Como_produzir_o_texto_perfeito_para_a_redação_do_vestibular.jpg.jpeg

Pré-requisito para obter uma colocação satisfatória no processo seletivo, a redação assusta muitos estudantes que lutam por uma vaga em uma instituição de ensino superior. Fato é que o português é conhecido mundialmente como uma das línguas mais difíceis e complicadas devido às suas inúmeras regras e exceções gramaticais, causa pelo qual tantos alunos temem a redação do vestibular.

Mas não há motivo para pânico, pois um estudo mais aprofundado do idioma, além de uma dose extra de dedicação, pode ajudá-lo na missão de escrever um texto nota 10. Para te ajudar nesse processo, apresentamos dicas de como produzir um conteúdo perfeito, abordando pontos essenciais para garantir o sucesso da sua redação. Não perca mais tempo e aprenda já como elaborar o texto ideal:

Conheça os critérios da banca

Antes de qualquer passo, é fundamental saber o que é exigido pela banca examinadora. Por isso, verifique sempre quais são os critérios adotados. Abaixo, copilamos em tópicos alguns dos principais pontos cobrados. Confira:

  • Aptidão da norma-padrão: aqui é necessário mostrar o domínio da língua portuguesa, dando atenção, por exemplo, à regência, à concordância, à grafia e à pontuação.

  • Entendimento do tema sugerido: a expressão já é autoexplicitava, não é mesmo?

  • Escolha e organização dos argumentos: o avaliador, nesse aspecto, vai verificar como você selecionou fatos e informações e os expôs no texto, verificando questões como coerência e coesão.

  • Conhecimento da língua para elaboração de argumentos: esse item está correlacionado ao tópico anterior, exigindo do estudante uma construção textual lógica e formal.

  • Propor uma solução para os problemas abordados: por último, mas não menos importante, você deve se lembrar de apresentar pelo menos 1 sugestão de intervenção para resolver a situação, respeitando sempre os direitos e valores humanos.

Esses são os critérios avaliados nas redações dos principais processos seletivos. Então, antes de elaborar o texto, sempre tenha em mente estes tópicos. E lembre-se: o cumprimento dessas exigências já é o 1º passo para garantir uma boa nota.

Atente-se, sobretudo, ao tema proposto

Em meio a tantas dúvidas sobre a redação do vestibular, existe uma certeza que sobressai: a fuga do tema resulta na anulação do texto. Por isso, no momento da prova, não tenha vergonha de ler 1, 2 — ou quantas vezes for necessário — as orientações para elaboração da redação, afinal, você não quer que seu exame seja zerado, não é mesmo?

Lembre-se também de que existem várias outras ações que podem anular sua redação, como:

  • não cumprimento do mínimo de linhas;

  • ofensas, desenhos ou rabiscos na folha oficial da redação

  • e cópia de fragmentos ou trechos do conteúdo motivador.

Organize as ideias

Elabore uma espécie de mapa mental ou separe um local específico da folha de rascunho para estruturar um esquema, local onde você organizará as suas deias. Após, verifique se a linha de raciocínio está compatível com o tema. Lembre-se ainda de que o texto deve ser bem estruturado, apresentado introdução, desenvolvimento e conclusão.

Posicione-se claramente sobre o tema

Você sabia que normalmente não existe uma vertente certa na hora da sua argumentação, sobretudo, em assuntos polêmicos, como descriminalização das drogas, abortos e maioridade penal?

O importante para o avaliador é que você tenha uma linha de raciocínio coerente e que apresente argumentos sólidos e com embasamento. Logo, as justificativas se mostram mais importante do que o seu posicionamento ideológico.

Quer um exemplo mais claro? Então vamos lá: você é a favor ou contra o impeachment da Presidente Dilma Rousseff? A resposta pode parecer fácil, afinal, só existem 2 alternativas. Mas pare e reflita: quais as justificativas plausíveis que você pode usar para sustentar seu posicionamento? Lembrando que você deve evitar argumentos superficiais.

Aposte na linguagem diversificada

Ao elaborar a redação, cuidado para não pecar no uso excessivo de alguns termos, tornando o conteúdo redundante. De acordo com especialistas, o estudante deve mostrar que tem repertório linguístico, investindo em um vocabulário simples e direto. Não tente impressionar a banca utilizando expressões ou palavras rebuscadas demais, pois isto pode ter um efeito contrário, tornando o texto massante e de difícil compreensão.

Não esqueça da revisão

Às vezes, na pressa, o estudante não revisa a redação, transcrevendo o texto para a folha oficial direto. Em um e-mail ou mensagem de WhatsApp, de poucas palavras, quantos erros você consegue identificar ao ler a mensagem pela 2ª vez? Agora, pense em um texto de uma lauda. Conseguiu perceber o quão importante é o processo de revisão da redação do vestibular?

Probleminhas com a pontuação, concordância verbal e nominal e até mesmo de grafia, por exemplo, normalmente são identificados na 2ª ou 3ª leitura. Nesse momento, você também vai reparar as palavras repetidas e poderá trocar por sinônimos. Por isso, ao planejar o horário que será destinado para a redação, não esqueça em hipótese alguma de separar uns minutinhos a mais para a revisão, combinado?

Acompanhe os noticiários

Já imaginou chegar no momento da redação e se deparar com um assunto do qual você nunca ouviu falar ou tem pouco domínio? Pois, então, isso seria um tiro no pé, concorda? Afinal, não adianta ser um craque no português, mas não ter conhecimento sobre os assuntos da atualidade. Portanto, fique de olhe nas notícias diárias e busque se informar constantemente.

Além disso, é importante ser um cidadão consciente e ter um pensamento crítico. Então, caso você ainda não tenha o hábito de assistir noticiários nem ler jornais, comece já a se informar sobre os diversos temas nacionais e internacionais, afinal, as redações costumam abordar questões que estão em voga.

Essas dicas, com certeza, vão te ajudar a escrever uma redação invejável, garantindo uma boa posição no processo seletivo. Criar o costume de elaborar textos semanais e realizar cópias de outros textos dissertativo-argumentativos, além de conhecer os demais temas já cobrados pela banca, também são estratégias eficientes para a construção de uma redação de destaque.

Conhece mais dicas que ajudarão a ter uma nota máxima na redação do vestibular e quer compartilhá-las com a gente? Então, deixe um comentário e conte para os nossos demais leitores!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário