especializacao-em-saude-publica-por-que-se-dedicar-a-essa-area.jpeg

Os cursos de especialização são necessários para todo profissional que deseja alavancar a sua carreira e se destacar no mercado de trabalho. E isso vale também para aqueles que já atuam – ou que pretendem atuar – na área de saúde!

Para se dar bem em uma atividade governamental, em uma empresa privada ou em uma entidade relacionada ao terceiro setor, é necessário que o candidato a uma vaga em uma instituição de saúde tenha conhecimentos técnicos relacionados à sua graduação (Gestão, Comunicação, Recursos Humanos etc.), e outros específicos, associados ao bem-estar físico e mental da população.

Para isso, existem os cursos de especialização em saúde pública, que proporcionam o aprimoramento das habilidades e do senso crítico necessários ao desenvolvimento de atividades nessa área. Conheça agora o curso e motive-se a entrar para esse mercado!

Sobre o curso de especialização em Saúde Pública

O curso de Saúde Pública é voltado para todo profissional que trabalha na gestão, no tratamento e no controle de problemas relacionados à saúde da população. Isso significa que fatores ambientais, epidemiológicos, políticos, sociais e demográficos, por exemplo, são estudados e considerados pelo profissional que atua nessa área.

O que motiva esse olhar sistêmico sobre a saúde coletiva é o fato de que vários fatores influenciam o comportamento e as vivências da população, o que invariavelmente afeta a saúde dos brasileiros.

Mercado de trabalho para especialistas em Saúde Pública

Existem diversas oportunidades para aqueles que desejam ingressar na área de saúde pública no Brasil. Há vagas em secretarias e ministérios que cuidam de planejamentos, diagnósticos, ações e campanhas preventivas e reativas relacionadas à saúde do povo brasileiro. Outras oportunidades interessantes aparecem em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) e em clínicas administradas por meio de recursos públicos. As instituições privadas também absorvem os profissionais com essa formação.

Segundo o Prof. Paulo Santana (UFPE), em matéria publicada no Guia do Estudante, os valores iniciais para quem faz uma graduação nessa área variam entre R$ 1.600,00 e R$ 2.200,00. Para os que têm uma especialização, as remunerações são ainda mais atrativas.

Atuação profissional de um especialista em Saúde Pública

Existem várias carreiras que um especialista em saúde pública pode seguir ao término de seu curso de MBA. Como a grade curricular é bastante ampla e abrange disciplinas que vão desde gestão à justiça social, é possível trabalhar em diversos campos.

A seguir, conheça 4 das principais possibilidades de atuação profissional para quem se forma nessa área:

Gestor de Saúde Pública

Organizações privadas, governamentais e não-governamentais (como as ONGs), demandam profissionais qualificados com formação em Administração, Negócios e Ciências Sociais, por exemplo, com especialização em saúde pública, para a gestão de hospitais e de clínicas.

Para aqueles que têm familiaridade com a gestão de recursos e de pessoas, e que pretendem trabalhar com a gestão de complexos programas de saúde, a carreira de gestor é uma das mais requisitadas e bem remuneradas desse mercado.

Professor

Assim como existem profissionais de campo que precisam colocar em prática tudo aquilo que é aprendido em sala de aula, existem também os que precisam analisar, criticar e debater a saúde pública no âmbito acadêmico.

Portanto, quem se especializa em tal área pode, além de trabalhar no mercado em instituições de saúde, atuar também nas salas de aula como formadores de outros profissionais que desejam adquirir conhecimentos nessa área.

Analista de políticas públicas

Aqueles que atuam na área da saúde e que estão ligados a movimentos e a posicionamentos sociais, podem seguir carreira como especialistas em saúde pública nas análises e nas propostas de ações que terão impacto direto na saúde e no bem-estar de indivíduos e de comunidades.

Com tal formação, o profissional será capaz de entender melhor os indicadores e de associá-los a outros tantos fatores que estão entrelaçados e que juntos impactam a saúde coletiva. Ao término do concurso, os estudantes conseguirão propor intervenções mais pontuais para os problemas enfrentados em todo o país.

Pesquisador

Outra carreira bastante necessária e importante é a de pesquisador em atividades relacionadas à saúde pública. Seja no estudo de um vírus, da taxa de mortalidade infantil ou do surgimento de uma epidemia em uma determinada área geográfica, há várias vertentes acadêmicas que precisam ser debatidas para que soluções possam ser criadas e implantadas.

Para quem deseja se enveredar por essa linha profissional, há mercados em políticas públicas, produtos farmacêuticos, universidades etc.

Por que fazer uma especialização em Saúde Pública?

Os motivos pelos quais um profissional deve investir em uma especialização em Saúde Pública estão bem evidentes: basta tomar conhecimento a respeito da precariedade das instituições e da falta de mão de obra qualificada para entender, criticar, propor mudanças e aplicá-las nas diversas organizações de saúde do país.

Além de todo esse mercado ávido por pessoas capacitadas e dispostas a mudar esse cenário no Brasil, há ainda a oportunidade de alavancar uma carreira e até mesmo a de mudar os rumos dela.

Prova disso é que os graduados em cursos como Nutrição, Recursos Humanos, Gestão Financeira, Meio Ambiente, entre outros, podem associar seus conhecimentos aos relacionados à saúde pública e, com isso, ampliar ainda mais as possibilidades de atuação.

Especialização em Saúde Pública a distância

Para quem deseja fazer uma especialização na área de saúde pública, mas possui restrições de tempo e deslocamento, que impossibilitam a realização de um curso presencial, uma boa opção é a de cursá-la por meio do ensino a distância. Essa modalidade de estudo possibilita ao aluno maior flexibilidade em relação aos horários e aos compromissos relacionados ao curso, o que é fundamental para quem trabalha em turnos diferentes ou tem pouca mobilidade para ir constantemente a uma instituição de ensino.

Como visto, a especialização em saúde pública traz amplas possibilidades de atuação e, além de possibilitar a satisfação profissional, permite ainda muitos ganhos pessoais, já que o trabalho realizado é em prol do bem-estar coletivo.

E, se você gostou de conhecer essa oportunidade e quer saber mais sobre o curso, compartilhe esta postagem nas redes sociais e dissemine esse conhecimento para outas pessoas!  

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário