X_dicas_para_se_preparar_para_o_vestibular_em_pouco_tempo.jpg.jpeg

Três palavras não podem faltar no vocabulário de quem precisa se preparar para o vestibular em pouco tempo: foco, planejamento e determinação. Para ser bem-sucedido e alcançar o objetivo de ingressar em uma faculdade, é importante ter em mente que será preciso se esforçar e organizar sua rotina para que o estudo seja prioridade.

Veja como neste post:

Separe algumas horas por dia para estudar

De acordo com professores de cursinhos que preparam estudantes para o vestibular, o ideal é separar de 3 a 6 horas por dia para o estudo, sem contar as aulas. Quem vai prestar vestibular para cursos mais concorridos, como Medicina, deve reservar, pelo menos, 8 horas de estudos em casa.

A verdade é que nem sempre é possível estudar tanto quanto gostaria, mas uma coisa é certa: é essencial reservar um espaço no dia para estudos e manter esse ritmo durante a semana inteira.

Se possível, estude nos horários em que sua mente está mais produtiva. Para alguns, é durante a manhã. Para outros, à noite. Respeite o seu ritmo e veja o melhor horário para estudar.

Aproveite o final de semana para revisar a matéria

Muitos especialistas defendem que o final de semana é sagrado e deve ser reservado para o descanso. Em um cenário favorável, você poderia se dar ao luxo de não estudar no sábado e no domingo, no entanto, tenha em mente que o tempo é curto, então, todas as horas disponíveis para estudo devem ser devidamente aproveitadas.

Você pode reservar o final de semana apenas para revisar a matéria que viu durante a semana ou, então, estudar um pouco mais no sábado e deixar o domingo livre para curtir o tempo livre.

Descubra o quanto você sabe da matéria

Para otimizar o seu tempo e estudar tudo o que precisa para passar no vestibular, é importante que você tenha ideia do quanto sabe sobre as matérias que cairão nas provas.

Use a internet a seu favor e faça alguns simulados disponíveis on-line. Pela nota alcançada, você consegue saber quais são as matérias em que está bem e aquelas que necessitam de mais tempo de estudo. Não deixe também de fazer as provas do vestibular dos últimos anos das faculdades que você vai prestar concurso.

O resultado dos simulados e das provas anteriores é essencial para ter uma ideia do quão preparado você está e quais matérias requerem mais tempo de estudo.

Analise o conteúdo programático exigido

Para se sair bem no vestibular, mesmo com pouco tempo para estudar, é essencial descobrir qual será o conteúdo programático exigido pelas faculdades que você vai concorrer.

Depois, com base nos simulados e nas provas anteriores, elenque as matérias que mais foram cobradas nos últimos exames. Pegue cada matéria e as divida em tópicos, separando material relativo para cada um deles para estudar posteriormente.

Caso vá estudar Biologia, por exemplo, divida a matéria em tópicos, como:

  • origem da vida e evolução biológica;

  • citologia;

  • divisão celular

  • etc.

Estude apenas os tópicos relacionados dentro de cada matéria e faça exercícios relativos a eles.

Invista no estudo de uma matéria para tentar gabaritar

Se você domina muito uma matéria, é essencial dividi-la em tópicos para que você analise aqueles que ainda não sabe totalmente. Assim, pode pegar esses assuntos e estudar ainda mais.

Ao se tornar um mestre em determinada disciplina, aumenta muito suas chances de gabaritar a prova ou, pelo menos, acertar pelo menos 90% das questões daquele assunto. Essa segurança é essencial, pois uma nota altíssima em uma matéria pode fazer a diferença e garantir sua aprovação final.

Saiba que não é possível aprender tudo em pouco tempo

Ser seletivo é preciso. Você não vai conseguir estudar tudo o que precisa em 1 ou 2 meses. Otimize o seu tempo percorrendo os capítulos e focando nos pontos principais, aqueles que sempre caem nas provas de vestibular.

Identifique 5 conceitos-chave e pense que questões poderiam ser feitas pelo elaborador da prova. Analise, ainda, as questões que caíram nos últimos vestibulares e estude cada tópico/conceito-chave baseado nessas informações.

Foque! Não vai ser possível estudar tudo.

Aposte em anotações

Pouco tempo para estudar não é desculpa: fazer anotações sobre a matéria que está estudando é essencial para absorver o conteúdo que está lendo. É importante não fazer um resumo e, sim, anotar as informações que considera que são fundamentais para entender aquela matéria.

Aposte no uso de palavras-chave e/ou frases curtas. Esse método ajuda a tornar o conteúdo mais palatável e facilita na hora de estudar. Além disso, é possível que você lembre essas palavras na hora da prova.

Reescreva o conteúdo em suas próprias palavras

Uma forma de absorver o conteúdo mesmo com pouco tempo disponível para estudar é reescrever a matéria em suas próprias palavras. Isso vale para uma explicação ou até mesmo definição sobre a disciplina.

Não leia o texto nem acesse suas anotações. Escreva da sua cabeça e, quando terminar, compare a resposta, explicação ou definição com o texto do livro ou apostila.

Use o tempo de deslocamento a seu favor

Com pouco tempo disponível, todos os momentos livres devem ser reservados para estudar. Uma ideia interessante é usar o tempo em que está se deslocando de casa para o trabalho (e vice-versa) para estudar. Mesmo que sejam apenas alguns minutos por dia, adquirir esse hábito pode fazer a diferença na absorção dos conteúdos.

Faça exercícios

Quando falta pouco tempo para o vestibular, mais do ler a matéria é importante colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. Nesse sentido, fazer exercícios sobre cada tópico é essencial.

Se preparar para o vestibular em pouco tempo é um desafio, mas com organização e muita determinação é possível ter sucesso nessa empreitada. Tenha foco, crie e cumpra um cronograma de estudos. Saiba que não é possível aprender tudo em um mês, então, foque nos tópicos mais cobrados e aproveite todo o tempo livre para estudar. Pode ter certeza que todo o sacrifício vai valer a pena!

Você ainda tem dúvidas sobre como se preparar para o vestibular com pouco tempo disponível? Então deixe um comentário e compartilhe suas questões com a gente!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário