analista-de-midias-sociais-entenda-o-que-faz-esse-profissional.jpeg

À medida que o gerenciamento de mídias sociais evolui para incluir cada vez mais elementos, as expectativas sobre o analista de mídias sociais e suas qualificações também aumentam. Por isso, os profissionais que buscam se incorporar ao campo do marketing digital devem aprender habilidades diversas para se ajustar às exigências dos empregadores.

Se o seu trabalho já exige envolvimento com mídias sociais, seu caminho de desenvolvimento profissional requer um aprofundamento enorme. A razão para isso não é apenas o crescente número de canais disponíveis, mas também as novas possibilidades que surgem a todo momento no universo dessas plataformas para ajudar a melhorar os processos de negócios.

Para ajudar você a compreender melhor esse tema, trouxemos no post de hoje alguns detalhes a mais sobre as funções e a formação de um analista de mídias sociais. Acompanhe e saiba tudo sobre o assunto!

O que faz um analista de mídias sociais?

O trabalho de um analista de mídias sociais vai além de postar e monitorar canais na internet. Muitas empresas estão contratando jovens, pessoas supostamente “experientes nesse assunto”, como se o fato de que ter familiaridade com o uso pessoal dessas ferramentas fosse o bastante para criar uma boa presença empresarial nas plataformas.

Porém, isso não é necessariamente verdade. O trabalho inclui responsabilidades maiores do que apenas gerir seguidores e likes. Um bom analista de mídias sociais deve ser capaz de responder a grandes objetivos de negócios, como a condução de vendas e o mapeamento do ROI (retorno sobre o investimento) sobre as campanhas para criar um impacto real.

Além de monitorar e publicar em redes sociais, o analista de mídias sociais também precisará gastar tempo planejando futuras campanhas, fazendo brainstorm de conteúdo, reunindo-se com outros departamentos para garantir que suas estratégias estejam alinhadas, acompanhando campanhas e desenvolvendo relatórios.

Como é o dia a dia desse profissional?

O dia de um analista de mídias sociais começa antes mesmo de chegar ao local de trabalho. O profissional verifica as contas como a do Facebook e a do Twitter, por exemplo antes mesmo de sair de casa para ver se já existem atividades que exigem a sua atenção ou qualquer outra interação que exija respostas rápidas.

No escritório, o analista de mídias sociais deve se reportar ao gerente de projeto e ao gerente de mídias sociais sobre o status das contas. Feito isso, o analista deve seguir os pedidos do cliente e planejar os próximos posts e campanhas.

Se você deseja um dia ocupar esse cargo, é importante ter em mente que “as mídias sociais nunca dormem” e que as conversas precisam de uma resposta imediata do analista. Afinal, só assim é possível acompanhar e resolver rapidamente eventuais crises para obter melhores resultados.

Além de responder às consultas nas plataformas, acompanhar cada uma das informações é uma parte importante do trabalho. Ou seja, enquanto você coleta as estatísticas básicas como seguidores, cliques, fãs, comentários e tráfego, também monitora as conversas que acontecem em torno da marca.

Isso deve ser feito tanto dentro como fora de suas plataformas, podendo estruturar cuidadosamente as respostas que estão de acordo com a estratégia da empresa. Em resumo, o trabalho nas mídias sociais é rápido e desafiador porque evolui a cada minuto. Como a internet nunca é desligada, o aprendizado sobre mídias sociais nunca cessa.

Qual formação e conhecimentos esse cargo requer?

Para cumprir essas obrigações, esses profissionais precisarão ter uma profunda compreensão das ferramentas de mídia social e de como usá-las para fomentar relacionamentos com as partes interessadas.

Além disso, a posição exigirá um bom conhecimento de princípios de marketing, boa gramática e ortografia, bem como uma paixão genuína pelo desenvolvimento de relacionamentos uma vez que o analista é quem faz a maior parte das interações com o público.

Para gerenciar as contas dos clientes e comunicar-se com os fãs em nome de determinada empresa, o analista de mídias sociais deve ter um bom domínio da linguagem, jogo de cintura, além de ser inteligente, divertido e extrovertido.

Em relação à formação necessária para o cargo, vale dizer que normalmente ele é ocupado por pessoas formadas em Comunicação Social seja com ênfase em Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas.

Uma vez que a função de analista de mídias sociais é nova no mercado e que passa por frequentes mudanças já que precisa se adaptar rapidamente às tendências da tecnologia e da comunicação escolher a instituição ideal para cursar a graduação lhe ajudará muito a obter os conhecimentos adequados e devidamente focados nas tarefas exigidas.

Quais outras habilidades são necessárias para ser um analista de mídias sociais?

Além de grandes conhecimentos sobre o funcionamento das redes e uma formação adequada, existem algumas habilidades que ajudarão muito o interessado a se tornar um bom profissional nessa área. São elas:

  • atenção aos detalhes;

  • curiosidade;

  • capacidade de lidar com a pressão;

  • habilidades organizacionais efetivas;

  • habilidades de trabalho em equipe;

  • habilidades interpessoais e de comunicação;

  • forte capacidade de pesquisa;

  • habilidades analíticas;

  • habilidades numéricas;

  • habilidades em TI;

  • habilidades de gerenciamento de tempo.

Como é o avanço dessa função na escada corporativa?

Embora o trabalho de analista de mídias sociais só tenha surgido nos últimos anos, já é possível notar as grandes oportunidades para o desenvolvimento da carreira desse profissional a longo prazo.

Com o consumo crescente de ferramentas e plataformas online, mais e mais empresas estão percebendo que será imprescindível ter, em seu quadro de funcionários, um analista de mídias sociais para ajudar a gerenciar sua presença online.

Como a mídia social é um componente chave no marketing e nas comunicações, acreditamos que o analista de mídias sociais poderá facilmente chegar ao nível sênior nessa nova profissão ou, eventualmente, ocupar mais papéis dentro do marketing digital.

Além disso, o analista de mídias sociais pode passar para outras posições, como um Gerente de Contas ou Gerente de Mídias Sociais, assumindo outras amplas funções estratégicas.

E aí, gostou deste post? Pronto para começar a trabalhar e analisar as mídias sociais?

Se você é ligado em internet e redes sociais, já deve conhecer várias personalidades online, certo? Por isso, preparamos outro post mostrando a formação acadêmica de 6 influenciadores digitais. Acompanhe!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário