X_conselhos_para_reter_mais_conteúdo_antes_da_prova.jpg.jpeg

Os anos finais de faculdade costumam ser os que mais nos enchem de responsabilidade: além das provas regulares, temos muito mais trabalhos para apresentar e matérias para estudar e, em muitos casos, o estágio ou o trabalho. Essa quantidade enorme de tarefas, que costuma nos deixar muito atribulados, demonstra uma série de pontos negativos. Um dos principais, por exemplo, é como é possível ficar mais esquecido e confuso devido a potencial desorganização que muitos deveres podem trazer.

Com tantas provas para fazer, saber como estudar é algo essencial. Cada pessoa funciona de uma maneira diferente e, por isso, o ideal é que os vários métodos possíveis sejam testados para que o aluno entenda qual se encaixa melhor no perfil dele. Um bom método para você é aquele que fará com que você renda mais e consiga absorver todo o conhecimento possível e necessário para um teste ou exame.

Além das várias formas de se estudar, algumas dicas, truques e macetes podem também te ajudar a ser mais capaz de aprender e decorar determinadas regras e entender melhor a matéria. Ficou interessado? Continue lendo para conhecer os 6 conselhos que separamos para você reter mais conteúdo antes da prova!

Anote tudo…

Muitos professores têm o hábito de passar a matéria na lousa e, caso os seus sejam assim, então é essencial que você copie tudo que for passado. Esse material é valiosíssimo, afinal, é o registro de toda uma aula que você leva para casa e pode consultar sempre que necessário. No entanto, existem alguns profissionais que preferem seguir com a aula apenas oralmente, mas você não pode ficar para trás. E aí, como proceder em aulas assim?

A dica é anotar tudo que o professor fala! Se a matéria não está no quadro, você deve prestar atenção em tudo que ele disser e passar para o caderno nos momentos mais apropriados. Escute o que ele tem a dizer e, depois, passe as partes mais importantes para o papel. Esse é um bom método a ser seguido pois, na hora de estudar, lendo esses registros, você lembrará exatamente de como o conteúdo foi passado!

… ou grave a aula

Se você acha que não dá conta de anotar a aula ao mesmo tempo que o professor vai conversando sobre a matéria (afinal, querendo ou não, você estaria fazendo 2 coisas ao mesmo tempo), existe também a possibilidade de gravá-la. Por mais estranho que possa parecer para alguns, esse método tem uma série de vantagens: você poderá dar máxima atenção ao professor e aos comentários dele em sala, terá acesso à aula para anotar tudo depois e, melhor ainda, poderá rever sua aula de qualquer lugar — ou, pelo menos, ouvi-la outra vez.

No ônibus, antes de dormir ou mesmo em algum tempo livre, ouça àquela aula novamente. Essa é uma boa prática para reter conteúdo, para memorizar algo que você julgue necessário e, mais do que isso, para estar em contato com o que é passado no colégio em diversos momentos do dia a dia. Aproveite as funções de seu celular e não deixe de testar!

Reescreva suas anotações

Passar as anotações a limpo é uma excelente técnica para memorizar conteúdo que já é praticada por muitas pessoas. Pergunte aos seus colegas. Temos certeza de que pelo menos algum deles tem esse hábito.

E isso acontece porque ele realmente funciona: além de deixar seu caderno mais organizado, uma vez que a matéria pode ser copiada às pressas e sem capricho, repetir aquele conteúdo insistentemente faz com que você fixe-o em sua cabeça e, assim, você absorve o máximo possível de informações. O que acha de tentar?

Faça resumos

Caso você considere apenas reescrever as anotações algo repetitivo e cansativo, fazer resumos é algo que pode funcionar para você. Muitos professores passam muita matéria e, por vezes, acabamos anotando informações demais em nosso caderno que, mais tarde, podem não ser úteis — principalmente na hora do estudo. Fazer resumos é, portanto, a solução para absorver muito mais conhecimento e, além disso, selecionar aquilo que é mais útil para a prova.

Para fazer um resumo, é necessário que você passe o olho por toda a matéria novamente, e isso já ajuda muito na hora de estudar. Tê-lo pronto, por outro lado, faz com que as outras horas de estudo sejam muito mais dinâmicas, objetivas (afinal, você só estará lendo o que é realmente necessário) e, além disso, faz com que você renda muito mais. 

Faça exercícios

Depois de uma tarde de estudos, nada melhor do que testar se você realmente absorveu aquele conteúdo. Para isso, fazer alguns exercícios em relação à matéria pode ser exatamente o que você precisa. Esse é, aliás, um bom método para que você entenda exatamente onde estão suas dúvidas. É simples: ao errar uma questão, basta que você volte à parte da disciplina que você entendeu errado na hora de dar a sua resposta.

Essa é uma boa técnica principalmente para as matérias exatas. Esse tipo de assunto costuma ter abordagens parecidas na hora das questões e, uma vez que você entende exatamente como e onde aplicar uma fórmula, por exemplo, é fácil repetir nas outras questões: basta que você conheça o modelo de cada uma. Por isso, abuse na hora dos exercícios! Eles são ótimos para fixar de vez a matéria em sua cabeça.

Ensine a matéria ou peça ajuda

Duas cabeças podem, sim, pensar melhor que uma. Além disso, uma cabeça a mais pode ser de grande ajuda. Outra ótima forma de aprender ainda mais antes da prova é tentar ensinar a alguém o que você aprendeu. Se você realmente entendeu tudo direitinho, repassar seus conhecimentos não será um problema, certo? Isso pode ser feito em uma roda de estudos de colegas e garantirá muitos novos aprendizados.

Pedir ajuda também pode ser uma saída, e você não deve ter vergonha disso. Em casa mesmo, logo após sua tarde de estudos, dê seu caderno para alguém de sua família e peça para que a pessoa faça perguntas, questionando datas históricas ou tomando fórmulas, por exemplo. Essa é outra maneira de provar que você realmente entendeu tudo ou ainda está com alguma dúvida, e não dá trabalho algum.

Reter o máximo de conteúdo possível antes da prova é ferramenta essencial para seu sucesso e, com nossos conselhos, temos certeza de que você se sairá bem nessa grande responsabilidade dentro da faculdade. Além de seguir essas dicas, não se esqueça também de tentar diminuir o estresse na hora de estudar. Bom trabalho!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário