como_estudar_para_o_vestibular_de_logistica.jpg.jpeg

Uma das áreas mais promissoras do mercado brasileiro, a Logística envolve o planejamento e o controle do fluxo de distribuição e de armazenamento de matérias-primas e de produtos. O profissional com essa especialização participa de todo o processo de produção de um item até o seu consumo, executando e controlando todas as etapas, especialmente a de transporte, já que é o ramo que garante que o produto chegue ao seu destino nos prazos previamente definidos.

Prestar o vestibular para esse curso é a melhor escolha para pessoas que têm como características visão estratégica, habilidade de planejamento e capacidade para lidar com imprevistos. Na grade curricular, estão presentes disciplinas como Análise de Cenários Econômicos, Raciocínio Lógico e Desenvolvimento Humano nas Organizações. O foco maior é nas Ciências Exatas, mas ainda há matérias ligadas a Humanas, com abordagem de assuntos como comunicação e ética nas organizações.

Para passar na prova e começar o curso universitário na área, prepare-se para estudar disciplinas dos dois campos de conhecimento, aprofundar o que você sabe sobre atualidades e arrasar na redação.

Aprenda, a seguir, como estudar para o vestibular de Logística:

O que você precisa saber sobre a área de Logística

O perfil do aluno

A Logística é uma atividade estratégica para empresas dos mais diversos setores. O desempenho da área tem impacto significativo nos resultados corporativos. Por isso, as companhias buscam um perfil muito específico de profissional para cuidar das suas operações logísticas.

Conhecimentos técnicos de pontos como transporte e armazenagem, visão estratégica do negócio e do mercado e capacidade de tomar as melhores decisões logísticas para impulsionar os resultados da empresa: essas são competências fundamentais para quem deseja atuar no ramo e que são desenvolvidos no curso.

Para atuar como tecnólogo de Logística e conseguir uma boa colocação em empresas, é imprescindível reforçar os conhecimentos em inglês. O idioma é, muitas vezes, pré-requisito em processos de seleção pela atuação global que as posições na área costumam ter.

Com as mudanças constantes do mercado e, consequentemente, das organizações, é essencial que o profissional procure se manter atualizado sobre as principais tendências no mundo dos negócios, por meio de workshops e palestras.

O curso de Logística

O tecnólogo de Logística aprende as mais variadas disciplinas durante o curso que dura, em média, 2 anos. Estão no currículo diversas matérias ligadas à Administração, com a abordagem de questões ligadas à transporte e legislação do trânsito.

Entre as disciplinas que fazem parte do curso estão:

  • Análise e Interpretação de Dados;

  • Logística Empresarial;

  • Administração Mercadológica;

  • Raciocínio Lógico;

  • Empreendedorismo;

  • Gestão da Qualidade;

  • Logística Internacional.

O mercado de trabalho

Como tecnólogo em Logística, o profissional pode trabalhar em empresas de qualquer porte e segmento, como indústria, comércio e eventos. Ele desempenha papel essencial em grandes empresas, atuando de forma coordenada com setores como expedição, almoxarifado e compras.

Entre as áreas de atuação possíveis para o profissional estão ainda:

  • Logística Internacional, em que o funcionário será responsável pela análise do comércio internacional e pelas condições de distribuição de mercadorias pelos mais diversos meios;

  • Logística de Marketing, em que as estratégias de logística são estabelecidas junto com as de marketing;

  • Logística Empresarial, em que o tecnólogo planeja e controla o fluxo de produtos de uma empresa, com o objetivo de alcançar maior rentabilidade no processo de distribuição.

A preparação para o vestibular de Logística

Por ser um curso com foco muito forte em negócios, para se preparar para o vestibular de Logística é essencial investir tempo no estudo de disciplinas ligadas às Ciências Exatas, como Matemática e Física.

Raciocínio lógico é uma habilidade fundamental para o tecnólogo atuar no ramo. Por isso, busque aprimorar seus conhecimentos e direcionar os estudos para desenvolver essa característica.

O estudo de atualidades também é importante para ter sucesso no vestibular. Por ter como principal área de atuação empresas dos mais diversos setores, o profissional de Logística tem que estar antenado com tudo o que acontece no mundo.

Isso engloba situação econômica e política dos países, tendências de marketing e outros pontos que possam afetar os negócios. Para estudar atualidades para o vestibular, é importante acompanhar o noticiário, acessar sites confiáveis e ler publicações especializadas para saber sobre tudo o que acontece no planeta.

A redação é outro ponto que merece atenção na preparação para o vestibular. Saber se expressar é competência essencial para qualquer profissional — de Logística, inclusive. Além disso, para ter sucesso na prova, alcançar um bom desempenho na redação é importante para ter o número de pontos necessários para conseguir a vaga.

As vantagens de fazer o curso por EAD

Entre as vantagens de prestar vestibular para um curso de Logística a distância estão a flexibilidade de horários; a possibilidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo; e o custo. Muitas pessoas que querem cursar o vestibular para esse curso já trabalham, e, graças à modalidade EAD, elas não precisam abrir mão do seu emprego para realizar o sonho de fazer uma faculdade.

Como o EAD oferece a possibilidade de estudar nos horários mais convenientes para o aluno, você pode montar sua grade de disciplinas de acordo com o que achar melhor para você. O custo também deve ser considerado: as mensalidades do EAD costumam ser mais em conta do que as cobradas por cursos presenciais. Além disso, há economia com alimentação e transporte para a faculdade.

O vestibular de Logística é feito sob medida para pessoas que desejam atuar em uma área aquecida e com inúmeras possibilidades mesmo em tempos de crise. Para conseguir a tão sonhada vaga na faculdade, não deixe de investir tempo no estudo de disciplinas das Ciências Exatas, aposte no aprofundamento do seu conhecimento em atualidades e mantenha-se informado sobre pontos essenciais para o desempenho da profissão de tecnólogo, como transportes, legislação e compras.

Quer saber ainda mais sobre a área de Logística? Então continue com a visita em nosso blog e confira o post “Gerente de Logística: por que essa profissão está em alta?”!

Acesse também a página da Una Virtual e confira as datas disponíveis para agendamento de vestibular!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário