Cropped image of college student studying at home

É bem verdade que, em um passado recente, tanto os estudantes quanto as empresas viam as modalidades de educação a distância com certa desconfiança e com algum receio. Mas, com o avanço e consolidação desse tipo de ensino, essas resistências têm sido eliminadas e, consequentemente, o espaço no mercado de trabalho para profissionais formados pela EAD cada vez mais ampliado.

Neste post, entenda como o mercado formal têm recebido os estudantes de EAD e por que a educação a distância pode ser considerada como um excelente investimento para uma carreira de ensino superior:

O modelo de EAD e sua expansão em nosso país

Antes de mais nada, é necessário lembrar que a educação a distância é uma modalidade oficial de ensino superior, legalizada e amparada pelo Ministério da Educação. Não por acaso, o Brasil conta hoje com centenas de faculdades e universidades que empregam o EAD em vários cursos, que vão desde as licenciaturas às engenharias.

Para se ter uma ideia do seu grande alcance, estima-se que o país tenha atualmente mais de 5,7 milhões de pessoas matriculadas na modalidade de ensino a distância.

Além disso, é cada vez mais comum, mesmo nos cursos presenciais, que os professores recorram a técnicas corriqueiras do ensino a distância — como videoaulas, criação de blogs de disciplinas, salas de chat etc. —, o que tende a diminuir a distância entre as distintas modalidades.

Por fim, do ponto de vista legal e prático, o diploma obtido por um estudante de EAD atesta a ele as mesmas competências e habilidades de um curso presencial, não havendo motivos para temores ou dúvidas por parte dos estudantes nem por parte do mercado.

O mercado de trabalho e sua busca pelos melhores profissionais

Segundo vários consultores, o mercado de trabalho, na hora de realizar uma seleção para os seus quadros, tende a observar e analisar as capacidades do indivíduo — e a formação superior é somente um dos aspectos relevantes. Inclusive, é muito pouco frequente que os recrutadores perguntem ao candidato se ele formou em um curso presencial ou a distância, e nem mesmo os diplomas descriminam a modalidade da graduação.

Desse modo, o mercado tende a tratar profissionais formados — em EAD ou em um curso presencial — de maneira igualitária, buscando características que tem mais a ver com o perfil do candidato e suas habilidades e qualidades específicas. Assim, os contratantes podem selecionar os melhores e mais adequados profissionais para os seus quadros.

Uma boa faculdade é fundamental

Se, como vimos, a modalidade da graduação interessa pouco ao mercado de trabalho na hora da selecionar um candidato, cabe esclarecer que o renome e a credibilidade da instituição de ensino no qual a formação ocorreu continua sendo um aspecto primordial.

Por isso, opte sempre por aquelas instituições reconhecidas (tanto pelo MEC quanto pelo mercado), que já possuam uma tradição consolidada de ensino e que possam funcionar como uma espécie de cartão de visitas na hora de você concorrer a uma vaga de emprego.

Para isso, é necessário que a instituição de ensino ofereça aos estudantes de EAD uma boa estrutura, que pode envolver, dependendo do curso, a existência de laboratórios, espaço para atividades práticas, monitorias etc.

Vantagens do estudante de EAD no mercado de trabalho

Em uma seleção de emprego, o fato de ter sido um estudante de EAD pode até mesmo representar uma grande vantagem no mercado de trabalho. Isso porque o perfil do estudante do ensino a distância tende, entre outras coisas, a ser caracterizado pela autonomia e a disciplina na hora de cumprir os prazos e as tarefas.

E, claro, essas características são muito desejadas pelas empresas, que buscam profissionais eficazes e modernos, capazes de realizar suas funções de forma mais autônoma e proativa. Assim, com um maior poder de organização e capacidade de planejar melhor o tempo, os egressos de EAD se destacam nas seleções de emprego por seus perfis profissionais independentes e dinâmicos.

Além disso, os estudante de EAD tendem a estar mais familiarizados com tecnologias como videoconferências, salas on-line de multitarefas, redes sociais etc. Isso pode ser um diferencial bem interessante para determinados postos de trabalho e empresas. Afinal, são cada vez mais comuns as corporações que estão flexibilizando os horários e os locais de trabalho, permitindo o cumprimento, por exemplo, de tarefas remotas.

Crie a sua rede de contatos

Uma das vantagens da EAD em relação à educação presencial é a autonomia que ela propicia aos seus estudantes. Entretanto, você deve ter cuidado para não extrapolar nessa autonomização e fazer toda uma graduação “sozinho”, isolado. Isso porque o mercado de trabalho exige que você tenha contatos e que crie uma rede profissional e afetiva.

Desse modo, tente participar de eventos, entre em contato direto com os professores e com outros colegas de faculdade. Isso representará uma melhor qualificação do seu currículo, além de abrir possibilidades de indicações para vagas no mercado de trabalho, que te receberá de uma forma muito mais amigável.

EAD como tendência para o futuro

Várias pesquisas dão conta de que, em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, o ensino a distância e a educação presencial convergirão rumo a um denominador comum, tendo em vista que as práticas didáticas estão adotando cada vez mais recursos tecnológicos que buscam flexibilizar nosso espaço e nosso tempo.

Assim, optar pela modalidade de graduação pelo EAD hoje significa também se antecipar a essas mudanças e se preparar para elas, estando à frente das necessidades do mercado de trabalho e, consequente, pronto para supri-las desde já.

Viu? O mercado de trabalho se interessa muito mais por suas habilidades e competências do que pelo tipo de graduação em que você se formou. Por isso, encare o EAD como uma ótima possibilidade de formação e de investimento em uma carreira sólida e consistente. Assim, o mercado de trabalho acolherá seu perfil profissional de forma aberta!

Agora conte para a gente: você já sabia de todas essas vantagens propiciadas pelo EAD? Ficou com alguma dúvida? Qual sua opinião sobre a educação a distância e sobre o assunto do post? Não perca tempo e deixe um comentário agora mesmo em nosso blog!

 

2415164_UNV_DivulgacaoEbook_bannerBlog-640x300

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário