Como_equilibrar_o_estudo_das_matérias_de_seu_curso_a_distância.jpg.jpeg

O mundo evolui, e com ele evoluiu também a forma como as pessoas se relacionam com a educação. A educação a distância (EAD) é um bom exemplo das mudanças e das transformações que caracterizam a nossa sociedade nos dias de hoje. Essa modalidade de ensino, que começou timidamente no Brasil, hoje conta com números expressivos: segundo dados do Censo EAD, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), existem em nosso país mais de 270 instituições que oferecem, juntas, cerca de 25 mil cursos a distância.

Se você é um desses alunos que engordam as estatísticas desse tipo de ensino, o post de hoje vai te acertar em cheio. Nele, vamos listar medidas simples e eficazes para te ajudar a equilibrar adequadamente o estudo nas matérias do seu curso a distância, de modo que você obtenha bons resultados e consiga encaixar adequadamente a rotina de estudos na sua agenda.

Confira:

Organização — uma questão de sobrevivência

Você consegue produzir bem em um ambiente bagunçado? Se você respondeu “sim”, saiba que os especialistas pensam o contrário: eles acreditam que um ambiente organizado aumenta a concentração.

Sendo assim, não perca tempo. Dê uma boa arrumada no seu ambiente de estudo. Se a sua rotina é apertada, aí é que o seu ambiente deve mesmo ser organizado, afinal, você não vai querer perder tempo arrumando tudo antes de estudar, não é mesmo?

Evite qualquer tipo de estresse na hora de estudar e deixe a sua mesa de trabalho limpa e organizada. Os itens auxiliares — como papéis e canetas marcadoras de texto — devem estar sempre à mão. Acredite, isso vai aumentar o seu rendimento.

Aproveite para replicar essa prática para o universo digital: organize sempre os seus arquivos em pastas separadas por matéria. Nada de sair fazendo os downloads de qualquer jeito.

Isso demandará um pouco de trabalho no início, mas depois que você pegar o jeito, vai perceber como essa rotina facilita a sua vida. Quando você menos esperar, o hábito de guardar arquivos e vídeos organizadamente vai se consolidar e você vai fazer isso quase automaticamente.

Controle do tempo — cada minuto importa

Hoje em dia, tudo parece que passa mais rápido, não é? E passa mesmo. Cientistas acreditam que o terremoto ocorrido no Japão, em meados de 2011, pode ter mudado o eixo da Terra em cerca de 16 centímetros, com repercussões sobre a velocidade de rotação. Toda essa transformação culminou na diminuição dos dias em cerca de 1,8 milionésimos de segundo.

Parece pouco tempo, não é? Pouco ou não, o fato é que estamos mais e mais atarefados e todo tempo é precioso. Assim, a dica da vez é: gerencie o seu tempo. Divida o horário disponível para os estudos de acordo com a quantidade de matérias que você cursa. Faça uma agenda das suas atividades, de modo que você possa acompanhar as tarefas previstas em função do tempo disponível.

Foco — não se esqueça das piores matérias

A maioria das pessoas tende a fazer aquilo que mais gosta. Isso se aplica também nos estudos. Há pessoas que gostam mais de Matemática e, por isso, dedicam muito tempo à essa disciplina; outros adoram História, só querem saber de ler e, com isso, deixam os números de lado, relegando a Matemática ao segundo, ao terceiro… ao último plano.

Não cometa esse erro! É importante manter uma equilíbrio entre as disciplinas. Afinal de contas, de nada adianta ser excelente em cálculo e tirar 0 em Português, concorda? A dica, nesse caso, é: foque no que você sabe menos.

Você deve estudar as disciplinas que mais gosta, mas para ter uma boa média geral é essencial focar nas disciplinas que você menos se identifica. E faço muitos exercícios, é claro. Uma dica é intercalar disciplinas que você gosta com aquelas que não te atraem tanto assim.

Disciplina — uma característica fundamental

Agora que você já sabe que precisa ser organizado, que é indispensável controlar o tempo e que precisa focar nas matérias em que tem mais dificuldade, aí vai mais uma dica: tenha muita disciplina e dedicação.

Pouco importa saber o que você deve fazer se você, efetivamente, não o faz. Por isso, saia da sua zona de conforto e aja. Faça o seu roteiro de estudos, trace as suas metas e as cumpra rigorosamente.

Também é muito importante checar se o seu planejamento está indo bem. Verifique se está conseguindo cumprir as metas estipuladas no seu planejamento. Se não estiver alcançando as metas planejadas, pare e refaça o planejamento. Trace um plano factível e escolha horários que realmente se adequam à sua agenda. Não adianta traçar um plano perfeito se você não o cumpre, certo?

Tecnologia — use-a a seu favor

Hoje em dia existe uma série de ferramentas e aplicativos para ajudar a vida dos estudantes. E você, o que está fazendo que ainda não está usando nenhum deles? Faça uma pesquisa e instale os aplicativos que podem te ajudar a memorizar conteúdos, baixar e consultar arquivos e revisar matérias.

Assim, em vez de ficar perdendo tempo nas redes sociais, você aproveita esse tempo precioso para acessar os aplicativos e dar uma revisada nos conteúdos sempre que possível.

Sem falar que você pode participar de grupos de estudos on-line. Essa é uma boa forma de compartilhar materiais didáticos, tirar dúvidas, debater questões e, o melhor de tudo, fazer novas amizades, aumentando o seu ciclo de amigos.

E aí, você está se sentindo motivado para aplicar essas dicas no seu curso EAD? Então, não perca tempo! Organize-se e ponha em prática tudo o que explicamos. No final do semestre, certamente, o resultado positivo vai aparecer!

Agora que você já sabe como equilibrar o estudo das matérias do seu curso a distância, que tal dar uma olhadinha nas opções de graduação e pós graduação oferecidas pela Una Virtual? Há cursos 100% EAD e semipresenciais para todos os gostos. Confira!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário