As_oportunidades_de_trabalho_para_o_bacharel_em_Ciências_Contábeis.jpg.jpeg

A demanda por contadores no mercado de trabalho só está crescendo. No Brasil e no mundo, é cada vez mais necessário um profissional competente e organizado para gerir a área financeira das empresas e que seja bem informado com relação à matriz tributária.

E então, se interessou pela profissão? Conheça as possibilidades de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis, o curso de graduação e as perspectivas de carreira que a área pode oferecer:

O perfil do contador

Para realizar o seu trabalho com competência, a disciplina, a organização e a afinidade com números são fundamentais na vida do contador, também conhecido como contabilista.

O profissional formado em Ciências Contábeis é o responsável pelas questões tributárias, financeiras, contratuais, econômicas e patrimoniais da empresa em que trabalha. Por isso, ética, competência e responsabilidade são qualidades essenciais do contador, já que ele é quem fiscaliza as contas de uma empresa por meio do registro e do controle das receitas, lucros e despesas.

O trabalho do profissional formado em Ciências Contábeis

O profissional que monitora a organização financeira de uma empresa é aquele formado em Ciências Contábeis, curso também conhecido como Contabilidade. Ele controla os registros de negócios da empresa (compra e venda, aplicações e investimentos) de modo a controlar o seu patrimônio.

É de responsabilidade do contador fazer o registro de todas as atividades financeiras e a elaboração de relatórios e do balanço patrimonial. Para que exista um controle seguro da operação financeira da empresa, é preciso que toda a movimentação de ativos e passivos de uma organização seja de conhecimento desse profissional.

Além disso, o contador também trabalha na regulamentação, e a sua função é verificar o pagamento dos impostos que devem ser feitos pela empresa. Os contratos também devem estar sempre de acordo com a lei, do ponto de vista fiscal e econômico. Por isso, é primordial que o contador esteja sempre atualizado no campo das políticas fiscais do governo com relação ao recolhimento de impostos, à emissão de notas fiscais e outros.

É o contador o responsável por dar orientação sobre questões contábeis ao empresário e ao dirigente da companhia por meio da interpretação de eventos econômicos. Ele também pode conceder consultorias e contribuir para a tomada de decisão dos gestores, além de ajudar a traçar planos de investimento.

A área de Ciências Contábeis envolve os setores de Auditorias e Perícias Judiciais e Contábeis, atividades exclusivas desse profissional, Gerência Financeira, Tributação e Recursos Humanos. O registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade é necessário para o exercício da profissão.

O curso de Ciências Contábeis

O curso superior em Ciências Contábeis tem duração de 4 anos, em média, e o bacharelado está disponível tanto para cursos presenciais como para cursos a distância. No final da graduação, o futuro contador deve apresentar o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A graduação em Ciências Contábeis pode ser encontrada nas instituições de ensino públicas e privadas de maior prestígio do país.

O início do curso se caracteriza pela formação básica do estudante, que vai aprender conceitos gerais de Economia, Matemática, Teoria da Administração, Direito, Português e Ciências Sociais. Depois, o aluno começa a estudar matérias específicas voltadas para a prática da profissão e para a formação técnica e gerencial, como Contabilidade Tributária, Teoria da Contabilidade, Planejamento, Controladoria, Administração Financeira, Perícia, Orçamento Público, Custos, Arbitragem etc.

O que o mercado de trabalho pode oferecer

Se você pensa em cursar Ciências Contábeis, saiba que o mercado de trabalho está bem aquecido. A Contabilidade é uma das profissões que demonstram maior crescimento no mundo. O índice de empregabilidade é alto e a profissão está entre as 10 com maior taxa de ocupação do Brasil.

Só no país, são mais de 490 mil contadores registrados nos conselhos regionais e 82 mil escritórios de Contabilidade, concentrados em sua grande maioria da região Sudeste. No entanto, as oportunidades de trabalho se encontram em todas as regiões do país, no entanto, os salários mais altos são oferecidos nas capitais e nas cidades de médio porte no interior.

São mais de mil instituições de ensino no país cadastradas pelo Ministério da Educação que oferecem a graduação em Ciências Contábeis, e, mesmo assim, há falta de profissionais qualificados para atender à demanda do mercado, que só aumentou nos últimos anos.

O mercado valoriza principalmente o profissional que tem visão gerencial e que é capaz de acompanhar a definição de estratégias de negócios da empresa.

A boa demanda pelo contador também se garante devido à matriz tributária brasileira de grande complexidade e pela necessidade do envio de informações para a Receita Federal, que deve ser feita por especialistas qualificados.

A área tributária é a grande responsável pela contratação de profissionais formados em Contabilidade, que podem trabalhar em empresas e escritórios de consultoria. A área de controladoria também ganha importância devido ao atual cenário econômico, que necessita de planejamento voltado para o crescimento.

O profissional pode ser contratado por empresas de todos os setores de atuação, incluídas as instituições financeiras e as multinacionais. Além dessas opções de contratação, o contador também pode trabalhar no setor público ou como autônomo.

Confira as principais áreas de atuação do profissional formado em Ciências Contábeis:

  • Auditoria: responsável pela fiscalização das contas da empresa e conferência dos registros nos livros e dados de balanço.

  • Controle e perícia: responsável pela coordenação das operações fiscais e financeiras da empresa, tanto privada como pública.

  • Contabilidade gerencial: responsável pelo registro e análise das operações financeiras e patrimoniais das empresas, fazendo o acompanhamento de todas as suas transações.

  • Contabilidade ambiental: responsável pelo controle e planejamento de gastos referentes ao meio ambiente feitos pela empresa.

  • Ensino: responsável pelas aulas em cursos técnicos e pelo treinamento de funcionários das empresas de contabilidade. No ensino superior, é exigido que o profissional tenha pós-graduação para ministrar as aulas.

A área de Ciências Contábeis oferece várias possibilidades de atuação e é uma profissão cada vez mais requisitada nos diversos setores empresariais. Agora que você conhece um pouco mais sobre esse profissional, confira algumas dicas para definir um plano de carreira!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário