Cropped image of a young man working on his laptop in a coffee shop, rear view of business man hands busy using laptop at office desk, young male student texting on computer sitting at wooden table

O modelo de educação a distância (EAD) ou semipresencial já é uma realidade em diversos cursos de graduação, pós-graduação e capacitação no Brasil. E, sendo constantemente renovados para equipararem (e até mesmo superarem) o ensino presencial, os cursos EAD exigem de seus alunos diversas habilidades que são extremamente valiosas para o mercado de trabalho.

Mas quais são essas habilidades e como os cursos EAD aprimoram essas aptidões? Conheça, a seguir, as principais vantagens de realizar um curso a distância e descubra como essa opção pode ser ideal para você! 

As possibilidades dos cursos EAD

O modelo de estudo a distância vai exigir de você certo grau de dedicação, compromisso e disciplina.

Até se acostumar com a logística, é plausível que exista determinada dificuldade em se adaptar aos moldes do ensino a distância. Mas, ao longo do curso, você vai começar a se sentir mais confortável com essa metodologia.

No final, você vai aprimorar várias dessas competências e, consequentemente, vai se tornar um profissional muito mais preparado — e requisitado — por um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente.

As principais habilidades desenvolvidas nos cursos EAD

Dedicação

A dedicação se torna muito mais necessária no modelo de educação a distância. Isso porque o aluno, mesmo sendo cobrado pela instituição com nível de exigência semelhante ao do ensino presencial, terá que se esforçar mais para cumprir os prazos e as tarefas no tempo estipulado, porque não há um acompanhamento físico constante que o engaje nesse sentido.

As vantagens em desenvolver essa habilidade são claramente perceptíveis: as empresas buscam colaboradores que demonstrem devoção ao seu ofício. Por isso, se você está mais preparado nesse sentido, com certeza estará à frente de outros candidatos.

Compromisso

Como no ensino a distância há menor contato físico entre professores e alunos, você deverá ter mais compromisso com as suas tarefas. Da mesma forma, isso representa um diferencial para o mercado de trabalho, uma vez que o empenho e comprometimento são características essenciais de um bom funcionário.

Disciplina

Disciplina é a palavra-chave para um bom desempenho nos cursos EAD. Ao começar a estudar, você verá que a logística de estudo exige muita disposição, regularidade e concentração.

Não que essas características sejam menos requeridas ao estudar dentro de sala de aula, mas sem o contato físico com professores e alunos e horários definidos de aulas, você terá que desenvolver essa disciplina de forma autossuficiente, sem que haja motivação por outras pessoas.

Autonomia

Estudar, montar uma rotina de estudos, ler, fazer exercícios, criar projetos, organizar e planejar seu tempo exigirá de você ainda mais autonomia e autocontrole. Com o tempo, essa habilidade vai sendo cada vez mais aprimorada e, ao final do curso, você terá mais independência para gerir seu tempo e as suas atividades.

Organização

No decorrer do curso você desenvolverá grande capacidade de autogerenciamento, uma vez que terá que planejar sua rotina de forma independente e autossuficiente. Para o mercado de trabalho, conseguir se organizar em suas funções e obrigações é uma competência preciosa e, por isso, você será um candidato ainda mais estimado.

Automotivação

Assistir às aulas presenciais e estar conectado com outros alunos e professores fisicamente cria certa competitividade e motivação de forma nem sempre perceptível pelo estudante.

Os cursos a distância, por sua vez, desenvolvem nos alunos uma motivação que é extrínseca ao ambiente escolar. Por isso, ao decorrer do curso, o aluno consegue trabalhar habilidades de automotivação e autogerenciamento. Essas aptidões são muito importantes para a formação de bons profissionais.

Fluência tecnológica

O uso da tecnologia por si só já desenvolve as habilidades tecnológicas no aluno. Estudando quase que exclusivamente com recursos digitais — já que na maioria das vezes você vai ler, realizar pesquisas na internet e fazer trabalhos e exercícios com os recursos tecnológicos —, é possível desenvolver uma análise ainda mais perspicaz de fontes de leitura on-line.

Assim você aprenderá a selecionar as informações seguras e fidedignas com maior facilidade, além de conhecer mais amplamente os diversos programas e recursos didáticos. Você também acaba se acostumando com a leitura de textos digitais e começa a lidar melhor com a escrita, com o desenvolvimento de trabalhos, exercícios e outras atividades que serão propostas no decorrer do curso.

Habilidades linguísticas

Assim como acontece nos cursos presenciais, o comprometimento com as atividades estudantis na EAD contribui com o desenvolvimento de habilidades linguísticas, ou seja, de leitura e de interpretação de texto.

Se você é um aluno que não está tão acostumado à rotina de estudos utilizando computadores, notebooks, smartphones, tablets e outras ferramentas, é possível que haja certa dificuldade na escrita de textos, artigos e trabalhos. O contato rotineiro com essas atividades, no entanto, vai deixá-lo cada vez mais qualificado e acostumado a essa função.

Além disso, a cobrança recorrente pelos professores a respeito da interpretação de textos auxilia bastante o aluno, e, ao final, ele terá uma capacidade muito mais refinada de abstração, reflexão e elaboração de ideias e conceitos. A prática, nesse sentido, é fundamental para o aperfeiçoamento das habilidades linguísticas.

Maturidade

Os cursos EAD desenvolvem grande maturidade em seus alunos, pois potencializam competências de disciplina, compromisso, dedicação, autonomia e organização. Eles acabam por moldar um perfil profissional e pessoal muito mais lapidado e com as seguintes características :

  • Equilíbrio;

  • Discernimento;

  • Responsabilidade;

  • Ponderação.

A grande vantagem — tanto para os alunos mais novos quanto para os mais velhos — é que eles conseguem, ao adotarem uma rotina individual de estudos, aperfeiçoar todas essas características. E essas aptidões, juntas, formarão o profissional ideal para ocupar os melhores, mais estáveis e mais bem pagos cargos, sendo eles técnicos ou gerenciais.

Os atributos profissionais mais procurados pelas empresas

De modo geral, as maiores empresas de recursos humanos têm um perfil ideal de um candidato: além do currículo e de formações específicas, cursos diferenciados e experiência na função pretendida, as contratantes buscam um profissional que está adaptado a mudanças, que possuem boas competências linguísticas, além de boa capacidade de assimilação e reflexão, criatividade, clareza de raciocínio, motivação e organização.

E então, o que você achou do nosso post? Curtiu? Então deixe um comentário contanto para a gente qual é a sua opinião!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário