5-instituicoes-online-onde-e-possivel-ser-voluntario.jpeg

Você já ouviu dizer por aí que “o trabalho engrandece o homem”, certo? Pois saiba que ser voluntário engrandece ainda mais. O voluntariado traz inúmeros benefícios para quem se propõe a fazê-lo, e isso vai muito além da sensação de dever cumprido por ajudar o próximo.

Fazer trabalhos voluntários é algo muito importante no desenvolvimento de sua carreira, somando pontos em sua vida pessoal e profissional que vão além de um estágio ou emprego. Porém, como encaixar um compromisso como esse no seu dia a dia? A resposta é simples: por meio do voluntariado online!

Neste post, vamos te mostrar por que se tornar um voluntário e algumas instituições em que você pode atuar, confira:

Por que ser voluntário online?

As vantagens do voluntariado vão muito além da satisfação pessoal: elas influenciam diretamente a sua vida profissional. As experiências adquiridas no trabalho voluntário são de grande relevância, principalmente se a sua função tiver algo a ver com sua área de atuação profissional.

Afinal de contas, recebendo por ele ou não, um trabalho sempre é uma fonte de experiências e aprendizados, fazendo com que você se desenvolva mais profissionalmente.

Além de enriquecerem o seu currículo com experiências de trabalho, as experiências com o voluntariado — seja ele presencial ou online — podem se tornar um grande diferencial no seu currículo. Isso porque demonstram que você é uma pessoa com valores importantes como compaixão, respeito ao próximo e solidariedade.

Outra grande vantagem do trabalho voluntário online é que, em meio a um mundo cada vez mais corrido e com rotinas superaceleradas, você poderá executar as tarefas sem ter que se deslocar, no seu tempo — respeitando, é claro, os acordos e prazos com cada instituição.

Em quais instituições fazer voluntariado online?

Se você chegou até aqui, já deve estar convencido da importância e das vantagens do trabalho voluntário e está disposto a embarcar nessa, mas ainda não sabe por onde começar, não é mesmo?

Para te ajudar, listamos abaixo 5 instituições em que você encontrará oportunidades para fazer trabalho voluntário sem sair de casa. É só acessar o site, escolher a opção que mais se adéqua ao seu perfil e se candidatar!

Confira como funciona cada uma delas e como fazer para se tornar um voluntário:

1. Atados

O slogan “Juntando gente boa” traduz da melhor maneira a função do Atados, uma plataforma social criada com o intuito de unir quem precisa e quem deseja fazer trabalho voluntário.

Funciona assim: as instituições fazem o cadastro das vagas ofertadas com todos os detalhes necessários, os voluntários se candidatam por meio do próprio site e o Atados fica responsável por intermediar esse primeiro momento. A partir daí, o contato é feito diretamente entre o voluntário e a instituição que oferece o trabalho.

Para se tornar um voluntário em um dos projetos cadastrados na plataforma, basta se cadastrar no site e usar os filtros para encontrar a vaga que mais se adéqua ao seu perfil. Você pode selecionar a causa que deseja ajudar, sua área de atuação e a região em que você está.

O Atados disponibiliza vagas para trabalho presencial ou remoto. Para o voluntariado online, a maior parte das demandas envolve trabalhos nas áreas de tradução, desenvolvimento de sites, design gráfico, auditoria contábil, educação, redação e marketing.

2. Social Good Brasil

Social Good Brasil é a nova identidade do site Voluntários Online, que surgiu em 2008, tornando-se a primeira iniciativa de orientação de voluntariado online do país.

Assim como o Atados, inicialmente, a plataforma disponibiliza vagas de trabalho voluntário em diversas regiões do Brasil. Atualmente, o Social Good Brasil presta serviços de orientação para ONGs e disponibiliza cursos e eventos para quem deseja colaborar ou iniciar projetos de impacto social.

A plataforma é uma iniciativa de instituições como o Instituto Voluntários em Ação do estado de Santa Catarina e tem o apoio da Unesco e do programa de voluntariado da Organização das Nações Unidas.

3. Dream’NGO

Se você atua na área de marketing, essa pode ser uma opção bem bacana para se tornar um voluntário! O objetivo da Dream’NGO é orientar ONGs a respeito de campanhas de marketing digital, oferecendo consultoria e treinamentos sobre o assunto. A instituição oferta vagas de trabalho voluntário presencial e online.

O projeto surgiu da iniciativa de Leandro “Malhado”, que, após passar alguns meses como voluntário na Índia, decidiu criar a plataforma no Brasil. No site da Dream’NGO, você encontra toda a história de Leandro e como nasceu a ideia do projeto.

4. Busca Voluntária

O Busca Voluntária é outro site que funciona como um elo entre quem quer ajudar e quem precisa ser ajudado. Na plataforma, instituições oferecem suas vagas de trabalho voluntário, com todos os detalhes sobre os cargos, e os interessados podem se cadastrar para o voluntariado.

Para se tornar um voluntário, é preciso fazer um cadastro no site. Depois disso, basta usar os filtros disponibilizados na plataforma, como tipo de trabalho que gostaria de fazer e disponibilidade de turnos para trabalhar, ou conferir o painel de vagas para encontrar aquela que mais se encaixa no seu perfil!

5. Médicos Sem Fronteira

Certamente, você já ouviu falar no Médicos Sem Fronteira, mas você sabia que é possível trabalhar para eles como voluntário online?

A MSF é uma organização humanitária internacional mundialmente conhecida por sua atuação levando atendimento de saúde para países em situação de fragilidade social, como em surtos e epidemias de doenças, desastres naturais, conflitos armados, desnutrição etc.

Para atuar como um voluntário online do Médicos Sem Fronteira, é preciso ficar de olho na demanda da instituição por meio das redes sociais ou do site da organização. Alguns trabalhos (ou “missões”) são bem simples, como acessar páginas específicas do site ou compartilhar conteúdos da MSF para ajudar na divulgação e captação de recursos para as campanhas.

Viu só como ser voluntário sem sair de casa pode ser algo simples? Basta ter disciplina, disposição e muita solidariedade para ajudar instituições que precisam do seu apoio. Com cada pequena contribuição em projetos voluntários, é possível fazer a diferença que queremos ver no mundo!

E você, já tem alguma experiência com trabalho voluntário? Conhece alguma plataforma de voluntariado online que ficou de fora da nossa seleção? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário