, tanto humanos quanto materiais e, logicamente, financeiros. 

Veja quais são as disciplinas:

  • Gestão de qualidade;
  • Gestão de produção e estoque;
  • Empreendedorismo;
  • Desenvolvimento humano nas organizações;
  • Administração mercadológica;
  • Métodos financeiros, etc.

Assim, o indivíduo que completa uma graduação na área adquire uma preparação mais completa sobre o seu papel dentro de uma organização, e também da organização em si em relação ao mercado e à sociedade. 

Tecnólogo em logística

Finalmente, a área de logística em si é bastante esmiuçada em uma graduação, gerando uma compreensão sobre a área que amplia os horizontes de atuação do graduado. 

O indivíduo que se forma em logística está preparado para atuar em organizações dos setores primário, secundário e terciário, como empresas de cargas em todas as suas modalidades (rodoviárias, ferroviárias, aéreas, marítimas e fluviais), em empresas que atuem com exportação e importação; assim como organizações de comércio nacional e internacional.

Conheça então as disciplinas que fornecerão o repertório necessário para atuar nas diferentes frentes do setor:

  • Legislação aplicada à Logística;
  • Gestão de custos logísticos;
  • Logística empresarial;
  • Logística internacional
  • Gestão contábil e custo logístico;
  • Logística Reversa;
  • Tecnologias da Informação nas cadeias de abastecimento;
  • Otimização de sistemas de transporte;
  • Gestão integrada de transportes.

É possível observar que a área de Logística é um campo vasto de conhecimento e atuação, exigindo um olhar técnico, estratégico e integrado acerca de seus processos. 

O mercado de logística no Brasil

No Brasil, o setor de Logística requer maior investimento e, por isso, precisa de mais profissionais qualificados atuando na busca por soluções, a fim de viabilizar ainda mais o presente e o futuro da área no país. 

Na perspectiva empresarial, o auxílio a empresas por um caminho intermodal em logística é uma tendência que vem sendo buscada no setor, baseando-se em países que obtiveram sucesso a partir dessa prática, como no caso dos Estados Unidos. 

Há uma demanda por inovação no setor. Logo, o papel do profissional de logística requer um compromisso com a melhora constante do setor, minimizando problemas com origem na infraestrutura deficitária no país. a redução de custos e a otimização de resultados, aumentando ainda mais a competitividade das empresas. 

Já pensou em fazer uma graduação em logística à distância? Entre em contato com a Una Virtual e saiba muito mais sobre essa área que tem um papel de destaque nos diferentes setores do mercado empresarial.

 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário