aprenda-como-usar-o-twitter-profissionalmente.jpeg

Com apenas 140 caracteres, diversos profissionais têm encontrado oportunidades ao usar o Twitter, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo. 

Com mais de 316 milhões de usuários ativos, o Twitter tornou-se uma importante ferramenta de trabalho, útil para os profissionais que desejam principalmente aumentar o networking.

Entretanto, antes de tuitar qualquer frase, é importante saber como usar o Twitter para fins corporativos. Por isso, se você quer se manter atualizado e fazer novas conexões para sua carreira, confira 6 dicas para usar seu perfil profissionalmente.

1. Siga os grandes nomes da área

Usar o Twitter para encontrar os grandes nomes da área é uma excelente oportunidade para sua carreira. Contudo, ainda que você não os encontre pelos nomes, sua pesquisa poderá ser realizada por meio das funções “WeFollow” e “Twellow”, que facilitarão sua busca. 

Para usar essas funcionalidades, pesquise com base no assunto ou profissão desejada. A dica é seguir entre 5 a 10 pessoas por vez para manter seu feed sempre atualizado e não correr o risco de perder qualquer conteúdo. 

As chances de interagir com profissionais de alto nível e obter oportunidades no mercado de trabalho estão garantidas no Twitter. Mas, além desse recurso, essa rede social também permite que você siga e se relacione com potenciais clientes com a ajuda da ferramenta “Twitter Clients”.

2. Use o Twitter para fazer networking

Por ser uma rede com milhões de usuários ativos, fazer networking parece ser uma tarefa fácil, mas ainda exige o conhecimento das ferramentas certas. Usar hashtags para guardar conversas, por exemplo, é uma boa maneira de chamar a atenção dos seus seguidores, a partir de tópicos realmente relevantes.

Outra alternativa bacana é mencionar pessoas em seu tweet usando o símbolo @ (arroba). Com essa interação, você pode marcar líderes ou outras pessoas influentes e ter a chance de iniciar conversas ou debates bacanas.

Além disso, o usuário poderá impulsionar e aumentar o seu vínculo no networking, obtendo grandes oportunidades de impressionar outros profissionais com os seus conteúdos. Por outro lado, evite fazer menções de maneira exagerada ou desnecessária, pois esse gesto pode causar má impressão.

3. Tuíte apenas conteúdos profissionais

Existem diversos tweets com direcionamento pessoal, contudo, lembre-se de que o seu objetivo é se engajar profissionalmente. Então, não será necessário compartilhar assuntos ou iniciar discussões sobre temas aleatórios ou que não fazem parte do universo corporativo.

Além do mais, todos os comentários precisam ser profissionais e agregar valor. Assim, dividir informações úteis pode ajudar outros profissionais e melhorar a sua reputação, contribuindo exclusivamente para o seu sucesso online.

Como vai perceber, um bom conteúdo faz toda a diferença. Por isso, para aqueles que estão começando a usar o Twitter, aconselhamos a realizar até 20 posts antes de seguir outros profissionais. Essa estratégia mostra como o seu perfil é inteiramente corporativo e pode engajar mais seguidores com essa tática.

Não sabe como compartilhar informações? Como o Twitter estabelece um limite de 140 caracteres para realizar postagem, o ideal é colocar links de direcionamentos curtos para economizar espaço e conseguir transmitir uma mensagem clara e objetiva.

4. Monte a sua biografia profissional

Em outras ocasiões, você poderia escolher uma foto descontraída e frases de impacto para descrever a sua personalidade. Mas, como o seu objetivo é meramente profissional, a biografia precisa ser preenchida de maneira condizente.

Inicialmente, escolha uma foto de perfil que represente você como um profissional, evitando assim anexar fotos que estão fora desse padrão. Colocar o site da sua empresa ou do seu ramo de trabalho também é uma boa sugestão e pode gerar maior credibilidade aos olhos de outras pessoas que vão segui-lo ou interagir com você.

Apesar de não ser um currículo, você também pode usar o Twitter para colocar experiências e informações do seu próprio trabalho, o que ajudará a complementar o seu perfil, tornando-o mais profissional.

E, já que estamos falando nesse assunto, lembre-se de que o seu nome precisa ser verdadeiro e o mais semelhante possível, pois assim será mais fácil identificá-lo e encontrá-lo por meio de pesquisas. Se não quiser colocar um nome, a alternativa de colocar o nome da empresa ou site também é válida.

A foto do perfil e descrição já foram selecionadas? Muito bem, agora você só precisa customizar a imagem do fundo remetendo a algo que seja da sua área, ou coloque o próprio logo da empresa que trabalha para deixar a marca mais fixada entre todos.

5. Não tuíte constantemente

Se você quer que várias pessoas reproduzam as suas mensagens no próprio feed, estratégia essa chamada “retweet”, é melhor não exagerar na quantidade de posts ou menções.

Todo mundo deseja interagir com conteúdos que sejam realmente relevantes e atualizados sobre as novas tendências, mas “entupir” o feed dos seus seguidores não é uma maneira legal de dizer que você está antenado sobre o mercado de trabalho.

Nesse caso, fazer tuítes ocasionais com informações que realmente valem a pena ser lidas é o mais recomendado para tornar o seu perfil profissional.

6. Siga hashtags e assuntos do momento

As hashtags são excelentes mecanismos de busca e podem ser visualizadas sempre que usá-las de maneira adequada. Contudo, tratando-se de um perfil executivo, é legal perceber que o seu uso exagerado ou inconsciente não pode atribuir bons resultados, devendo ser mencionadas com atenção e estratégia.

Se está ocorrendo um grande evento ou surgiu aquele assunto que interessa a todos sobre a sua área de atuação, é importante acompanhar as hashtags e ficar atualizado sobre os últimos comentários e postagens.

Parece simples, mas não basta apenas colocar o símbolo jogo da velha e escrever qualquer palavra. Para tornar a comunicação fluida, insira palavras-chave que representem o assunto que esteja falando, como #bolsadevalores, #crisemundial, #nomedaempresa, etc. Recorde-se ainda que as palavras precisam estar juntas, não sendo necessário separá-las.

Agora que já conhece todas as nossas dicas, já pode começar a usar o Twitter de maneira profissional e conquistar várias oportunidades para alavancar a sua carreira.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude todos os seus amigos com essas dicas! 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário