Como_o_MBA_em_Gestão_de_Pessoas_pode_alavancar_sua_carreira.jpg.jpeg

O master business administration (MBA) é uma pós-graduação lato sensu voltada para a gestão de negócios, e ela capacita os profissionais para que eles sejam capazes de compreender, de forma global e aprofundada, os desafios do universo empresarial. O MBA é muito procurado por executivos, gestores, empresários ou mesmo por estudantes ambiciosos, que já têm alguma vivência no mercado de trabalho e almejam uma promoção a cargos de gerência ou de direção.

E o MBA em Gestão de Pessoas, especificamente, é um curso focado em lapidar as competências gerenciais dos alunos, transformando-os em agentes de mudança nos empreendimentos. Diante da realidade do universo corporativo atualmente, que se trata de um cenário o qual exige reinvenção permanente nas empresas para se manterem competitivas, ter profissionais com esse nível de capacitação é o alvo das maiores organizações mundiais.

Tudo isso já nos dá uma pista do poder de transformação que um MBA na área de Gestão de Capital Humano pode fazer na carreira de alguém. Ficou interessado no assunto? Que tal saber mais sobre MBA em Gestão de Pessoas? Então basta continuar lendo este post!

O MBA e o aumento salarial

Um levantamento realizado pelo jornal Financial Times revelou que a média do aumento salarial dos estudantes que realizaram os melhores MBAs do mundo 3 anos após a conclusão do curso é de 72%.

No Brasil, basta uma rápida pesquisa no site de empregos Catho para se dar conta de que a diferença salarial entre profissionais apenas graduados e outros, com MBA, também é bastante grande. Nada mais natural. O “darwinismo corporativo” tende a selecionar os melhores talentos, deixando os demais dentro da média salarial do mercado.

Portanto, quem deseja ascender na carreira e se destacar no segmento não pode abrir mão de um MBA que, juntamente com a aquisição de fluência em mais de uma língua estrangeira, é pilar básico para alcançar um posto de comando em uma empresa, especialmente se a sua atuação é na área de Gestão de Pessoas.

A importância dos especialistas em Gestão de Pessoas

Até meados dos anos 2000, somente as grandes corporações tinham acesso às informações mais importantes do mercado. No entanto, com o surgimento de um mundo com acesso bem mais democrático aos recursos tecnológicos, os dados deixaram de ser privilégio de poucos para estarem presentes, de forma igualitária, em todas as empresas que sabem manipulá-los.

O ponto crítico das empresas se deslocou da tecnologia para as pessoas: dados, todos têm. A diferença que separa as organizações dominantes das que se digladiam diariamente para se manterem vivas é, portanto, a presença de pessoas que sejam capazes de transformar dados brutos em informação — ou, melhor dizendo, em inteligência de negócios.

É nesse aspecto que a presença de experts em Gestão de Pessoas ganha ainda mais importância no mundo atual. O profissional da gerência/direção da área de Gestão de Pessoas vai ser o responsável por captar os melhores talentos do mercado para a sua organização. Ele vai elaborar planos de carreira, políticas de incentivos, métodos de recrutamento e seleção, além de outras iniciativas que buscam trazer os melhores quadros para as organizações, retendo-os pelo maior tempo possível.

Acredite: na sua empresa, o comando dessas ações certamente vai ser destinado a profissionais que tenham, no mínimo, um bom MBA em Gestão de Talentos.

Para quem o MBA em Gestão de Pessoas é indicado

O MBA em Gestão de Pessoas não é procurado apenas por profissionais da área de recursos humanos. Consultores em gestão de negócios, empresários, analistas, ocupantes de cargos de gerência e demais formados que têm interesse em liderar e gerenciar pessoas buscam frequentemente esse tipo de formação.

É interessante ponderar que os profissionais que se interessam em fazer um MBA são, em geral, pessoas que já estão dentro do mercado, com rotina agitada, muitas responsabilidades e pouco tempo disponível para estudos. Mas esse cenário caótico, típico dos habitantes das grandes metrópoles, não pode ser argumento para se esquivar de se aprimorar profissionalmente e adquirir novas competências.

Aos profissionais com esse perfil, o mais indicado é cursar um MBA a distância. E se engana quem acha que uma pós-graduação on-line não tem a mesma qualidade de outra, oferecida presencialmente. Essa modalidade, para surpresa de muitos — que desconhecem este modelo, que é considerado em outros países como “o futuro do ensino” —, já possui inúmeros cursos com nota máxima do MEC.

Uma das principais vantagens do EAD é justamente a possibilidade de ter aulas com os maiores experts do planeta na área de Gestão de Pessoas (já que boa parte das atividades são por videoconferência). Além disso, os custos são mais baixos, uma vez que toda a infraestrutura administrativa de uma instituição presencial não é necessária nesse formato de ensino.

O MBA em Gestão de Pessoas e o sucesso na carreira

Já se foi o tempo em que a Gestão de Pessoas se limitava a organizar folha de pagamento e recrutar funcionários, como um mero departamento de controle. Em um mundo globalizado, de extremo dinamismo e que impõe fomentação empreendedora de todos os colaboradores o tempo todo, a área de Gestão de Talentos passou a estar diretamente conectada aos objetivos do negócio, auxiliando, inclusive, na formulação do planejamento estratégico da empresa.

Se por um lado, isso significa aumento de responsabilidade, representa também maiores oportunidades de crescimento a quem estiver atualizado e amparado por uma sólida base acadêmica.

Um MBA na área é, dessa forma, muito mais do que recomendável a quem atua com recursos humanos: é imprescindível para consolidar espaço no mercado. Caso você ainda não tenha uma, vale a pena considerar a possibilidade. Mude a história da sua vida por meio de uma escolha como essa!

Aliás, como é a área de RH na sua empresa? Os seus superiores têm MBA em Gestão de Pessoas? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências com a gente! Aproveite para conferir a página do vestibular agendado da Una Virtual. Lá, você conhece todos os cursos de pós-graduação oferecidos pelo melhor centro universitário privado de Minas Gerais!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário