Depositphotos_36646957_l-2015.jpg.jpeg

Em diferentes regiões do país, milhares de estudantes estão se preparando para as provas do vestibular. Após a difícil etapa que envolve a escolha da carreira a ser seguida, surge o momento que é dedicado aos estudos e memorizações.

Antes desse processo, no entanto, é importante que os futuros profissionais busquem informações mais detalhadas sobre o curso escolhido para saberem onde focar sua atenção. Além de permitir ao estudante ter uma noção dos conteúdos mais abordados no vestibular, essa pesquisa também serve de parâmetro para a confirmação de que essa é realmente a carreira ideal no momento.

Para você que pretende ingressar em um curso de Pedagogia, trouxemos hoje dicas importantes sobre como estudar para o vestibular. Veja!

Definindo a área da Pedagogia

Antes de abordar dicas importantes para o vestibular, vamos partir da definição do curso de Pedagogia para entender quais os conhecimento mais relevantes nessa área.

O que significa

A Pedagogia pode ser entendida como um conjunto de princípios, técnicas e métodos da educação e ensino aplicado em determinado contexto, com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem de diferentes indivíduos. Nessa área, são realizados estudos teóricos e práticos de temas relacionados à educação.

Os profissionais que atuam na área são denominados pedagogos, e são também os responsáveis por realizar trabalhos de reflexão e incentivar a produção de conhecimentos.

Como ciência, a Pedagogia tem total relação com os aspectos da sociedade e normas educacionais de uma determinada região. Entre os temas mais abordados e trabalhados nessa profissão, estão:

  • os métodos e sistemas pedagógicos;

  • as dificuldades de aprendizado;

  • os conteúdos educacionais;

  • o papel do professor no processo educativo;

  • o aluno no processo educativo;

  • e também didáticas e práticas pedagógicas.

Conhecendo o perfil do profissional

O perfil do profissional de Pedagogia é um fator importante a ser analisado antes de qualquer estudo, afinal, representa as características desejáveis a qualquer interessado na área. Inclusive, essa análise pode servir de base para estudantes que ainda pretendem encarar o vestibular e ter uma noção do que ainda vão encontrar pela frente.

Pois bem, o pedagogo é um profissional que atua em diversas dimensões da educação — ensino infantil, fundamental, médio, jovens e adultos — e, sendo assim, precisa estar preparado para lidar com públicos de diferentes faixas etárias. Outras funções podem ser encontradas em cargos de empresas e órgãos públicos, nos quais esse profissional pode atuar como consultor, assessor, treinador de equipes e coordenador pedagógico.

Independentemente do campo escolhido para trabalhar, o fato é que o pedagogo sempre estará em contato direto com inúmeras pessoas, com o principal objetivo de democratizar o acesso aos conhecimentos e promover melhorias nas condições de vida.

Nesse sentido, cabe ao profissional ter capacidades para ensinar, investigar, refletir e ainda gerir variáveis envolvidas com a atividade docente. Além disso, deve ter facilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares e agir de forma ética.

O perfil do profissional da modalidade EAD

Os profissionais formados em graduação de modalidade presencial ou a distância possuem as mesmas aptidões para atuar na Pedagogia. Nesse caso, a principal diferença entre ambos está no perfil desejado para o curso.

Na graduação a distância, o estudante deve ter, além de todas as características já citadas, uma boa capacidade para lidar com a escrita e com a leitura dos materiais. Isso porque, como não terá muito contato com atividades orais, seu diferencial principal deverá ser mostrado na qualidade dos textos e na interpretação dos conteúdos.

Conteúdos de peso na prova

Considerando a importância das teorias relacionadas à educação e à sociedade, vale a pena dedicar os estudos em conteúdos que abordam esses temas de maneira abrangente. Nos primeiros dias, o estudante pode começar a se preparar com as áreas de História, Filosofia e Sociologia. Aqui, o estudo será basicamente uma revisão de disciplinas já vistas no ensino médio, fato que facilita o entendimento e reflexão dos conteúdos.

Procure avançar somente quando sentir que absorveu informações suficientes daquele tema. Depois, você deve procurar aprofundamento em conteúdos que tenham ênfase em temas específicos, como psicologia infantil, metodologias de aprendizado e didáticas pedagógicas. Nesse momento, o estudo pode se tornar mais massivo e cansativo, portanto, uma pausa para alongamento e degustação de um cafezinho podem cair muito bem. Lembre-se: a qualidade de estudo é mais importante do que a quantidade.

Atenção na grade do curso

Para provas de vestibular em diferentes áreas, uma forma eficiente e segura de escolher os principais conteúdos para estudo é verificar a grade curricular do curso. Isso porque, mesmo tendo ciência de que todas as provas contêm questões de matérias em comum, o simples fato de apresentar bom desempenho nos temas de enfoque pode ser um diferencial.

Vale destacar, porém, que cada instituição elabora suas grades curriculares de maneira distinta. Portanto, se você já escolheu a faculdade onde pretende estudar, verifique junto da instituição se ela oferece informações e dicas sobre a etapa do vestibular. Ainda assim, procure conferir as disciplinas abordadas durante o curso para focar nesse tipo de informação e ser destaque na prova.

Abaixo, você confere as principais disciplinas que compõem a grade curricular de uma graduação em Pedagogia com habilitação em bacharelado ou licenciatura:

  • Conceitos básicos de Administração;

  • Didática;

  • Economia aplicada à Educação;

  • Filosofia da Educação;

  • História da Educação;

  • Língua Portuguesa;

  • Política Educacional;

  • Psicologia da Educação;

  • Sociologia da Educação.

Além de todas essas dicas, tome muito cuidado com a organização do seu tempo de estudo. Mesmo querendo focar em temas importantes do curso, é importante que você reserve horários específicos para as demais disciplinas do vestibular. Se for preciso, elabore um plano de estudos para controlar cada atividade realizada e evitar o esquecimento de alguma matéria.

Por fim, mantenha bons hábitos de sono e adote uma alimentação balanceada para dar conta de todas as informações e enfrentar o dia da prova com sucesso. Depois dessa etapa, só mesmo um profissional realizado para saber como estudar para o vestibular de maneira adequada é fundamental para o sucesso da carreira.

Quer mais conteúdo sobre o universo dos estudos? Então baixe o nosso e-book “Como impulsionar a carreira com um curso a distância!”. Veja também o que a Una Virtual preparou para quem deseja fazer parte da instituição!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário