8_ferramentas_que_podem_ajudar_a_estudar_mais.jpg.jpeg

Com o surgimento das novas tecnologias, uma nova postura é cobrada da gente, certo? Pense bem. Com a complexidade do mundo contemporâneo, é preciso se reinventar a todo instante, afinal, não vale ficar por fora das novidades. E com os estudos não é diferente: cada vez mais, professores e alunos têm usado as novidades tecnológicas como instrumentos de aprendizado.

Sim, existem recursos que prometem ser grandes facilitadores, sobretudo para quem estuda em cursos de educação a distância (EAD). Você não acredita? Então, continue lendo este post e conheça 8 ferramentas que definitivamente vão te ajudar a se dedicar mais às tarefas do seu curso:

Procrastination Punisher

Não precisa ser um exímio entendedor do inglês para compreender o nome desse recurso — mas aqui fica a tradução literal para quem precisa: “punidor por procrastinação”. Essa ferramenta é ideal para aquelas pessoas que começam a estudar e, não demora muito, se dispersam facilmente, encontrando mil outras atividades mais “interessantes” ao longo do caminho.

Sabe aquela clássica espiadinha nas notificações das redes sociais, nas mensagens do WhatsApp ou na caixa de entrada do seu e-mail? Ela acontece bastante no momento que deveria ser dedicado exclusivamente ao estudo, certo? Pois então, essa ferramenta vai te ajudar a acabar com essa atitude e a focar no seu verdadeiro objetivo, que é aprender mais.

O Procrastination Punisher, que só pode ser instalado em smartphones com o sistema operacional Android, bloqueia alguns aplicativos escolhidos pelo próprio usuário do aparelho. O estudante também pode definir os dias e os horários em que o uso dos programinhas fica proibido. Mas como nem tudo são flores, infelizmente este recurso não é gratuito: os preços do serviço variam entre R$ 2,50 e R$ 7,57.

SelfControl

Semelhante ao Procrastination Punisher, o SelfControl é ainda mais radical (mas há uma diferença bastante importante: ele é voltado para o Mac, os computadores fabricados pela Apple). Ao bloquear determinados programas e sites, o usuário deve esperar o tempo de restrição acabar integralmente para voltar a usá-los.

Você sabe o que isso quer dizer? Depois de estabelecer quais são os aplicativos e as páginas da internet que mais desviam a sua atenção, você precisa, necessariamente, esperar o prazo determinado extinguir. Você pode até tentar reiniciar o computador — mas isso não vai ajudar em nada. Eis uma ótima alternativa para te fazer engajar nos estudos, não é verdade?

Evernote

É provável que você já tenha ouvido falar sobre esse aplicativo, que além de otimizar as suas tarefas tem o benefício de ser gratuito. Ideal para armazenar notas e listas, o Evernote funciona como uma espécie de escritório, guardando o material que você considera importante e precisa ter sempre em mãos.

Conseguiu entender na teoria como é a ferramenta, mas não sabe qual será a utilização na prática? Então, explicamos: grande parte da população gasta um tempo expressivo nos meios de locomoção, certo? Assim, enquanto você está no ônibus indo para o trabalho, para academia ou para qualquer outra atividade do cotidiano, por meio do Evernote você terá acesso ao conteúdo programático da faculdade, podendo estudar mais.

Novo Acordo Ortográfico

Difícil imaginar alguém que domine completamente a língua portuguesa e não tenha nenhuma dúvida quanto à escrita. Partindo dessa ideia, o aplicativo Novo Acordo Ortográfico apresenta as regras, bem… do novo acordo ortográfico (que, aliás, não é nada fácil).

Então, não perca tempo e baixe logo essa ferramenta que vai te ajudar não só a dominar a nossa língua, como também vai ser uma mão na roda na hora de produzir uma redação impecável. Afinal de contas, conhecer as regras do português já é o pontapé inicial para a elaboração de um texto nota 10.

WriteRoom

Já é sabido que o hábito de anotar a matéria, seja manualmente ou no computador, durante o estudo é um jeito eficiente de aprendizado. E é nesse sentido que a ferramenta WriteRoom (disponível para computadores Mac) é útil.

Ao baixar e abrir esse recurso, a tela do seu computador fica parcialmente preta, restando apenas um espaço para redação. Pode acreditar: o WriteRoom vai controlar aquela sua vontade de bisbilhotar frequentemente as abas dos demais aplicativos, que normalmente apresentam as notificações em tempo real.

Com nome similar, existe uma versão para o Windows, que é conhecido como Dark Room.

Kindle

Você já parou para pensar sobre o valor gasto em livros e xerox durante toda a graduação? Se você é do tipo econômico, possivelmente, foi ainda mais fundo, calculando exatamente o preço investido nesses materiais.

E se ouvisse um aplicativo que solucionasse esse probleminha? É aí que entra o Kindle, que funciona como um reader. A ferramenta disponibiliza a opção de baixar livros e obras acadêmicas integralmente, amenizando os seus gastos com edições impressas.

Study Rails

Esse recurso ajudará a dar uma turbinada nos estudos por meio do gerenciamento do tempo. Não vale mais a justificativa que falta um planejamento adequado para conseguir seguir a risca os estudos, pois o Studay Rails será o responsável por agendar os horários dedicados a atividade educacional, monitorando o seu tempo de maneira correta e eficiente.

iPods e tablets

Para conseguir acessar os aplicativos, é necessário, obviamente, ter um instrumento que possibilite a imersão no universo tecnológico, concorda? É por isso que ter um iPod ou um tablet é tão importante. Práticos e eficientes, esses aparelhos são boas alternativas para quem passa uma parcela do dia fora de casa por conta do trabalho ou de atividades.

Vale destacar que iPods e tablets geralmente têm uma memória relativamente grande, que será extremamente útil para fazer o download de podcasts, videoaulas, aplicativos educacionais e apostilas e livros digitais.

A justificativa de falta de tempo ou de recursos não é mais motivo o suficiente para não estudar. Com o desenvolvimento da tecnologia, os estudantes têm um leque de aparatos que ajudam na missão de obter um ensino de qualidade.

E você, o que acha desses aplicativos? Você conhece outras ferramentas que podem ajudar na missão de estudar mais? Conte para a gente na seção de comentários. Participe!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário