Como_estudar_para_o_vestibular_de_Gestão_Pública.jpg.jpeg

Na hora de estudar para o vestibular, é comum que os estudantes comecem a conferir e a exercitar conteúdos de todas as matérias do ensino médio. Nessa grande revisão, alguns temas e teorias específicos do próprio curso também podem ser estudados, já que em alguns casos costumam ser abordados nas provas e, ainda, contribuem com o preparo do estudante para as futuras aulas na faculdade.

Para você que busca ingressar em uma graduação em Gestão Pública, trouxemos hoje informações importantes sobre essa área e seu perfil profissional. Saiba mais!

A área de Gestão Pública

A Gestão Pública é um campo do conhecimento e do trabalho ligado às organizações que afetam o interesse público. Dessa maneira, é possível haver gestão pública tanto em uma organização pública quanto privada.

Como exemplo de um ente privado que pode ser tratado pela gestão pública estão as organizações não governamentais (ONGs), já que costumam tratar de bens públicos ao oferecerem trabalhos de cuidados aos animais e ao meio ambiente e projetos com atividades artísticas e educativas.

Diferentemente da Administração Pública — considerada antiga, pois abrange a formação dos Estados modernos e as suas atividades culturais e políticas —, a Gestão Pública é uma área mais recente e está envolvida com as novas práticas de administração do setor público.

O perfil do profissional de Gestão Pública

Em ONGs, órgãos públicos e empresas privadas que prestam serviços à sociedade, o gestor público é o profissional responsável por garantir o bom funcionamento e o aperfeiçoamento das ações que visam o desenvolvimento de programas de ordem pública. E, considerando a grande importância das instituições públicas para a sociedade, o profissional dessa área deve saber gerir o dinheiro público de forma eficaz e responsável.

Isto é, com o seu conhecimento e com o uso dos métodos de análise e de planejamento, o esse gestor busca aumentar a produtividade por meio de um bom aproveitamento dos recursos financeiros, materiais, humanos e temporais.

No seu dia a dia, o gestor tem como principal função organizar os espaços urbanos e rurais, com a finalidade de medir impactos e implementar políticas públicas de acordo com o desafio encontrado.

Recentemente, o mercado demanda um profissional com conhecimento na área das Ciências Humanas e com bagagem de experiência desde o período da faculdade. Nesse sentido, a realização de bons estágios pode ser um diferencial ao estudante que pretende atuar em organizações privadas. Para o cargo de administração em órgãos públicos, é necessário prestar concurso público.

O estudante que tiver interesse na área precisa estar sempre atento às questões de cunho social, ambiental e econômico, as quais podem impactar ou ainda contribuir com o desenvolvimento da gestão do setor público. Ainda, é preciso dispor de um perfil com sensibilidade para realizar boas análises do ambiente relacionado ao setor em que se encontra a fim de avaliar possíveis impactos positivos e negativos.

A ênfase dos cursos de Gestão Pública

Na educação superior, o principal objetivo do curso é qualificar profissionais para atenderem as demandas de planejamento e de administração com postura ética e responsável. Sendo assim, a Gestão Pública é uma área que exige senso crítico e interesse nas questões que envolvem a relação com a comunidade.

Em cursos de Gestão Pública, o estudante:

  • aprende sobre a hierarquia de formação do poder público;

  • entende o funcionamento do quadro de servidores;

  • e ainda exercita atividades relacionadas à prestação de contas para o público.

Nas aulas, poderá encontrar disciplinas de

  • contabilidade pública;

  • estatística;

  • gestão participativa;

  • legislação;

  • e licitações.

Hoje, os estudantes que procuram pelos cursos de Gestão Pública podem se beneficiar com as ofertas de ensino na modalidade presencial ou a distância. A segunda opção ganha destaque pela flexibilidade que proporciona, permitindo ao aluno consultar materiais e disciplinas no momento mais oportuno, bem como dar conta do trabalho e dos estudos ao mesmo tempo.

Ainda, diversas instituições têm apostado nessa modalidade como uma forma de garantir o acesso à educação superior de qualidade. Na maioria delas, é possível encontrar condições vantajosas para o financiamento dos cursos, o que representa chances únicas para estudantes de todo o país.

Como estudar para o vestibular de Gestão Pública

Considerando as características dos cursos, o vestibulando deve começar a se preparar com áreas mais abrangentes da faculdade de Gestão Pública, que correspondem aos recursos humanos, às finanças públicas e às políticas públicas. Você também poderá se dedicar a conteúdos relacionados ao desempenho e planejamento corporativo.

Verifique a grade do curso

Uma boa forma de conhecer os conteúdos de peso para o vestibular e, futuramente, para a faculdade, é verificando a grade curricular do curso escolhido. Geralmente, são descritas nessa lista as disciplinas mais básicas e importantes da área. Se você já optou por uma instituição específica, a consulta fica mais filtrada, visto que cada faculdade costuma elaborar um currículo específico.

Confira abaixo os conteúdos que compõem a grade curricular da maioria dos cursos de Gestão Pública:

  • Administração Pública;

  • Administração Financeira e Orçamentária;

  • Análise de Cenários Econômicos;

  • Análise e Interpretação de Dados;

  • Contabilidade Geral e Pública;

  • Desenvolvimento Humano nas Organizações;

  • Direito Administrativo;

  • Empreendedorismo;

  • Ética e Responsabilidade Socioambiental;

  • Gestão da Informação.

Elabore um plano de estudos

Encarar um vestibular não é uma tarefa fácil, muito menos quando envolve o acesso para o curso tão desejado. Ainda assim, o processo pode ser encarado com mais facilidade a partir de um bom plano de estudos. Esse recurso consiste em categorizar os conteúdos de acordo com a sua prioridade no momento para então organizá-los em horários definidos na rotina.

Nos primeiros dias, você pode começar com revisões gerais de matérias do ensino médio, já que estão mais frescas na mente e tendem a ser absorvidas rapidamente. Depois, foque nos conteúdos de peso para dar conta de possíveis questões específicas e ainda garantir um preparo eficiente para a faculdade. Com essas dicas, seu objetivo de ingressar no curso de Gestão Pública será facilmente alcançado.

Quer entender mais sobre o curso? Então faça o download do e-book “Gestão na graduação: 8 cursos para você considerar”! Aproveite para conhecer as oportunidades oferecidas no vestibular da Una Virtual!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário