7-personalidades-do-marketing-nacional-para-acompanhar.jpeg

Com o imenso volume de informações que circula pela internet e a gama variada de opiniões que se espalham pelas redes sociais, é fundamental saber discernir entre o que vale a pena ser considerado e acompanhado e o que pode ser descartado. Esse cuidado tem valor ainda maior para quem atua com marketing, considerando que a qualidade das ideias e a capacidade para colocá-las em prática pode definir se uma pessoa será bem-sucedida ou não na carreira.

Para facilitar a seleção, nós separamos sete personalidades do marketing brasileiro que merecem ser seguidas. Acompanhe!

1. Adriana Knackfuss

Adriana Knackfuss é a diretora de Comunicação Integrada de Marketing da Coca-Cola no Brasil. Foi dela a ideia de implantar a área de real time marketing — o marketing em tempo real — no escritório brasileiro da multinacional. Aliás, essa iniciativa até então era inédita na empresa em todo o mundo.

Antes de seguir para a indústria de refrigerantes, Adriana atuou nas áreas de CRM e de marketing digital da Globo.com. Em 2008, ingressou na Coca-Cola, a fim de dar suporte na criação da divisão de comunicação e marketing da empresa no Brasil.

Graduada em Design Gráfico pela PUC-Rio, com MBA em Marketing e em Negócios, ela foi escolhida pelo site Meio & Mensagem para integrar a lista Women to Watch in Brazil.

2. Alexandre Bouza

Bouza é graduado em Economia pela USP, com MBA em Gestão de Negócios. Com passagens pela Unilever, como diretor de Marketing da Kibon, também trabalhou na Johnson & Johnson e na DM9DDB, em que atuou por nove meses como diretor de Planejamento Estratégico. Atualmente, o economista é diretor de Marketing do Grupo Boticário, posição conquistada em 2010 a partir da marca Quem disse, Berenice?, criada pela empresa naquele ano e que tem foco em produtos de maquiagem.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, em março de 2015, Bouza assumiu a direção de Marketing de todo o grupo, com o desafio de manter a maior rede de franquias de produtos de beleza do mundo no topo, o que tem alcançado de maneira muito especial.

Sob seu comando, O Boticário vem empunhando bandeiras importantes, como a de defesa da liberdade e da diversidade, mesmo quando elas contrariam os segmentos mais tradicionais da sociedade. A estratégia tem dado ótimos resultados.

3. Daniela Cachich

A antiga vice-presidente de Marketing da Heineken no Brasil deixou a empresa em novembro do ano passado, a fim de assumir o mesmo posto na PepsiCo, para o setor de alimentação, que é responsável pelas marcas de snacks e salgadinhos da Elma Chips. A executiva é graduada em Administração pela Universidade Mackenzie, com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Entre outros desafios, Daniela assumiu a missão de liderar as áreas de inovação, de atendimento ao consumidor e de consumer insights da empresa, que é aquela que analisa o que os consumidores esperam de uma marca. Ela passou a integrar a lista Women to Watch em 2014 e recebeu o prêmio Caboré de Profissional de Marketing em 2015.

4. Marcio Parizotto

Quem não se lembra do jingle Se liga aê e do slogan “Sou Bra”, que, no ano passado, colaram como chiclete na memória dos brasileiros? A campanha do Bradesco para os Jogos Olímpicos do Rio, que recebeu o Caburé de Anunciante do Ano em 2016, foi resultado da estratégia de marketing adotada Marcio Parizotto, que, desde 2014, é o diretor do banco para essa área.

Parizotto é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP e tem MBA Executivo em Finanças. Também cursou o Advanced Management Program (AMP) da Harvard Business School. Ele foi o responsável pela área de marketing da bandeira de cartões de crédito American Express por sete anos, seguindo para o Banco Bankpar e depois para a Bradesco Cartões, antes de chegar ao banco.

5. Roberto Gnypek

O vice-presidente de Marketing do McDonald’s foi um dos indicados para o prêmio Caboré na edição do ano passado, na categoria Profissional de Marketing. Ele foi um dos responsáveis por manter a boa atuação da rede no Brasil, mesmo diante da crise econômica e da resistência que os movimentos pela vida saudável apresentam diante do fast-food.

Gnypek participou do desenvolvimento da linha Signature, que tem como proposta levar ao consumidor produtos diferenciados. Ainda, responde pela promoção dos sanduíches Cheddar Bacon e também da linha Grand, como extensão do Big Tasty, do Bic Mac e do Cheddar.

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, com vários cursos na área de marketing, inclusive no exterior, o executivo também foi o responsável por levar os produtos Ovomaltine para as sobremesas do McDonald’s, o que provocou excelente reação dos consumidores, sobretudo nas redes sociais.

6. Samuel Russell

Engenheiro mecânico por formação, Russell tem especialização em Negócios pela Universidade do Texas. Ingressou na General Motors (GM), nos Estados Unidos, em 2000, assumindo o cargo de gerente de marcas de carros pequenos. Atuou nas áreas de marketing, de branding e de desenvolvimento de negócios. Desde 2013, é o diretor de Marketing da GM para a América do Sul.

Foi sob a tutela do executivo que a Chevrolet, uma das principais marcas da companhia, renovou todo o portfólio de carros no Brasil. Com isso, a montadora assumiu a liderança nacional de vendas no varejo em 2013 e se aproximou da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em termos gerais.

7. Tatiana Ponce

Vice-presidente de Inovação para as Américas e diretora de Marketing da Nivea e Eucerin, Tatiana Ponce é graduada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e tem MBA em Gestão. Foram dela iniciativas importantes de lançamentos de produtos Protect & Care e Nivea Sentidos, entre outros, que alcançaram grande sucesso — e das quais participou em todos os estágios de desenvolvimento, desde a concepção até a divulgação.

Tatiana também idealizou o Nivea Viva, a plataforma musical que anualmente faz uma homenagem a um ritmo ou a uma personalidade da música brasileira que, nos 33 shows que foram realizados até o ano passado, atraiu 3 milhões de espectadores.

Por sua atuação, a executiva alcançou o reconhecimento da Beiersdorf — a companhia alemã detentora das marcas Nivea, Euceri e La Prairie —, aumentando o reconhecimento do Brasil no mercado internacional da empresa.

Com passagens pelo Grupo Boticário, pela Reckitt Benckiser, Kolynos e J. Macêdo Alimentos, Tatiana está na Nivea desde 2011.

Acompanhando a atuação dessas importantes personalidades do marketing, você, com certeza, aprenderá muito sobre a área, podendo desenvolver suas capacidades se espelhando sempre nos melhores! Afinal, um dos segredos do sucesso está em saber captar os ensinamentos dos grandes mestres, não é mesmo?

Agora que você já sabe os nomes desses sete profissionais que merecem ser seguidos, siga-nos também nas redes sociais e aprenda muito mais!

 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário