As_x_características_necessárias_para_ser_um_bom_aluno_EaD.jpg.jpeg

Atualmente, são inúmeros os motivos que levam as pessoas a optarem pelos cursos de ensino a distância (EAD), da falta de tempo para se deslocar até uma instituição de ensino à necessidade de conciliar os estudos com uma jornada de trabalho puxada.

Independentemente de qual tenha sido o motivo que te transformou em um aluno EAD, as características que precisam ser desenvolvidas são iguais para todos que querem se dar bem nos estudos — inclusive para quem está fazendo uma pós-graduação, MBA ou qualquer outro tipo de especialização a distância.

Confira, a seguir, uma lista com 8 características para ser um bom aluno EAD:

Tenha consciência de que a dificuldade existe

Muitas pessoas se enganam ao pensar que o curso a distância é mais fácil por não ter que ir à faculdade nem ter que lidar diretamente com professores. E é aí que muitos se dão mal, pois não se dedicam o suficiente aos estudos e não conseguem alcançar os resultados que gostariam.

Portanto, o primeiro passo para se tornar um excelente aluno EAD é ter consciência de que é os cursos a distância exigem estudo, esforço e dedicação exclusivos do aluno.

Invista nas ferramentas de estudo

As vantagens do ensino a distância são muitas:

  • estudar em casa, sem precisar enfrentar o trânsito;

  • fazer o seu próprio horário de estudo;

  • conciliar o curso com o seu trabalho, viagens e compromissos diversos;

  • entre outras.

Em compensação, é muito importante investir nas suas ferramentas de estudo, pois elas serão determinantes nos seus resultados. Então, tenha consciência de que é fundamental para todo aluno EAD ter um bom computador e uma boa conexão com a internet.

Se tiver condições de adquirir um notebook, melhor ainda! Por ser portátil, você pode estudar mesmo se estiver viajando ou em um intervalo no trabalho, por exemplo.

E, claro, além de buscar essas ferramentas de estudo, é preciso dominá-las. Então, se você tem dificuldades em manusear o computador ou em acessar a internet, é importante buscar ajuda para que isso não se torne um empecilho para seus estudos. Você pode pedir ajuda a algum amigo ou familiar que tenha domínio sobre a tecnologia ou fazer um curso rápido de informática.

Mantenha uma rotina

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas optam pelos cursos a distância é a flexibilidade de horário: você estuda de acordo com a sua disponibilidade. Ainda assim, tentar manter uma rotina de estudos é fundamental para ter um bom desempenho.

Se possível, estude todo dia, por 1 hora, mesmo que esse horário seja diferente em cada dia. Caso o estudo diário seja complicado para você, reserve pelo menos uma média de 4 a 8 horas por semana para estudar. Estabeleça os dias e quantidade de horas que vai se dedicar aos estudos e anote, para ajudá-lo a manter a rotina.

Seja disciplinado

Depois de estipular qual será o seu esquema de estudo, tenha disciplina! É muito comum as pessoas adiarem seu compromisso com os estudos (que só depende delas mesmas) para fazerem outras atividades.

Imagine que seus dias e horários de estudo são como em um curso presencial, com direito à falta e à perda de conteúdo. Isso poderá te ajudar a não “faltar” às aulas que você mesmo planejou.

Seja organizado

No início do semestre, faça uma agenda com todas as atividades, trabalhos e provas que serão realizados ao longo do período e se organize para não ficar sobrecarregado em determinado momento.

Como você terá que fazer tudo sozinho, e não em grupo, como frequentemente acontece nos cursos presenciais, é preciso se organizar para não deixar tudo para a última hora e depois acabar não dando conta.

Tenha foco

Qualquer pessoa que está estudando precisa manter o foco. Mas no caso do aluno do EAD isso é ainda mais importante, já que as ferramentas usadas para o estudo – como computador e tablet – pode causar distração.

Então, quando estiver no horário de estudo, lembre-se de que os resultados virão somente se você se manter concentrado. Se necessário, tire 10 minutos antes dos estudos para checar e-mail e redes sociais e depois se desligue de tudo e fique focado no que é realmente importante.

Se tiver que ler um artigo ou uma matéria na internet relacionado ao que você está estudando, tenha o cuidado de não desviar o foco para outras informações disponíveis na página.

E fique longe do celular! Coloque o aparelho no silencioso ou desligue a internet para evitar que as notificações te desconcentrem.

Leia

Pode parecer redundante dizer a um aluno que ele precisa ler. Mas a verdade é que muitos alunos chegam à graduação sem o hábito de leitura. E quando se deparam com os textos enormes da faculdade, completamente diferente dos textos do ensino médio, encontram várias dificuldades.

E o aluno EAD, em especial, precisa desenvolver uma capacidade de compreensão do que lê, de interpretar o conteúdo que está estudando, uma vez que fará isso, na maioria das vezes, sozinho.

Por isso, a leitura constante, que não precisa ser obrigatoriamente do conteúdo do curso (você pode ler jornais, revistas e até mesmo livros de ficção), vai deixar seu cérebro mais treinado para os momentos de estudo.

Busque o aperfeiçoamento

Se você precisa fazer um curso a distância, mas está com dificuldades em manter a disciplina, o foco e a motivação, busque ajuda. Uma boa opção é conversar com outras pessoas que também estudam a distância e descobrir como elas conseguiram entrar no ritmo de estudos.

Mas o mais importante é procurar se conhecer, identificar em quais pontos você precisa melhorar e buscar dentro de si mesmo a força para encarar os desafios e se tornar o melhor aluno EAD que você pode ser — e assim alcançar os resultados tão esperados.

Agora que você já sabe tudo sobre como ser um bom aluno EAD, que tal conhecer 8 ferramentas que podem te ajudar a estudar mais? Então, dê uma olhadinha neste post!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário