como-a-criacao-de-um-blog-pode-ajudar-no-marketing-pessoal.jpeg

O blog é uma ferramenta digital que surgiu em meados da década de 90. O objetivo era simples: ser um diário online, aberto a todos os usuários da internet. Nele, o autor poderia expor opiniões, visões e sua rotina para todo mundo.

Hoje, mais de 20 anos depois do seu surgimento, os blogs são muito mais do que um diário online: são verdadeiras plataformas de marketing digital, unindo pessoas em torno de um determinado assunto. Você pode se beneficiar muito com a criação de um blog.

Cenário digital

Nos dias de hoje, com as redes sociais atuando como a principal forma de interação entre as pessoas, os blogs tornaram-se uma poderosa ferramenta de marketing pessoal.

Quem tem um blog bem feito, com conteúdo relevante, imagens chamativas e um texto informativo e sucinto, rapidamente torna-se referência na internet. Isso é muito mais do que ser apenas famoso: se você é relevante para um determinado grupo de pessoas, consegue crescer na carreira e abrir novas frentes de trabalho.

Acredite: a tecnologia será muito importante para o seu futuro profissional

O que é preciso para a criação de um blog

A criação de um blog está ao alcance de quase todo mundo. Existem diversas ferramentas gratuitas, disponíveis na própria internet, que permitem que você tenha um espaço para escrever sobre o que quiser.

Mas, caso você queira atingir um grande número de pessoas, o ideal mesmo é procurar pelos recursos mais bem desenvolvidos, que também são fáceis de serem utilizados.

A primeira providência para se criar um bom blog, é seguir a estratégia dos 3 A’s: Ação, Administração e Alcance.

Ação

Para se ter um bom blog, primeiro é preciso criá-lo e essa é uma atitude que está nas suas mãos. É preciso tomar a iniciativa de idealizar o seu projeto e ir atrás dos recursos necessários para criar este espaço virtual.

Administração

Essa é a parte mais difícil, mas também a mais importante. Um blog precisa de conteúdo, no mínimo, diário. Os textos devem ser relevantes e devem servir para aquelas pessoas que buscam por este assunto na Internet

É preciso trabalhar no desenvolvimento de pautas e na maneira mais adequada de dispor este conteúdo.

Alcance

O alcance é a materialização do número de pessoas atingidas pelo seu blog. Quanto maior o seu alcance, mais chance você tem de se tornar referência naquele assunto sobre o qual escreve.

Escrever para alguém

Quando você escreve em um blog, deve ter em mente dois conceitos distintos: um é o seu público-alvo, o outro é a persona que estará lendo o texto.

O público-alvo é aquele grupo de pessoas ou comunidade, que se interessa pelo assunto sobre o qual você escreve. Qual a média de idade? São mais mulheres ou homens?

Para entender mais sobre o seu público-alvo, você deve pesquisar um pouco sobre a abrangência do seu tema. Se você escreve sobre maquiagem, por exemplo, deve ter um público feminino forte. Se escreve sobre educação, deverá ter um grande contingente de professores frequentando a sua página.

Já a persona é um conceito mais restrito e refere-se a um perfil de pessoa que se interessaria por aquela pauta específica. Voltando ao exemplo anterior, se você tem um blog sobre educação e vai escrever um texto sobre concursos públicos, deve procurar uma linguagem que se adeque às necessidades de um concurseiro.

Para saber isso, você precisará conhecer um pouco mais sobre cada uma das personas que se aplicam ao seu tema de blog.

Integração e interação

Para que o seu blog seja muito lido e respeitado você deve procurar integrá-lo a outras plataformas e também interagir muito com seus leitores.

A integração leva em consideração, principalmente, as redes sociais. Atualmente, a maioria das pessoas navega pela internet utilizando a própria timeline das redes sociais. Assim, é  importante que o seu blog esteja presente, levando conteúdo relevante para o lugar onde as pessoas procuram por ele.

A conquista de leitores desperta a necessidade de mantê-los. Por isso, é muito importante cuidar da interação. Nenhuma pergunta, sugestão ou comentário que for feito no seu blog deve ficar sem resposta.

O mesmo vale para as interações obtidas nos comentários do Facebook, do Instagram, do Twitter ou de qualquer rede social na qual você esteja divulgando seu blog.

Textos curtos e objetivos

Embora o blog tenha um espaço maior para a exploração dos temas, você deve tomar cuidado com o seu texto. Textos longos, prolixos e pouco objetivos têm menos chances de repercutir entre os leitores.

Lembre-se: vivemos a era da imagem e as pessoas têm cada vez menos tempo disponível para ler.

Se você estiver com uma pauta que culminará em um texto muito longo, tente quebrar o conteúdo em duas ou mais partes. Outra opção é estudar diferentes plataformas para publicar, como vídeos, por exemplo.

Caso você tenha pouca experiência com a produção de textos, procure uma certificação digital online. Existem várias opções disponíveis na Internet.

Mensuração de resultados

Um bom blog deve ser acompanhado de uma mensuração de resultados eficaz. Muitas ferramentas, até mesmo as gratuitas, dispõem dessas opções no próprio sistema.

A mensuração de resultados é importante para que você saiba quais pautas chamaram mais a atenção dos leitores e em quais assuntos você deve investir mais nas próximas postagens.

Também é interessante saber em quais partes do mundo o seu blog tem feito mais sucesso, para que você possa produzir pautas regionais, futuramente.

Resultados que podem ser obtidos

Um blogueiro de sucesso é aquele que se torna referência em relação ao assunto sobre o qual escreve. Atualmente, muitas pessoas acabaram fazendo da produção de um blog a sua profissão principal e há casos de carreiras profissionais muito bem sucedidas.

Além de se tornar referência, você expõe sua opinião sobre temas relevantes para um público muito amplo. Alguém que tem um blog constantemente atualizado com bons textos acaba sendo lembrado com mais frequência por recrutadores, parceiros, fornecedores, etc.

Muitos blogueiros também acabam tornando-se palestrantes, ampliando ainda mais seu público e levando seus conhecimentos e ideias para um grande número de pessoas.

E aí, gostou de saber mais sobre a criação de um blog? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos como este! 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário