Flexibilidade_da_educação_a_distância_como_usá-la_a_seu_favor.jpg.jpeg

Um dos grandes trunfos da educação a distância é oferecer para o estudante a flexibilidade de poder estudar nos horários mais convenientes para ele e a possibilidade de fazer o seu curso no tempo mais adequado para a sua rotina.

Neste post, você verá como pode aproveitar de forma positiva toda a conveniência que a EAD proporciona — como, por exemplo, a escolha de horários mais convenientes para assistir às aulas.

Veja, a seguir, como usar a flexibilidade da educação a distância a seu favor:

Escolha os horários mais convenientes para o estudo

Cada pessoa tem uma rotina. Há aquele rapaz que trabalha durante o dia e tem apenas algumas horas disponíveis à noite para aprender o conteúdo da faculdade; há, ainda, a mãe em tempo integral que pode estudar apenas durante a tarde, enquanto os filhos estão na escola. A boa notícia é que a educação a distância funciona para esses 2 perfis de estudantes tão distintos.

Como as aulas podem ser feitas a qualquer momento, o aluno pode escolher o horário que é mais conveniente para estudar sem que o tempo dedicado à faculdade atrapalhe as suas outras atividades cotidianas, como trabalho, tempo com a família etc.

Essa facilidade também permite que o aluno possa aproveitar ao máximo os momentos do dia em que rende mais. Quem rende mais pela manhã pode reservar um horário neste período, por exemplo, para estudar conteúdos mais difíceis.

Dite o seu próprio ritmo de aprendizado

O ritmo de aprendizado varia de aluno para aluno. Enquanto para alguns estudantes uma aula basta para pegar o conteúdo, outros têm mais dificuldade de aprendizado e precisam rever o que foi dado várias vezes até conseguirem fixar a matéria.

Nesse sentido, a educação a distância cai como uma luva por oferecer ao aluno a possibilidade de absorver o conteúdo no seu próprio ritmo e não ter a obrigação de acompanhar uma classe inteira, como acontece na educação presencial.

Use esse recurso a seu favor e reveja a matéria quantas vezes forem necessárias até ter certeza que absorveu o conteúdo da aula.

Crie um ambiente de estudos favorável

Uma das vantagens de optar pela EAD é a possibilidade de poder escolher o lugar em que vai estudar. Seja em casa ou no trabalho, é importante aproveitar essa facilidade para criar um ambiente de estudos que favoreça o aprendizado.

Certifique-se de que o local escolhido é tranquilo e que você conseguirá manter a concentração enquanto estiver estudando.

Prepare o espaço com todos os materiais que serão necessários para o seu estudo, como lápis, cadernos, canetas, livros, apostilas e afins. Se estiver estudando em casa, coloque um aviso de “não perturbe” para poder se concentrar apenas na matéria durante aquele momento.

Construa o seu próprio cronograma

A flexibilidade é um trunfo da educação a distância e permite que pessoas com os mais diferentes estilos de vida possam fazer um curso universitário. No entanto, é importante tomar alguns cuidados em relação à organização para aproveitar todos os benefícios que a modalidade oferece.

Um deles é criar um cronograma de estudos que preveja quantas horas por dia e em que horários você vai se dedicar às aulas. O ideal é investir pelo menos 2 horas, durante a semana, nos estudos.

Depois de criar o seu cronograma que deve, claro, respeitar os prazos do curso, é importante segui-lo fielmente para não se enrolar com a matéria acumulada no futuro.

Livre-se das distrações

Ainda no tópico organização, é importante tomar certos cuidados para evitar distrações que possam prejudicar o seu desempenho.

Nos horários reservados para o estudo, é recomendado fechar a porta do ambiente, pedir para não ser incomodado e desligar a função de notificações do celular. Para não perder o foco, evite navegar pela internet e dê um tempo das redes sociais.

O seu momento de estudo deve ser voltado exclusivamente para o conteúdo do seu curso e nada mais.

Aproveite o tempo livre para estudar

Uma das grandes vantagens de optar pela educação a distância é a economia de tempo. Afinal de contas, todos os minutos que você gastaria para ir e voltar da faculdade podem ser investidos em outras áreas da sua vida.

Use esses minutos preciosos a seu favor e experimente usar esse tempo para estudar mais ou revisar uma matéria mais difícil. É importante estabelecer um esquema de estudo e ter em mente que é importante ler os textos até o fim.

Evite passar os olhos na matéria e bater o martelo dizendo que não o compreendeu. Leia com atenção, foco e, principalmente, dedicação.

Use os recursos oferecidos

Muitos cursos a distância oferecem recursos como fóruns, chats e outras formas de interação on-line, a exemplo dos grupos de estudo. Aproveite essas ferramentas para discutir os conteúdos aprendidos e conversar com colegas e professores.

A troca de experiências é tão importante quanto as próprias aulas. Por isso, é essencial investir um tempo para ler o que está sendo debatido e participar das discussões. Essa é uma forma de enriquecer o aprendizado e até mesmo criar uma rede de contatos profissional que pode ser útil no futuro.

Falta de tempo não é desculpa: você pode participar dos fóruns no caminho para o trabalho ou nos intervalos das tarefas em casa. É só criar esse compromisso.

A flexibilidade é uma das principais características da educação a distância. Se bem aproveitada, ela pode fazer a diferença na sua vida estudantil e profissional. Use essa vantagem a seu favor e monte um horário de estudos compatível com o seu dia a dia. Leia o conteúdo no seu ritmo e não deixe de aproveitar os recursos que o curso oferece, como tutores on-line, fóruns e chats.

O conteúdo está à sua disposição, na hora e no lugar que você quiser. Basta ter disciplina e investir na organização para conseguir aproveitar ao máximo o seu curso a distância.

E então, você ainda tem alguma dúvida sobre como a flexibilidade da educação a distância pode ser útil para você? Deixe um comentário e compartilhe com a gente as suas questões. Participe!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário