7-tendencias-de-contabilidade-para-acompanhar-em-2017.jpeg

Quais tendências de contabilidade terão o maior impacto sobre as empresas e seus clientes em 2017 e nos próximos anos? Quão bem preparados estão os contadores para aproveitar essas tendências?

Essas duas perguntas costumam ser o foco de diversos profissionais da área que estão constantemente buscando se aperfeiçoar em suas funções. E eles estão certos! Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso estar atento ao que há de melhor por aí.

Para te ajudar a ficar por dentro das novidades, neste post, trouxemos algumas das principais tendências nas quais você precisa ficar de olho. Continue lendo e saiba mais!

1. Transição de contadores para consultores

Globalização e automação resultaram em mais trabalhos sendo feito por computadores, que possibilitam prazos e valores mais acessíveis.

Embora a indústria tenha sido muito mais atingida nesse quesito, muitas funções de escritório seguem sendo automatizadas. Essa é uma das tendências de contabilidade que forçam as empresas a aumentar as consultorias ou oferecer serviços de nicho sobre o processamento de transações.

Claramente, a função um contador nunca será totalmente substituída por sistemas. A questão é saber trabalhar com consultoria, agregando valor pessoal ao seu trabalho. A área de consultoria crescerá de duas maneiras. Primeiro, as grandes empresas e organizações buscarão preencher suas lacunas de conhecimento e carga de trabalho, contratando consultores de forma temporária.

Com isso, em vez de contratarem um escritório de contabilidade, é possível manter uma equipe enxuta internamente para serviços de rotina e, de tempos em tempos, contratar um consultor especialista para auxiliar em investimentos e análises orçamentárias.

Em segundo lugar, os consultores terão uma presença crescente em pequenas e médias empresas que não podem pagar ou não precisam de grandes escritórios.

Com essa nova estratégia, os consultores poderão ter maior autonomia de trabalho, ganhando espaço e mercado com base em sua experiência profissional e valores cobrados.

2. Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

Um sistema de CRM abrangente aumenta a capacidade do negócio de superar seus concorrentes, simplificando os dados em um único local central.

Adequadamente utilizados, uma empresa pode garantir que ela esteja fornecendo a melhor experiência para o cliente, além de alavancar todas as oportunidades possíveis de negócios, uma vez que terá vários dados de clientes em tempo real na ponta dos dedos.

Sistemas de CRM também podem ser um ótimo organizador para aqueles que são focados em vendas em seu negócio, seja você, como proprietário, ou alguém de sua equipe.

3. Utilização de dados na nuvem

Na onda das tendências de contabilidade, esse recurso é um que não pode ser deixado de lado. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Dell, 90% das pequenas e médias empresas já possuem ou planejam contratar algum tipo de aplicativo em nuvem.

As razões para isso são claras. É conveniente, é barato, e os grandes provedores de software colocaram um grande esforço em tornar seus produtos tão fáceis de usar quanto possível.

Embora Xero e Quickbooks estejam liderando o mercado global, elas não são as únicas opções para a área e, portanto, você pode ter suas próprias preferências.

É essencial que você se torne especialista para seus clientes. Não é preciso saber  a respeito de todos os detalhes de cada software, mas você precisa saber como a solução que você oferece adiciona valor para seus clientes, e deve ser capaz de convencê-los desse valor.

Ainda é importante ser flexível. E se o seu cliente precisa de um serviço que a sua configuração atual não fornece, será preciso adaptar-se ou tomar a decisão difícil de perder o cliente para simplificar o seu serviço.

4. Onda de colaboração entre contadores e clientes

Esta tendência vai mudar a contabilidade este ano: dentro da indústria, há um impulso para mais colaboração entre contadores e clientes.

Isso tem sido incentivado pela multiplicidade de ferramentas tecnológicas sendo lançadas, promovendo um fluxo mais simples de informações e consultorias entre contadores e pequenas empresas.

Há também um movimento para evitar o uso de e-mail, que pode ser mais demorado e ineficiente. As plataformas de chat, como o Skype, por exemplo, estão acelerando a comunicação e permitindo mais interações em tempo real, mudando aos poucos a maneira como todos nós interagimos.

5. Uso de tecnologia para eliminar o trabalho pesado

A automação não eliminará contadores, apenas permite que eles priorizem outras tarefas. Ela também está simplificando seus relacionamentos, automatizando algumas etapas da comunicação com seus clientes. Afinal, quanto mais você falar com eles, mais oportunidades você terá para conseguir trabalho.

Métricas e notificações em torno de atividades-chave de seu negócio também estão melhorando, o que ajuda a aumentar a qualidade da comunicação entre pequenos empresários e contadores.

6. Destaque aos dispositivos móveis

Uma nova geração de empresários está surgindo. Eles são nativos digitais e muitos nunca tiveram que realizar negócios em um mundo que não contava com a Internet e com os smartphones.

Essa nova geração de proprietários de negócios está à procura de insights imediatos entregues em seus dispositivos portáteis. Por esse motivo, os consumidores estão esperando que seus profissionais de contabilidade também possam fornecer esse acesso instantâneo a eles.

7. Presença nas mídias sociais

Donos de empresas estão se tornando mais ativos nas mídias sociais, e isso tem dado aos profissionais de contabilidade um alcance sem precedentes.

Essa tendência também aumenta o poder do cliente, pois eles são capazes de localizar informações por conta própria e tomar decisões de forma mais bem informada ao acompanhar todo o trabalho de seu escritório ou seus serviços como consultor.

Segundo Tom Hood, CEO da Associação de CPAs de Maryland, “o uso das mídias sociais para ‘ouvir’ os clientes e entender suas necessidades é uma forma poderosa de se conectar e aprofundar as relações. Quando eles retuítam, curtem e compartilham suas notícias e histórias, isso mantém sua empresa à frente do mercado de forma contínua.”

Esperamos que essas informações e tendências de contabilidade coloquem seu negócio ainda mais na frente de seus concorrentes! Conhece outras pessoas que também se interessariam por esse conteúdo? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar a espalhar essas notícias?

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário