8-formas-de-encontrar-emprego-por-meio-da-internet.jpeg

Para encontrar emprego e ter uma carreira bem-sucedida, atualmente é possível contar com a ajuda da internet. Além de sites de vagas, hoje há redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, além de grupos de anúncios de vagas específicas para cada área de atuação.

Profissionais de RH de consultorias de recrutamento ou das próprias empresas buscam candidatos pela internet – por isso, vale investir em um bom currículo virtual.

Veja aqui algumas dicas para encontrar a vaga que mais se adapta ao seu perfil profissional!

1. Tenha acesso aos grupos de vagas no Facebook

Encontrar o emprego ideal depende de muito esforço e, claro, networking. Construir uma rede de relacionamento profissional aumenta as chances de uma pessoa conseguir uma vaga.

O networking também é uma ferramenta importante para recrutadores na busca por candidatos.

Participe de grupos no Facebook relacionados às vagas pretendidas. Acesse-os regularmente, analise as oportunidades postadas e fique atento para encontrar aquelas que melhor se encaixem ao seu perfil.

Além de interagir com outras pessoas que têm o mesmo perfil e as mesmas pretensões profissionais, você fica por dentro dos pré-requisitos mais exigidos, sabe quais são as vagas mais concorridas e para quais vagas há mais ou menos profissionais habilitados.

Lembre-se: mesmo em um ambiente virtual, é sempre importante utilizar linguagem formal e ter cuidado com as informações postadas, já que você não sabe quem está do outro lado da tela!

2. Envie currículos por e-mail

Antes de mais nada, crie um currículo apresentável e mantenha-o atualizado.

Envie os currículos por e-mail, assim você terá um controle das empresas que receberam seu CV. Não se esqueça, também, de adaptar o estilo do seu currículo para as vagas e empresas desejadas, sem jamais falsificar informações.

3. Fique atento aos requisitos da vaga

Um detalhe visto como importante desclassificador pelos setores de recrutamento e recursos humanos é a falta de foco na hora do envio do currículo.

É comum que candidatos, aflitos por conseguirem uma colocação, acabem “disparando” currículos sem prestar atenção aos seus objetivos profissionais e à vaga pleiteada.

Por isso, fique atento aos requisitos do cargo, certifique-se de ter os atributos exigidos e envie currículos para vagas que sejam, de fato, de seu interesse.

Assim, você demonstra que aquela oportunidade foi cuidadosamente escolhida por você e que, portanto, é um candidato à altura do cargo pretendido.

4. Utilize o “Trabalhe conosco”

Se você sabe em quais empresas gostaria de trabalhar, é importante fazer uma lista detalhada que contenha:

  • Dados da vaga: área de atuação e objetivos, região de atuação, requisitos da função e demais informações;
  • Dados da empresa: nome, missão e valores.

Posteriormente, utilize os links “Trabalhe conosco” ou “Junte-se a nós” nos sites das empresas e envie seu currículo atualizado.

Com a lista, você pode controlar o envio de currículos e acompanhar, através do site, o processo de seleção para as vagas.

5. Crie seu perfil no LinkedIn

Ter um perfil no LinkedIn é muito importante para quem deseja encontrar boas oportunidades de emprego. Com ele, você consegue:

  • Ter maior visibilidade junto a empresas e sites de recrutamento;
  • Acompanhar as vagas disponíveis;
  • Adicionar informações úteis sobre seu perfil profissional, mantendo-o atualizado;
  • Realizar networking, adicionando e interagindo com pessoas da sua área e mantendo contato com empresas de seu interesse.

6. Inscreva-se em sites de recrutamento

Uma outra possibilidade para quem deseja encontrar emprego é inscrever-se em sites especializados em recrutamento.

Porém, fique atento! Escolha sites confiáveis, pois há empresas que solicitam informações pessoais com intuito de vender serviços de natureza duvidosa.

Para isso, investigue a idoneidade das plataformas digitais e cadastre-se em serviços verdadeiramente seguros. Alguns deles estão descritos a seguir.

Jobbydoo

É um serviço que permite ao usuário acessar diversas vagas e filtrar conforme as necessidades do candidato (cidade de atuação, tipo de vaga, tipo de contrato – CLT, estágio, terceirizado, temporário – faixa salarial, carga horária etc.).

Catho

O Catho é um dos maiores sites de emprego e recrutamento no Brasil. Ele permite aos usuários encontrar vagas com facilidade e tem uma interface de busca bem completa.

No site, você pode criar seu perfil e editar informações pessoais e profissionais. Além disso, você pode receber notificações sobre vagas em seu e-mail.

Além de te deixar por dentro das oportunidades de emprego, o site oferece cursos de qualificação com certificação e outros serviços para aprimoramento profissional e pessoal.

Empregos.com.br

O site Empregos.com.br oferece uma rápida e simples busca de vagas em todo o Brasil.

Ele também possibilita filtrar as oportunidades por empresas específicas. Além disso, você pode encontrar vagas em regiões definidas, área de atuação, nível hierárquico, entre outros parâmetros.

InfoJobs

O InfoJobs tem como diferencial uma seção voltada para quem pretende realizar concursos públicos no Brasil, sendo possível filtrar as oportunidades por nível de escolaridade, cargos e instituições responsáveis pelos concursos.

Além disso, disponibiliza a visualização das vagas de empregos para quem deseja realizar buscas por palavras-chave, tipo de formação e outros.

Sine

O Site Nacional de Empregos, ou Sine, é uma boa opção para quem busca um serviço totalmente gratuito. Através da plataforma de utilidade pública, é possível encontrar quase um milhão de vagas. O site permite aos candidatos ter acesso a uma enorme gama de oportunidades em todo o país.

Os usuários podem cadastrar seu currículo, filtrar as oportunidades por localização e função e enviar o CV para as vagas escolhidas.

7. Realize buscas diárias

Mesmo após se cadastrar nos sites de empregos, ainda é importante ficar por dentro de outras oportunidades que surgem diariamente na internet.

Acesse os sites todos os dias e mantenha um controle das vagas para as quais encaminhou o seu currículo.

8. Preze por um bom perfil nas redes sociais

Outro detalhe importante é ter cuidado com as informações divulgadas em seus perfis nas redes sociais (como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e outros).

Muitas empresas utilizam essas plataformas para conhecer melhor os candidatos e, por isso, é importante prestar atenção às postagens, curtidas, linguagem adotada e conteúdos acessados.

Lembre-se que, em um mundo digital, é muito fácil ter acesso ao comportamento e ao modo de vida de milhares de pessoas, e isso pode melhorar ou comprometer sua imagem junto às empresas contratantes.

Listamos aqui algumas atitudes e dicas para encontrar emprego. Implemente-as em seu dia a dia, faça bom uso da internet e garanta uma carreira de sucesso!

Gostou das nossas dicas? Não deixe de nos seguir nas redes sociais e fique por dentro de outras novidades!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário