9_benefícios_de_estudar_em_casa.jpg.jpeg

São muitos os empecilhos que podem dificultar os estudos na modalidade presencial. Algumas pessoas não podem ficar tanto tempo fora de casa todos os dias, são muitos gastos com material e com transporte e os horários de trabalho e estudo podem coincidir. Mas os cursos de educação a distância (EAD) estão mudando esse cenário.

Conheça, a seguir, os benefícios de estudar em casa e descubra por que a EAD pode ser a melhor opção para você:

O crescimento da educação a distância

Graças aos avanços tecnológicos — sobretudo o surgimento da internet —, foi possível criar alternativas ao ensino no qual o estudante se desloca até uma instituição de ensino para assistir às aulas ministradas por professores.

A modalidade a distância é ideal para alunos interessados em cursos de graduação e pós-graduação, e os cursos de EAD não param de crescer em variedade e número de vagas.

Hoje, essa modalidade de ensino representa cerca de 15% das matrículas dos cursos de graduação, o que constitui quase 1 milhão de alunos. Somados aos estudantes de pós-graduação e de cursos livres, esse número aumenta para 2,5 milhões de pessoas.

Os benefícios de estudar em casa

Dedicação e conhecimento

Alunos de cursos de EAD precisam estar preparados para se dedicar aos estudos: como não existem trabalhos em grupo, as atividades são desenvolvidas individualmente, fazendo com que o esforço seja maior. A recompensa é que o conteúdo é melhor absorvido.

Essa modalidade também possibilita a revisão de aulas e de atividades a qualquer momento e quantas vezes forem necessárias para a aprendizagem, já que o material está todo disponível na plataforma do curso, na internet.

Independência e disciplina

Muitas pessoas acreditam que os cursos de educação a distância são mais fáceis e que o seu grau de exigência é menor. No entanto, o que acontece é o contrário. Alunos de EAD demonstram maior responsabilidade, disciplina e independência com relação aos estudos, enquanto os alunos de cursos presenciais acabam sendo mais receptivos e passivos.

Isso porque o controle das atividades e o desempenho obtido dependem muito mais da dedicação dos primeiros em comparação com o modelo tradicional. Correr atrás dos seus objetivos e ter a capacidade de explorar novos horizontes são qualidades muito valorizadas pelas empresas na busca pelo profissional ideal.

Tempo flexível para cada pessoa

Se você não tem uma rotina fixa e precisa de horários flexíveis para encaixar os estudos no dia a dia, estudar em casa é a sua melhor opção. Os cursos de EAD possibilitam que o aluno escolha a melhor hora para estudar, de acordo com a rotina e sem prejudicar o trabalho, os cuidados com a casa e com os filhos.

Além disso, não há tempo gasto com deslocamentos diários até a instituição de ensino nem tempo perdido no trânsito das grandes cidades, o que amplia as oportunidades de ensino àqueles que moram em locais distantes das faculdades e universidades.

Estudo adequado ao ritmo diário

As ferramentas tecnológicas e a flexibilidade de horários fazem com que alunos que preferem estudar em casa definam o seu próprio ritmo. É possível revisar aulas e conteúdos que você sentiu mais dificuldade e dedicar menos tempo às tarefas mais tranquilas.

Cada dia é um dia diferente, e quem decide a quantidade de aulas e atividades diárias é você, colocando as prioridades à frente. No entanto, é importante fazer um planejamento de estudos para não perder o foco nem atrasar as matérias, o que pode prejudicar seu desempenho e virar uma bola de neve com o tempo.

Diversidade de materiais

Ao estudar em casa pela EAD, a aluno têm acesso rápido a todas as aulas, atividades e materiais de apoio sempre que precisar. É possível revisar conteúdos de áudio e vídeo, acessar podcasts e fóruns, refazer exercícios e buscar materiais complementares na internet, além de economizar com as cópias impressas.

Muitas instituições de ensino disponibilizam o conteúdo on-line de suas bibliotecas digitais 24 horas por dia. Outra vantagem é que não há necessidade de se preocupar em levar todo o material a ser usado até o centro de ensino diariamente.

Tranquilidade na hora de estudar

Prestar atenção nas aulas presenciais pode ser uma tarefa difícil, pois há muito barulho e as conversas paralelas dos colegas. Estudar em casa traz o benefício de ter um ambiente próprio para isso, estar em um local mais tranquilo e confortável, e ser sempre possível parar os estudos e retomá-los no momento mais adequado.

Para que o seu desempenho não seja prejudicado, é importante que os outros moradores da casa colaborem com seus estudos. Uma boa dica é combinar os horários para que cada um use o computador e os outros aparelhos durante o tempo certo e que haja silêncio para que o estudante possa se concentrar.

Contato com o professor

Se o momento de tirar dúvidas é complicado para você, estudar os cursos da EAD podem ajudar bastante nessa hora: é possível perguntar diretamente para o professor-tutor e ter as questões respondidas em pouco tempo, sem se sentir envergonhado ou preocupado com a opinião dos colegas a respeito das suas dúvidas.

Economia em vários aspectos

Estudar em casa traz muita economia, uma vez que não há gastos com:

  • transporte;

  • lanche;

  • material impresso;

  • moradia.

Além disso, o tempo é melhor aproveitado ao evitar deslocamentos até o centro de ensino e, geralmente, os cursos de EAD costumam ser bem mais baratos do que os cursos presenciais.

Qualidade reconhecida

Além de todos esses benefícios, não há distinção entre o reconhecimento da qualidade de cursos de educação a distância e de presenciais: os diplomas não se diferenciam, afinal, o mais importante é capacidade pessoal. Os cursos de EAD são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), assim como os cursos presenciais, e têm a excelência reconhecida.

Estudar em casa é a nova tendência no país, e não é por menos! Os benefícios dos cursos de educação a distância são muitos e demonstram que as instituições de ensino estão preparadas para lidar com públicos diferentes daquele acostumado ao modelo presencial.

Agora que você já conhece os benefícios de estudar em casa, conte para a gente: quais são os seus planos de estudo? Que graduação você pretende fazer? Deixe um comentário!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário