8-cursos-superiores-para-quem-ama-inovacao-e-tecnologia.jpeg

Se você gosta de inovação e tecnologia, saiba que hoje em dia existem diversas maneiras de se tornar um profissional dessas áreas. Aliás, se você não gosta, está na hora de repensar: os profissionais de TI têm sido cada vez mais valorizados e estão entre os mais bem pagos no mercado.

De olho nessa fatia, as universidades passaram a oferecer diversos cursos na área, voltados para vários tipos de perfis. Você pode se especializar em software, hardware, controle e automação, desenvolvimento de sistemas e até mesmo na programação de jogos digitais!

Portanto, se você está em dúvida de qual curso fazer na área de inovação e tecnologia, dê uma olhada na lista abaixo, com os cursos mais populares neste setor:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é voltado para aquelas pessoas que desejam atuar desde o planejamento até a implantação de um sistema. Atualmente, as empresas funcionam baseadas em uma série de sistemas informatizados, que controlam informações orçamentárias, processuais, estoque, vendas etc.

Esse profissional é o responsável por cuidar de toda essa área, em todas as suas etapas, podendo atuar como funcionário de grandes corporações, ou também como consultor, prestando serviços para diversos tipos de empresas.

Ciências da Computação

Cientista da computação é aquele profissional responsável por utilizar todos os recursos presentes em um computador, otimizando e tornando mais eficiente a atuação da organização para a qual trabalha.

O curso de Ciências da Computação explora toda a linguagem computacional e a teoria por trás da programação de computadores, dando ao aluno uma visão amplificada desses equipamentos.

E nunca é demais se lembrar de que computadores estão cada vez mais presentes na realidade das empresas. Portanto, o cientista da computação é um profissional bastante requisitado e bem remunerado.

Engenharia da Computação

Quando você usa um computador, já parou para pensar em quem o projetou? Quem pensou nas soluções existentes na sua máquina? Que profissional desenvolveu o teclado no qual você digita ou o mouse que você usa? Tudo isso foi pensado e executado por um engenheiro da computação.

Esse profissional trabalha em sistemas físicos (hardware) e também em programas (software) e dá vida aos computadores presentes em praticamente todos os lugares.

Além de grande capacidade de lidar com ferramentas computacionais, o engenheiro da computação também precisa ser um profissional antenado e bem informado, sempre sabendo das tendências do mundo digital antes de todo mundo. Afinal de contas, é ele quem vai fazer com que essas tendências cheguem à sua casa.

Engenharia de Controle e Automação

O engenheiro de controle e automação é um profissional que precisa conhecer bastante de mecânica, eletrônica e computação. Isso porque ele é o responsável pelos processos produtivos das empresas e precisa encontrar soluções para que a produção seja eficiente, acessível e lucrativa.

Seu objetivo é evitar desperdício, cortar custos e aumentar a capacidade da empresa de produzir e vender a sua mercadoria. Também é um profissional em alta no mercado atual.

Engenharia de Software

Linguagens de programação, base de dados, padrões, controle de qualidade. Essas são algumas das tarefas que devem estar na checklist do engenheiro de software, o profissional responsável pela construção de sistemas desde o seu início.

O curso é voltado para a prática da produção de sistemas, desde o projeto, até a implantação. O engenheiro de softwares trabalha com o desenvolvimento de sistemas para computadores pessoais, industriais ou para dispositivos móveis.

Este último representa um vasto campo de atuação, já que o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e tablets vêm se tornando um dos carros-chefe das empresas em todo o mundo e já é uma das principais ferramentas de relacionamento entre clientes e organizações.

Jogos Digitais

Lembra quando seus pais chamavam sua atenção por causa das horas em frente à TV jogando videogame? Pois é, por incrível que pareça atualmente o desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma das profissões mais valorizadas do mercado.

O profissional de Jogos Digitais tem como atividade básica a criação de games para computador, videogame, celulares, tablets etc. O envolvimento com o game se dá pela definição de regras, desenvolvimento do sistemas, cenários, animações, personagens etc.

Além disso, o desenvolvedor de jogos digitais pode se especializar na produção de simuladores para treinamento de pilotos de avião, motoristas, médicos etc. Também podem ser produzidos jogos educacionais para escolas e treinamentos on-line para todo o tipo de profissionais, dependendo da demanda recebida.

Sistemas de Informação

Você já imaginou quantas informações e dados são gerados por uma empresa por dia? E como esses dados são armazenados? O profissional de Sistemas de Informação é o responsável por gerir todo o fluxo de informações que circula por uma empresa diariamente, desenvolvendo sistemas de armazenamento e recuperação de dados que são fundamentais para a organização.

Atualmente, informação é um dos ativos mais valiosos do mercado e deve ser muito bem gerida pela empresa responsável. Por isso, o analista de sistemas de informação ocupa um cargo vital e estratégico para a realização de negócios na empresa.

Sistemas para Internet

Quando você acessa um site da Internet e vê aquela interface bonita e funcional, não imagina a estrutura existente por trás daquelas funcionalidades, não é mesmo? O profissional de Sistemas para Internet é o responsável por criar as condições ideais para que aquele site exista e funcione perfeitamente.

Ele trabalha no desenvolvimento de um site, da sua concepção às informações que serão disponibilizadas, à disposição dos menus, ao design, à segurança e à interface apresentada.

Além disso, o analista de sistemas para internet também cuida dos relatórios de visitas no site, o tráfego dos usuários, o número de acessos e o perfil de cada pessoa que acessa a página. Também controla as atualizações e seleciona os anúncios que serão veiculados.

É bom ressaltar que esses cursos, principalmente por serem voltados para tecnologia e inovação, têm grande aceitação do mercado mesmo quando feitos a distância. A melhor forma de realizar o curso depende, portanto, da sua disponibilidade de tempo e dinheiro. Ficou interessado? Então leia este post para entender melhor o assunto!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário