7-aplicativos-que-vao-te-ajudar-a-organizar-os-estudos.jpeg

Não há dúvidas de que a tecnologia veio para revolucionar as relações em sala de aula. Seja com cursos a distância, totalmente ministrados pela internet, ou com modernidades utilizadas pelos professores para facilitar a compreensão em sala de aula.

Porém, o que pouca gente sabe é que também dá para aproveitar essas ferramentas para organizar os estudos. E uma das formas mais simples de fazer isso é apelar para os aplicativos — sejam eles de tablet ou smartphone.

Como estão sempre à mão, eles podem ser uma ajuda e tanto para organizar horários, manter a concentração e até tirar dúvidas de última hora antes daquela prova difícil. Interessado?

Então, confira neste post as nossas sugestões de aplicativos para quem realmente deseja se concentrar nos estudos e conseguir resultados melhores nas provas!

1. Clearfocus

Conseguir se concentrar durante muito tempo é uma das maiores dificuldades dos estudantes, estejam eles na escola, no período pré-vestibular ou na faculdade. Muitos acreditam que quanto maior for o período dedicado ao estudo, melhor.

Na prática, contudo, a verdade é que fazer intervalos de descanso ajuda a assimilar a matéria estudada. E é essa uma das premissas do método de estudos Pomodoro — uma forma de gerenciamento de tempo que permite ao estudante aproveitar intervalos de descanso após o período de dedicação.

Assim, o Clearfocus é programado para marcar o tempo em que você deve focar completamente nos livros, e te avisa quando você deve parar. O que facilita muito a concentração completa, já que você não precisa ficar olhando toda hora no relógio para saber quanto tempo falta para o intervalo.

O aplicativo está disponível para Android e iOS, e, com certeza, vai ajudar muito a vida dos estudantes — especialmente dos mais ansiosos.

2. Evernote

Não existe nada mais chato do que decidir ler um texto para uma matéria ou revisar suas anotações e perceber que esqueceu o caderno em casa, não é? Isso pode significar uma enorme perda de tempo de dedicação à matéria! Pois, nesse momento, o Evernote pode te ajudar.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo armazena, organiza e permite pesquisar diversos tipos de arquivos, como anotações digitais, livros em PDF, fotos, áudios e até arquivos salvos em páginas da internet.

Assim, ao substituir o caderno comum por aplicativos como esse, você garante que todo o seu material esteja sempre com você. Afinal, além de verificar os arquivos via smartphone ou tablet, você ainda poderá acessar a sua conta de qualquer computador. Prático, não?

3. Todoist

Quem tem dificuldades de lembrar tudo o que tem que fazer em um dia, ou até quais matérias precisa estudar, vai adorar esse aplicativo. Nele, você cria várias listas de tarefas e pode até compartilhá-las com outros usuários — o que facilitará seus trabalhos em grupo.

Disponível para Android e iOS, é possível aproveitar essa ferramenta para anotar rapidamente, mesmo em sala de aula, os pontos da matéria que precisará revisar ou pesquisar na internet. Assim, chegando em casa, você pode ir diretamente resolver essas pendências e riscar todos os itens da sua lista!

4. Geekie Games

Quem está se preparando para o Enem e vestibulares pode (e deve) contar com a ajuda desse aplicativo para sistemas Android. Nele, o ambiente virtual oferece listas de exercícios para você testar seus conhecimentos e ainda traz relatórios de desempenho com listas dos assuntos que você precisa revisar.

Como se não bastasse, ele ainda te ajuda a organizar um plano de estudos — tudo adaptado ao seu estilo e suas necessidades. Assim, você não perde tempo com os assuntos que já domina e pode focar nas matérias que tem mais dificuldade. Isso, sim, vai garantir aquela aprovação que você tanto deseja!

5. EstudaVest

Outro aplicativo direcionado para quem ainda está prestando o vestibular é o EstudaVest. Disponível para iOS e Android, esse aplicativo te ajuda a testar seus conhecimentos para as provas, pois conta com simulados que podem ser feitos em qualquer lugar.

Assim, aquele período que você perde com transporte, por exemplo, também pode ser aproveitado como uma oportunidade de estudar!

Além disso, o aplicativo oferece estatísticas sobre a melhoria do seu desempenho e ainda avisa sobre as principais novidades do mundo dos vestibulandos, como datas de provas e inscrições. E quem precisa de uma forcinha nos estudos ainda pode aproveitar as videoaulas oferecidas na plataforma.

6. Passei Direto

Quem já está na faculdade tem nesse aplicativo — disponível para Android e iOS — uma das melhores ferramentas para evitar os perrengues de fim de semestre. Com ele, é possível encontrar materiais didáticos, provas e listas de exercícios das mais variadas disciplinas, disponibilizadas de modo colaborativo pelos próprios usuários.

E o mais legal desse aplicativo é que ele oferece a possibilidade de conversar com outra pessoa que esteja cursando a disciplina para tirar dúvidas e, por que não, fazer amizade e networking! Por fim, o Passei Direto também informa sobre processos de seleção de estágio e trainee. Então, fique ligado!

7. iBoletim

Quem nunca teve dificuldade para saber se conseguiria passar de ano em uma determinada matéria, que jogue a primeira pedra. Pensando nisso, o iBoletim é um aplicativo para Android e iOS que armazena todas as suas notas e, ainda por cima, te ajuda a calcular quanto você precisa tirar nas próximas provas.

Além disso, vale destacar que ele pode ser configurado de acordo com as regras da sua instituição de ensino, conforme o período de estudos: bimestral, semestral ou anual. Assim, você pode deixar de lado a preocupação e consegue focar no mais importante: a matéria da prova em si!

Enfim, essas são apenas algumas ferramentas para quem deseja ter uma rotina de estudos mais organizada, mas ainda existem muitas outras disponíveis na web e nos smartphones. Portanto, você pode pesquisar quais se encaixam melhor nas suas necessidades.

O importante é não deixar a correria do dia a dia atrapalhar o acompanhamento da matéria. Estudar com frequência ajuda a ter resultados melhores nas provas, tanto no ensino médio, no vestibular ou na faculdade. Então, use e abuse da tecnologia para organizar os estudos e garanta as notas que você merece!

E aí, gostou do post? Sobrou alguma dúvida ou dica de aplicativo para organizar os estudos? Deixe o seu comentário e conte para a gente!

 

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário