open-uri20160602-6-1gb6237.jpeg

É bem difícil encontrar um negócio que não conte com um administrador no seu quadro de funcionários, afinal, esse profissional é muito útil quando o assunto é a condução de um empreendimento — independentemente do ramo de atuação ou se a organização é pública, privada ou sem fins lucrativo.

Multiuso, o administrador é capacitado para gerenciar os recursos materiais, financeiros e humanos de uma empresa, podendo trabalhar em praticamente todos os departamentos — da área de estratégia à produção, passando pelos setores comercial, logístico, financeiro, de marketing e de recursos humanos.

E se engana quem acredita que só é possível aprender Administração nas salas de aula ou na prática, em um estágio ou em um emprego de carteira assinada. Na verdade, qualquer pessoa pode saber um pouco mais sobre o dia a dia dessa profissão no tempo livre. Basta ligar a televisão e observar com atenção como esses profissionais aparecem e que papel desempenham nos seriados e nos filmes.

Se você procura por algumas indicações de longas ou de programas para assistir e se inteirar mais sobre a profissão, está no lugar certo! Neste post, criamos uma lista com 5 séries e 5 filmes que estudantes de Administração devem assistir. Dê uma olhadinha:

5 séries que estudantes de Administração devem assistir

Game of Thrones

Produzida pelo canal pago HBO, a série de fantasia Game of Thrones é um sucesso mundial. Os seus capítulos são baseados nos livros escritos por George R.R.Martin e contam a história da disputa de personagens pelo controle dos reinos de Westeros. Acredite: mesmo que envolva vários elementos sobrenaturais, como superpoderes e criaturas mágicas, essa é uma ótima pedida para aprender a bolar estratégias e a garantir um papel liderança. Ainda em exibição, o seriado Game of Thrones está na 7ª temporada.

House of Cards

Outro sucesso que não poderia ficar de fora da lista, porque se trata de um visão bem interessante sobre a relação entre política e liderança. A série House of Cards é produzida pelo Netflix e acompanha a trajetória de Frank Underwood (interpretado por Kevin Spacey), um deputado que decide sabotar a gestão do presidente dos Estados Unidos, que se recusa a nomeá-lo secretário de estado. Ainda em exibição, o seriado House of Cards está na 4ª temporada.

Mad Men — Inventando Verdades

Produzida pelo canal de televisão por assinatura AMC, Mad Men — Inventando Verdades se passa na Nova York da década de 1960 e narra a história do diretor de criação de uma agência publicitária Don Draper (vivido por Jon Hamm). Os capítulos são indicados para estudantes de Administração porque envolvem temas como liderança, dinâmicas do ambiente de trabalho e relação entre sócios de uma empresa. Já encerrado, o seriado Mad Men — Inventando Verdades tem 7 temporadas.

O Negócio

Única indicação nacional desta lista, O Negócio é uma produção da HBO Latin America  e é transmitida pela HBO Brasil. A série acompanha a história de um trio de garotas de programa que decidem melhorar a sua carreira aplicando algumas lições que aprenderam com os livros de Administração (alguns dos aprendizados fizeram com que as 3 mulheres conquistassem mais clientes, por exemplo). Ainda em exibição, O Negócio está na 3ª temporada.

The Office

Essa comédia foi produzida pelo canal de televisão americano NBC retrata o cotidiano dos funcionários de uma filial da empresa fictícia Dunder Mifflin Paper Company. Além de se divertirem com as várias situações cômicas, é bem provável que os estudantes de Administração se identifiquem com certos momentos do dia a dia de um escritório e aprendam a lidar com eles de uma maneira mais madura. Já encerrado, o seriado The Office tem 9 temporadas.

5 filmes que estudantes de Administração devem assistir

Cidadão Kane

Um clássico dirigido por Orson Welles em 1941, Cidadão Kane (Citizen Kane) conta a história de repórteres que se esforçam para descobrir o significado do último enunciado de um homem que havia um império no ramo editorial. O longa-metragem explora, também, alguns dilemas éticos e sacrifícios feitos para se alcançar o sucesso profissional — assuntos importantes para qualquer um que deseja ser bem-sucedido na carreira de Administração.

A Felicidade Não se Compra

O longa-metragem mais famoso do diretor Frank Capra não poderia ficar de fora desta lista. A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life) foi rodado em 1946 e exibe o caso de um anjo que mostra ao homem de negócios George Bailey (vivido por James Stewart) como a vida na Terra teria sido se o ele nunca tivesse existido. A principal lição desa obra para os estudantes de Administração está no próprio título: o dinheiro não traz, necessariamente, alegria.

O Informante

Neste filme, o diretor Michael Mann reproduz a história real de um ex-executivo da indústria do tabaco que decide revelar os bastidores do ramo. De 1999, O Informante (The Insider) é uma excelente aula sobre ética e integridade no mundo dos negócios.

O Poderoso Chefão

Em 1972, Francis Ford Coppola dirigiu O Poderoso Chefão (The Godfather), um filme que ensina para os estudantes de Administração a importância de construir e manter um networking — e como uma boa rede de contatos, baseada em ganho mútuo, pode ser vantajoso para todas as partes. O elenco também chama a atenção: entre as estrelas, estão nomes como Marlon Brando e Al Pacino.

Wall Street — Poder e Cobiça

Para fechar a lista, um trabalho de 1987 do diretor Oliver Stone. Wall Street — Poder e Cobiça (Wall Street) narra a trajetória de um jovem corretor que está disposto a fazer qualquer coisa para chegar ao topo, incluindo a comercialização ilegal de informações privilegiadas. Este longa-metragem é indicado para os estudantes da área de negócios que querem refletir sobre a linha tênue que separa a ética e da ambição.

O que você achou desta lista de séries e filmes que estudantes de Administração devem assistir? Você tem outra indicação? Então, deixe um comentário neste post e compartilhe as suas dicas com os nossos leitores. E aproveite a oportunidade para agendar a sua prova do vestibular 2016/2 dos cursos semipresenciais e 100% EAD da Una Virtual!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário