Como_funciona_o_ProUni_para_cursos_a_distância.jpg.jpeg

Ingressar no ensino superior é uma necessidade nos tempos atuais, mas ainda é um sonho distante para muitas pessoas. Seja por falta de condições financeiras — que impossibilitam que se arque com os investimentos exigidos por uma faculdade —, seja por ter uma rotina não convencional — apresentando, assim, dificuldades em conseguir fazer um curso presencial —, muitas pessoas adiam ou simplesmente desistem de ingressar em um curso superior, perdendo a chance de obter significativas transformações na sua carreira, em sua remuneração e no seu desenvolvimento profissional.

Se você desejar obter uma bolsa de estudos para iniciar os seus estudos de nível superior e ainda ter a chance de estudar a distância, no conforto da sua casa ou enquanto viaja, compreenda o que é e como funciona o ProUni e descubra de que maneira você pode usá-lo para obter uma vaga em cursos a distância:

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos, ou ProUni, é uma iniciativa do Governo Federal, e foi criado no ano de 2004, tendo sido colocado em prática pela iniciativa pública no ano de 2005, com a finalidade de oferecer bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais em instituições de ensino superior particulares, para cursos de graduação nas modalidades presencial e EAD. 

A quem o ProUni se destina e quais são seus pré-requisitos?

Podem participar do ProUni os estudantes que realizaram o ensino médio em escolas públicas ou aqueles que obtiveram bolsas de estudo integrais em escolas particulares.

Se você deseja concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni, você não pode ter diploma de curso superior. Também é preciso que você tenha participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistado a nota mínima de 450 pontos, referente à média de todas as notas obtidas do exame, com nota na redação deve ter sido superior a 0.

O ProUni também apresenta alguns requisitos referentes à renda dos candidatos:

  • para tentar obter uma bolsa integral, é preciso que a sua renda familiar bruta máxima por pessoa seja de até 1,5 salário-mínimo;

  • se o seu objetivo for uma bolsa de estudos de 50%, é preciso que a sua renda familiar bruta máxima de até 3 salários-mínimos.

O programa também contempla pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, que exerçam as suas atividades na educação básica e que façam parte do quadro de pessoal permanente da escola em que trabalham. Neste último caso, os candidatos podem participar do ProUni concorrendo a bolsas em cursos superiores de licenciatura, e não há pré-requisitos relacionados à renda.

Como participar do ProUni?

São 2 edições anuais, e caso você tenha interesse em concorrer a uma bolsa de estudos, o seu primeiro passo é realizar o cadastramento de maneira gratuita, pela internet. No ato da inscrição, você terá a chance de escolher até 2 opções de instituição, curso e turno, dentre as opções de cursos presenciais e a distância. A plataforma do ProUni vai realizar o cálculo das notas de corte, de acordo com as notas do Enem informadas pelos participantes.

Caso você seja selecionado, deverá comparecer à instituição de ensino escolhida, portando os documentos comprobatório das informações solicitadas durante a realização da inscrição. Na instituição, será feita a conferência das informações e também a sua matrícula!

Por que se candidatar a uma bolsa de estudos para um curso de educação a distância?

Se você tem uma rotina com horários não convencionais, se trabalha o dia inteiro ou se trabalha cada dia em um horário diferente, se tem filhos pequenos e não pode se ausentar de casa por muito tempo ou simplesmente se prefere realizar os seus estudos a distância, concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni para fazer um curso superior de educação a distância pode ser uma estratégia muito inteligente.

Vem crescendo a oferta de cursos a distância, e o diploma de um curso a distância tem o mesmo valor de um conquistado em um curso superior. Optando pela educação a distância, você pode estudar na comodidade da sua casa ou em qualquer outro lugar que você esteja e nos horários que forem mais convenientes para você. Basta ter à sua disposição um computador ou outro dispositivo que tenha acesso à internet e outros recursos necessários ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.

Quando você realiza seus estudos de nível superior por meio da educação a distância, consegue otimizar seu tempo, evitando perder preciosos minutos do seu dia no trânsito, por exemplo. Pessoas com situação de mobilidade reduzida ou aqueles que residem em locais mais afastados dos grandes centros, onde não há oferta suficiente de ensino superior, também podem se beneficiar das vantagens oferecidas pela educação a distância.

O ProUni, como visto, concede bolsas de estudos integrais e parciais em cursos presenciais quanto em cursos a distância e representa uma valiosa chance para aqueles que têm como objetivo fazer uma faculdade, mas não têm condições financeiras para sustentar tal investimento.

Investir na sua formação acadêmica é algo muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. Realizar uma faculdade pode abrir a você muitas portas e certamente significará o início de uma carreira de sucesso.

O ProUni e os cursos a distância fazem com que a educação superior esteja ao alcance de um número altíssimo de pessoas, mas é preciso que você dê o primeiro passo. Não perca mais tempo! Caso você tenha como objetivo ingressar em uma faculdade a distância ainda neste ano, acesse o site oficial do programa e confira em detalhes todas as informações e pré-requisitos relacionados ao Programa Universidade para Todos.

Esteja bastante atento a todas as informações e certifique-se de que você atende a todas as exigências e tem todos os documentos comprobatórios, principalmente no que se refere à renda familiar per capita máxima permitida. Acesse o cronograma do processo de seleção, para não perder as datas de cada etapa e boa sorte!

Você pretende fazer um curso a distância? Está interessado em concorrer a uma bolsa do ProUni? Deixe um comentário e compartilhe as suas opiniões com a gente!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário