Graduação_a_distância_veja_quais_são_os_10_cursos_mais_procurados.jpg.jpeg

Um levantamento divulgado pela revista Exame, há 2 anos, revelou que o ensino a distância (EAD) deve dobrar seu número de matrículas até 2019. Estimativas apontavam que, em 2014, cerca de 25% das matrículas no ensino superior vinham do EAD, com a perspectiva de alcançar entre 40% e 45% em 5 anos.

A mudança de paradigmas é tão grande que muitas empresas passaram a preferir estudantes advindos de cursos on-line, uma vez que esses alunos tendem a ser mais disciplinados e com grande capacidade de gerenciar responsabilidades (em tese, superior aos estudantes que passaram por 4 anos de ensino passivo em sala de aula).

Aos estudantes, as vantagens são diversas, principalmente a economia de tempo perdido no trânsito, maior tempo de estudos, mensalidades mais baixas e aulas com os melhores especialistas do mundo (não é incomum ver universidades especializadas em ensino superior a distância anunciando palestras com cientistas ou professores renomados, muitos, do exterior).

Pensando nessa transformação social e na nova forma de o mundo enxergar a aquisição do conhecimento, listamos abaixo os 10 cursos mais procurados de graduação a distância, no intuito de facilitar seu processo de escolha e ajudar você a não perder mais tempo rumo ao seu sucesso profissional!

10º: Biologia

Os dados retirados de um recente levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que, com cerca de 19 mil matrículas, o curso de biologia é o 10º mais procurado entre os cursos de nível superior da modalidade EAD. O profissional desta área pode trabalhar no ensino ou pesquisa (controle de pragas, bioinformática, saúde pública).

9º: Matemática

O curso de matemática a distância registra em torno de 23 mil matrículas, consolidando-se como o 9º curso da nossa lista. Embora mais direcionado à docência, há a possibilidade do profissional atuar no mercado financeiro ou no desenvolvimento de algoritmos que melhorem a performance corporativa.

8º: Letras

Mais de 28 mil alunos estão matriculados em curso de nível superior para a formação de professores de Português. Por mais que o senso comum aponte apenas para a possibilidade de atuar em sala de aula, um belestrista (nome que, embora impreciso, costuma ser usado para designar o bacharel em Letras) pode trabalhar também em editoras como revisor de conteúdo ou mesmo na produção de material didático. Há ainda a possibilidade de se especializar para atuar na direção escolar.

7º: Administração Pública

O curso de Administração Pública (ou Gestão Pública) é um dos que mais cresce no Brasil. Em um Estado caro, de baixa eficiência em serviços públicos e alto nível de burocracia, desenvolver bons gestores da máquina pública é fundamental para o crescimento do país no longo prazo. Tirar o Estado da Administração Patrimonialista e levá-lo à excelência da Administração Gerencial é o desafio desses novos profissionais.

Vale lembrar que os salários no setor público são bastante superiores à iniciativa privada. Uma formação nessa área abre um leque de possibilidades bastante promissor aos futuros profissionais.

6º: Gestão de Pessoal/Recursos Humanos

A área de RH (Recursos Humanos, Gestão de Pessoas ou Gestão de Capital Humano) se encontra em franca ascensão, o que se reflete no crescimento exponencial de matrículas em curso superior. Na área de educação a distância, são mais de 40 mil matrículas, o que coloca esta área na 6ª posição entre os cursos mais procurados.

O profissional formado em Gestão de Recursos Humanos pode atuar na consultoria para contratação de funcionários, no treinamento e desenvolvimento ou até mesmo na elaboração do planejamento estratégico da empresa. Em um mundo em que os dados circulam por todas as partes instantaneamente, ter posse de dados pouco significa a uma empresa. O que diferencia um grande player de uma corporação estagnada é a capacidade de transformar dados em inteligência de negócios, algo que depende diretamente da qualidade do capital humano treinado na empresa.

5º: Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis ocupam a 5ª posição no ranking dos cursos mais procurados no ensino superior a distância, com 41 mil matrículas. A importância da profissão e sua remuneração média interessante (chega a R$ 12 mil em uma empresa de grande porte) explicam a alta procura. Mas mesmo com a popularidade, muitas pessoas ainda tem uma visão limitada sobre o campo de atuação deste especialista.

O contador é um profissional indispensável à saúde financeira de qualquer organização. É ele quem gerencia todas as questões tributárias, econômicas e patrimoniais de uma empresa. Em seu cotidiano, lida com fluxos de caixa, demonstrativos de resultados do exercício, balanços patrimoniais. Para exercer a profissão de contador, além de ter uma graduação em Contabilidade reconhecida pelo MEC, é preciso também ter registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Um contador pode atuar na gestão empresarial, na área de auditoria e compliance (as diferenças entre os termos você confere aqui!), na gestão atuária (seguros e previdência), controladoria ou perícia contábil. O curso também provê uma formação abrangente para quem quer prestar concurso público, já que sua formação robusta na área de exatas facilita a realização de certames como o de auditor fiscal da Receita Federal, fiscal do ISS ou do ICMS (cargos de alta remuneração).

4º: Competências Gerenciais

Focado no desenvolvimento de competências para a gestão de negócios, os cursos ligados a esse objetivo, como os de Gestão Financeira, Logística e Processos Gerenciais, somam mais de 46 mil matrículas, sendo 99,9% na rede particular de ensino a distância. O curso de Processos Gerenciais, por exemplo, lapida no estudante as virtudes necessárias para que ele se torne um especialista na área comercial, de marketing, logística e administração financeira, transformando-se em um habilidoso tomador de decisões no ambiente empresarial. Entre as disciplinas estudadas na graduação estão Análise de Cenários Econômicos, Comunicação, Empreendedorismo, Contabilidade e Gestão de Projeto.

3º: Serviço Social

Curso que ensina assistentes sociais a atenderem com excelência as demandas da população, o Serviço Social recebe a medalha de bronze do ranking do Inep, com mais de 74 mil matrículas no ensino a distância. Para quem não conhece a área, um assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas ao bem-estar da sociedade, bem como traça estratégias e acompanha a reinserção das camadas mais necessitadas da população ao convívio social. Pode trabalhar no Conselho Tutelar, em escolas, penitenciárias, abrigos para menores etc.

2º: Administração

A 2ª posição no ranking dos cursos mais procurados no universo a distância é ocupada pela Administração, com 128 mil matrículas, sendo 83,2% delas oferecidas pela rede privada.

Não sabe o que faz um bacharel em Administração? O leque de atuação do administrador de empresas é o mais amplo entre todos os cursos chancelados pelo MEC. Esse profissional desempenha funções estratégicas em organizações de todos os portes e segmentos, mas pode atuar também como consultor ou no gerenciamento do seu próprio negócio.

Na graduação, sua formação generalista vai fazer com que o estudante de Administração conheça um pouco de Logística, Finanças, Marketing, Direito, Ciência Sociais e Recursos Humanos.

1º: Pedagogia

No topo do ranking, Pedagogia, o curso mais procurado pelos estudantes que se matriculam em um curso de graduação a distância. Mesmo se computarmos o ranking dos cursos de graduação presencial, Pedagogia ainda está lá, ocupando, neste caso, a 3ª posição (614 mil alunos). No EAD, de acordo com dados do último Censo que trabalhou com essa classificação por cursos, 273 mil estudantes estão matriculados em um curso on-line de Pedagogia.

O pedagogo é um profissional que pode atuar em sala de aula (primeiros anos do Ensino Fundamental ou pré-escola), na coordenação pedagógica ou na direção escolar. Há, entretanto, outras áreas de atuação pouco conhecidas, como a pedagogia empresarial (treinamento e desenvolvimento de profissionais), pedagogia hospitalar (educação de jovens enfermos) e até mesmo (pasme!) indústria de brinquedos!

Já se decidiu entre os cursos mais procurados de graduação a distância? Então acesse agora mesmo o portal da Una Virtual e agende a sua prova de vestibular!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário