9_aplicativos_que_te_ajudam_a_estudar_para_o_vestibular.jpg.jpeg

Para muitos, estudar enquanto é preciso dar conta de questões da casa e do trabalho parece uma missão impossível. Principalmente quando, entre uma tarefa e outra, surgem notificações do Facebook e do WhatsApp. Mas e se você aproveitasse o celular para se preparar para o vestibular?

Com a ajuda destes 9 aplicativos, estudar para o vestibular pode ser mais fácil do que você imagina. Veja só como isso é possível:

G1 Enem

Lançado em 2015, esse aplicativo produzido pelo portal G1 funciona tanto para iOS quanto para Android e facilita o acesso do usuário a vários vídeos e textos produzidos pelo portal para quem está pensando em fazer a prova do Enem. De bônus, o app ainda traz um tipo de joguinho com perguntas e respostas no qual você pode desafiar os seus amigos do Facebook.

Duolingo

Dependendo do curso para qual o aluno vai prestar vestibular, pode ser que ele tenha que encarar algumas questões de inglês ou de outra língua que não o português. E, para isso, nada melhor do que conferir o Duolingo, um dos apps mais populares do mundo entre quem deseja aprender outro idioma.

Só vai ter português na sua prova? Não tem problema! Mesmo assim o Duolingo é uma ótima pedida: ao dominar melhor o inglês, você consegue ler textos e ouvir podcasts em outras línguas que podem ajudar bastante nos seus estudos.

O Duolingo está disponível para aparelhos com o sistema operacional iOS, Android e Windows Phone.

Manual de Redação

Se você não quer fazer feio na redação, nada melhor do que baixar o Manual de Redação, um app gratuito para Android no qual o usuário aprende sobre:

  • crônica;

  • descrição;

  • estilo jornalístico;

  • narração;

  • e poesia.

Com o app, o estudante pode fazer alguns exercícios que são corrigidos pelo próprio software. Parece uma boa opção para quem quer aprender a escrever corretamente para o vestibular, não é mesmo?

BEST Periodic Table

Não, esse nome não é uma propaganda enganosa. De fato o BEST Periodic Table é o melhor aplicativo gratuito de tabela periódica que você pode ter em seu smartphone. Isso porque, além de listar todos os elementos na tela e contar com uma ótima ferramenta de busca, o app ainda traz um sistema de quiz com perguntas que podem cair no vestibular.

O BEST Periodic Table está disponível para aparelhos com sistema operacional Android. E está em inglês (viu só como o Duolingo pode fazer falta?).

Algodoo

Quem acha que aprender Física é algo complicado e chato ainda não colocou as mãos no Algodoo. Esse app é gratuito e foi desenvolvido para iMac, iOS e Windows. Nele, o estudante pode aprender, por meio de pequenos games, sobre:

  • força;

  • gravidade;

  • massa;

  • e outros conceitos da Física.

Tudo isso aplicado de uma maneira extremamente interessante na tela. Vale muito a pena o download!

History: Maps of World

Já se perguntou como era o mundo em 1658? E no começo da I Guerra Mundial, em 1914? Pois com o History:Maps of World, disponível para iPhone e iPad, é possível ver diversos mapas em alta resolução desses e de outros períodos da história, além de ter acesso a informações bem legais.

De quebra o sistema ainda traz uma boa barra de busca, que facilita a procura por um determinado período, e uma ferramenta de zoom, com a qual é possível ver os detalhes de algumas localizações.

Indicado para quem está estudando, por exemplo, as atuais ondas migratórias — um potencial tema para esse vestibular de inverno!

Outread

Quem tem a vida corrida sabe como é complicado colocar a leitura em dia. E se você pudesse ler mais rapidamente tanto os livros quanto os textos da web?

Com o Outread, um premiado aplicativo para iPhone, você pode desenvolver essa nova velocidade de leitura. O único “problema” é que não há uma versão gratuita do app, então, se você quiser experimentar, vai ter que desembolsar cerca de R$ 10,00 (que, no final das contas, sai mais barato do que um curso de leitura dinâmica, por exemplo).

Para o pessoal que usa Android existe a opção do Speed Reader, um app menos famoso — mas gratuito.

Checky — Phone Habit Tracker

Estamos listando vários aplicativos voltados para quem deseja estudar para o vestibular, certo? Mas é bom se lembrar de que olhar o tempo todo para o smartphone para conferir as notificações das redes sociais e as mensagens do WhatsApp não é uma boa ideia para quem está tentando entrar em uma faculdade.

Como pesquisas já apontaram, hoje as pessoas tem passado mais de 30 horas por mês checando o seu celular. Nada melhor, então, do que instalar um aplicativo que te ajude a reduzir esse vício — pelo menos durante os estudos.

É aí que entra em cena o Checky — Phone Habit Tracker, um aplicativo gratuito para Android que monitora quantas vezes você desbloqueia o celular por dia e quanto tempo passa olhando para a tela. Uma excelente pedida para quem quer se autogerenciar.

PomoDoneApp

Para não perder o foco nos estudos mas também ter tempo para relaxar, nada melhor do que colocar em prática a técnica Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Ela incentiva a pessoa a dividir as suas tarefas em seções de foco máximo e de pausas para descanso.

Gostou da ideia? Quer colocar em prática? Então baixe o PomoDoneApp, um aplicativo disponível para iMac e Windows no qual você estipula quanto tempo ficará estudando. Durante esse período, todas as redes sociais e jogos ficam bloqueadas, deixando o seu foco direcionado somente àquilo que realmente interessa.

Viu só como é fácil estudar para o vestibular com ajuda de aplicativos? Então que tal começar a instalar alguns desses programas em seu computador e no seu celular agora mesmo? Aproveite para deixar um comentário e compartilhar com a gente qual é a sua opinião sobre esses apps!

Veja, também, a página da Una Virtual e confira todas as oportunidades e novidades do melhor centro universitário privado de Minas Gerais.

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário