7-licoes-que-podemos-aprender-com-a-transformacao-digital.jpeg

Em 1990, o filme “De Volta para o Futuro II” previu um futuro composto por carros voadores, roupas exóticas e construções extravagantes. Embora tenha tido acertos pontuais aqui e ali, o filme não foi capaz de enxergar a transformação digital como sendo o principal marco que simboliza o futuro que todos esperavam há 30 anos.

A chegada das novas tecnologias permite comunicação e estudos a distância, armazenamento de dados ilimitados, plataformas de colaboração instantânea e todo o tipo de aplicativos, disponíveis para qualquer função. A era digital está em pleno funcionamento e quem ficar de fora terá poucas chances no mercado.

Pensando nisso, neste artigo vamos listar 7 inovações trazidas pela transformação digital e de que forma você pode aproveitá-las e tirar lições para o seu dia a dia. Confira!

1. Integração de processos como caminho para as empresas

Já foi o tempo em que as cadeias de processos corporativos eram separadas por departamentos e especialidades nas organizações. Atualmente, as empresas trabalham fortemente na integração de seus processos, por meio do auxílio das ferramentas digitais.

Softwares de gestão a distância, aplicativos e métodos de trabalho que permitem a automação de tarefas rotineiras fazem com que os colaboradores possam estar mais voltados para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, trazendo melhores resultados.

Portanto, se você está entrando no mercado de trabalho ou quer se manter nele, saiba que a chave para o sucesso em qualquer profissão é se tornar um profundo conhecedor das ferramentas de trabalho modernas. Estar atualizado faz de você um profissional diferenciado em seu ramo de atuação.

2. Comunicação empresarial com a era digital

Imagine que você esteja viajando a serviço e o líder da sua equipe solicita uma reunião de urgência com você. Há alguns anos, a solução para esse problema seria comprar uma passagem de avião para, no mínimo, viajar no dia seguinte e participar da conversa. Hoje, você pode realizar a reunião em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio do seu próprio celular.

A comunicação digital revolucionou as organizações por possibilitar o contato instantâneo entre os colaboradores, viabilizando negócios que, no passado, seriam perdidos.

3. Educação a distância e o fim das desculpas para não estudar

Quem quer estudar, mas não tem tempo para frequentar aulas presenciais, agora não tem mais desculpas. Já existem inúmeras plataformas que possibilitam ao aluno se formar em qualquer curso, por meio da educação a distância.

O mercado atual exige profissionais cada vez mais capacitados e preparados para lidar com todas as novidades que surgem diariamente. Por isso, estudar é fundamental para qualquer um que deseja ter sucesso.

A educação a distância permite que você se dedique aos estudos, sem precisar sacrificar o seu trabalho, o seu lazer e o seu dia a dia. Além disso, os valores pagos para se estudar em instituições de ensino a distância são menores do que as do ensino presencial.

4. Segurança e disponibilidade do armazenamento em nuvem

O armazenamento de dados sempre foi um problema para as organizações. Mas a transformação digital trouxe o Cloud Computing  ou Computação na Nuvem  que vem ganhando cada vez mais adeptos em todos os setores.

Atualmente, com o mercado cada vez mais competitivo, a informação passou a ser o ativo mais valioso das empresas. Ninguém quer revelar segredos corporativos para os adversários e, além disso, há o zelo com os milhares de dados de clientes que circulam pelos sistemas organizacionais.

Sendo assim, o arquivamento e a gestão dessas informações tornou-se uma área estratégica das empresas e você precisa conhecer mais sobre o assunto estar sempre antenado às melhores práticas.

O Cloud Computing permite maior segurança, pois as informações são protegidas por senhas e outros mecanismos de criptografia. Além disso, os dados podem ser acessados de qualquer lugar, por qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

5. Aprendizado proporcionado pelo comércio eletrônico

Muitas pessoas que atuam no comércio estão fechando as portas de suas lojas físicas para investir tudo no e-commerce: e muitas estão tendo enorme êxito na empreitada.

Mais barato e eficiente do que o comércio tradicional, o e-commerce possibilita que as pessoas empreendam em diversas áreas, abrindo espaço para novos talentos e novos produtos, que jamais teriam espaço no mercado se não fosse pela web.

Se você tem uma veia empreendedora, pesquise mais sobre o comércio eletrônico. Pode ser uma ótima oportunidade para que você comece a despontar o seu negócio! 

6. Conexão de pessoas ao redor do mundo por meio de plataformas colaborativas

Aos poucos, a transformação digital está mudando antigos hábitos da sociedade. É o caso das plataformas colaborativas, que ligam pessoas do mundo todo que tenham um objetivo em comum.

Com isso, atualmente, você pode fazer contato com alguém do outro lado do mundo a fim de obter hospedagem para viajar. Pode, também, conseguir pessoas que trabalham perto de você para oferecer carona, dividir o combustível e diminuir o número de carros nas ruas. E esses são apenas dois exemplos de plataformas colaborativas que estão revolucionando o mercado.

7. Revolução nas redes corporativas

Informações rápidas para tomada de decisão; gestão eficiente do fluxo de caixa; controle eficaz de processos; gestão de pessoas de maneira mais humana e individualizada: esses são alguns benefícios trazidos pelos avanços tecnológicos. A transformação digital tornou a gestão corporativa muito mais ágil e voltada para a geração de negócios do que há 20 ou 30 anos.

O mercado atual exige que as empresas sejam rápidas e tratem o cliente de forma personalizada. Para isso, é necessário que os processos internos estejam ao alcance dos gestores e colaboradores, para que eles possam direcionar seus esforços para cumprir os objetivos estratégicos da organização.

Conhecer as ferramentas corporativas e empregá-las na sua empresa de uma maneira adequada é um grande diferencial que você leva para a sua carreira.

Os 7 itens dessa lista são alguns exemplos do que a transformação digital vem proporcionando para o mercado. A grande lição que você deve tirar de tudo isso é que é primordial que você esteja sempre antenado às melhores práticas e pronto para implantá-las na empresa em que estiver trabalhando — e, claro, no seu dia a dia.

Gostou do post de hoje? Então curta a nossa página no Facebook e receba sempre as nossas novidades e atualizações em seu feed de notícias!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário