É_mais_barato_fazer_uma_graduação_a_distância.jpg.jpeg

O ensino a distância apresenta diversas vantagens para os estudantes, desde a possibilidade de horários flexíveis até a oferta de materiais on-line. Uma das principais é com relação à economia.

Mas será que um curso de EAD é mais barato? E, se sim, por quê? Descubra, a seguir, mais vantagens da modalidade e a razão de a graduação a distância mais barata.

A graduação a distância

A educação a distância é procurada, principalmente, por pessoas que buscam qualificação mas têm pouco tempo — seja por causa dos compromissos ao longo do dia ou por causa da distância da instituição de ensino até onde vivem.

Na EAD, estudantes e professores não precisam de um ambiente físico para que haja a interação e a troca de conhecimentos, muito menos que esse encontro seja em um horário pré-determinado. As tecnologias, cada vez mais avançadas, permitem ir além do modelo presencial de ensino, sendo a maior contribuição vinda da internet.

Sendo assim, a EAD torna real o processo de ensino-aprendizagem que busca oferecer a maior independência do aluno, em que o seu contato com o professor será feito por meio das novas tecnologias de informação e comunicação — como fóruns, chats e videoconferências.

Em resumo, na EAD, o estudante é o sujeito ativo de sua formação acadêmica e profissional. Esse novo modelo de disseminação de ensino está crescendo há algumas décadas no país, e a previsão é de que a EAD se desenvolva ainda mais, graças aos incentivos governamentais.

O preconceito em relação à EAD

Apesar dos avanços, ainda há preconceitos com relação a essa modalidade de ensino, o que impede que seu crescimento seja ainda maior. Muitos deles são com relação à qualidade do ensino.

Os cursos da EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) da mesma forma que os cursos presenciais, a partir de avaliações como a do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). E, para a surpresa de muitos, os cursos de educação a distância demonstram melhor desempenho nos 3 indicadores avaliados:

  • o Enade, que avalia o conhecimento dos alunos de cada instituição;

  • o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, em conjunto com o Enade, está ligado a fatores como o corpo docente e a infraestrutura do centro de ensino;

  • o Conceito de Curso (CC), que avalia o curso no próprio local para confirmar os resultados do CPC.

Para não perder tempo nem dinheiro, o estudante precisa verificar se o curso é reconhecido pelo MEC antes de efetuar a matrícula.

As vantagens da graduação a distância

Um dos fatores de maior peso na hora de optar por um curso a distância é o preço. Em grande parte dos casos, os cursos de EAD apresentam valor relativamente mais baixo em comparação com os cursos presenciais. Essa diferença de valor se dá pelo fato de a estrutura física necessária para o funcionamento desses cursos ser bem menor que a de cursos presenciais.

E, mesmo com os gastos elevados com equipamentos de ponta e material didático de qualidade, o sistema da graduação a distância mais barata é possível por atingir um número de alunos muito maior e em diferentes regiões do país.

Há também os casos em que o valor da mensalidade pode até ser o mesmo que o valor do curso presencial, mas, ainda assim, o EAD é mais barato por outros fatores, que, certamente, devem ser levados em conta pelo alunos no momento de escolher pela modalidade de ensino ideal. Veja quais são eles:

O ambiente de estudos

É necessário apenas um dispositivo eletrônico com acesso à internet para que qualquer ambiente se torne uma sala de aula. A comodidade e o conforto de escolher onde estudar, quando e em que ritmo estudar são inovadores no processo de educação.

Porém, para que essa permanência no ambiente familiar dê resultados positivos, não podemos nos esquecer de que os ambientes silenciosos e calmos, que ofereçam boa iluminação e onde não haja distrações, são os mais indicados para os momentos de estudo.

O material

Nos cursos da EAD, os centros de ensino oferecem todo o material necessário no formato digital, além disponibilizar o acesso 24 horas a bibliotecas virtuais com milhares de exemplares. Por isso, ao optar por essa modalidade de ensino, o aluno vai gastar muito menos com materiais didáticos.

A variedade de opções

A oferta de cursos oferecidos na modalidade de EAD é ampla, tanto os de graduação quanto os de pós-graduação lato e stricto sensu, além de cursos profissionalizantes e técnicos. Essa oferta é disponibilizada por um grande número de instituições de ensino públicas e privadas de qualidade em todo o país.

Os horários flexíveis

Os cursos de educação a distância oferecem maior flexibilidade de horário, permitindo uma combinação eficaz entre trabalho e estudo, o que faz como que o processo de aprendizagem se desenvolva ao mesmo tempo que a prática. Por isso, essa flexibilidade faz com que o aluno tenha mais tempo disponível para a família, a carreira profissional e o lazer.

A locomoção

Se você mora em grandes centros urbanos, conhece os empecilhos que podem surgir na hora de se deslocar pela cidade. Ao optar pelos cursos de educação a distância, o estudante não precisa se preocupar mais com horários de ônibus, trânsito pesado e engarrafamentos, sem falar na grande economia com relação à gasolina ou à passagem do transporte público.

A habitação

É grande o número de alunos que precisam deixar sua cidade natal para cursar a graduação em outro município. Repúblicas e moradias universitárias são as formas encontradas para enfrentar esse problema.

A educação a distância oferece a economia com relação a aluguel, viagens e outras despesas domésticas, fazendo com que o aluno economize dinheiro e ainda tenha mais tempo e energia para focar nos estudos.

A modalidade de ensino a distância está crescendo no país, e não é difícil saber os motivos: o EAD é mais barato por trazer economia tanto com a mensalidade como com gastos referentes a moradia, material e transporte.

Agora que você já sabe que é mais barato fazer uma graduação a distância, matricule-se em um curso da Una Virtual e poupe o seu dinheiro!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário