10-dicas-para-estudar-para-o-vestibular.jpeg

Para muitas pessoas, fazer vestibular e ingressar em uma faculdade é um grande desafio em suas vidas. Os meses que antecedem a prova são de tensão e pressão, aliadas à necessidade de muito estudo. Isso pode acabar gerando ansiedade e sentimentos desagradáveis.

Mas estudar para o vestibular não precisa ser uma tarefa que suga suas energias e te deixa preocupado. Com um pouco de organização e bastante empenho e disciplina, é possível tornar esse momento muito proveitoso, deixando você preparado, de fato, para o grande dia.

Se você vai prestar vestibular em breve, confira aqui 10 dicas para estudar de maneira mais produtiva e menos cansativa:

Refaça as provas anteriores da instituição

As chamadas bancas, grupos de pessoas que organizam a prova de vestibular de determinada instituição de ensino superior, costumam ser as mesmas de um ano para o outro.

Desse modo, refazer as provas de anos anteriores das instituições que você escolheu deixa-o familiarizado com o tipo de questão e com a maneira com que determinados assuntos são levantados. Assim, no dia da prova, você dificilmente será pego de surpresa.

Monte um plano de estudo adaptado à sua rotina

Se você deseja realmente passar no vestibular, deve ter disciplina e foco. Por isso, montar um plano de estudos é essencial, ainda mais no caso daquelas pessoas que estudam por conta própria e não frequentam nenhum tipo de curso preparatório.

É importante que o seu plano seja adaptado à sua rotina, permitindo que você realmente consiga segui-lo. Mas atenção: reserve, no mínimo, 3 e, no máximo, 6 horas de seu dia para os estudos. Intercale blocos de estudo de disciplinas exatas com de humanas para não se exaurir mentalmente.

Reforce os pontos de dificuldade

Todo mundo tem facilidade para determinados assuntos e mais dificuldade em outros. Por mais maçante ou chato que possa ser, é importante reforçar esses pontos que parecem mais complicados.

Reserve, ao menos, 2 dias na semana para se debruçar sobre as disciplinas mais difíceis para você. Acredite: às vezes era só uma questão de falta de entendimento, e você pode acabar até gostando da matéria.

Treine a sua escrita

Se o vestibular da instituição de ensino que você escolheu inclui prova de redação, trate de treinar! Escreva ao menos 1 texto por semana, e tente seguir as recomendações da prova, como número de linhas, estrutura e tempo disponível.

Pode ser interessante, inclusive, desenvolver textos utilizando os temas de redação dos vestibulares anteriores e comparar seu texto com redações que tiveram nota máxima nesse mesmo tema (geralmente disponíveis na internet).

Fuja do método “decoreba”

Decorar informações sobre um assunto em específico é fácil. Porém, quando se trata de vestibular, a quantidade de matérias e disciplinas abrangidas é enorme! Decorar tudo é praticamente impossível.

Por isso, esforce-se ao máximo para entender o assunto que você está estudando em vez de gastar sua energia tentando decorá-lo. Quando o conteúdo é assimilado dessa maneira, você faz associações e reflexões, e ele fica armazenado de maneira permanente em seu cérebro.

Mantenha-se atualizado

Grande parte das provas de vestibular atualmente traz questões relacionadas a assuntos que são tendência ou que foram notícia recentemente. Então é superimportante não se isolar dentro dos livros e procurar se manter atualizado sobre o que está acontecendo no mundo à sua volta.

Leia jornais, revistas, artigos, veja documentários e filmes atuais, acompanhe blogs interessantes na internet. Mas fique atento às fontes e à veracidade das informações que chegam até você. Há muitas informações falsas e de caráter duvidoso circulando por aí. Não acredite em tudo que lê ou ouve.

Utilize a internet a seu favor

Quase todas as pessoas que estão se preparando para o vestibular veem a internet como uma inimiga, que rouba seus tempos preciosos e os fazem procrastinar, acessando redes sociais e conteúdos irrelevantes.

Mas não precisa ser assim. Você pode utilizar a internet como uma aliada, acredite! Se você souber onde procurar, verá que há muitíssimo conteúdo de qualidade espalhado pela rede. Videoaulas gratuitas, versões de livros para baixar, sites especializados em provas simuladas, entre muitas outras coisas. Dedique uns minutinhos do seu dia para navegar por esse universo.

Estude em grupo

Algumas pessoas têm muita dificuldade em manter o foco e a concentração quando estudam sozinhas. Se esse é o seu caso, talvez seja interessante montar um grupo de estudos para o vestibular.

Estudar em grupo possui a vantagem de manter as pessoas focadas no estudo por mais tempo, estimula a discussão de conteúdos difíceis e assuntos polêmicos e promove a ajuda mútua no solucionamento de dúvidas. Mas é importante que o grupo não seja muito grande, sob o risco de haver mais dispersão do que estudo propriamente dito. 4 ou 5 pessoas é mais do que suficiente para “dar um up” na qualidade do estudo de todos.

Mantenha uma rotina saudável

De nada adianta você estudar por horas a fio se não se esforçar em manter sua rotina a mais saudável possível. Se você estiver cansado, estressado ou doente, nenhum conteúdo será assimilado de maneira correta e sua produtividade pode cair bruscamente.

Alimente-se de maneira saudável, priorizando frutas, verduras e carnes magras, e fazendo, no mínimo, 4 refeições diariamente. Mantenha uma rotina de exercícios aeróbicos durante 30 minutos, 3 vezes por semana. Exercitar-se ajuda a manter o estresse longe e dá muita disposição.

Por fim, não esqueça de descansar! Dormir a quantidade de horas suficiente para que seu corpo e cérebro se restabeleçam totalmente deixa você mais motivado. E quando estiver se sentindo esgotado, não hesite em fazer uma pausa de 15 ou 20 minutos. Você voltará com outro fôlego para os estudos.

Mantenha sua vida social

Isolar-se totalmente do mundo para estudar para o vestibular pode não trazer tantos benefícios como grande parte das pessoas supõe. A pressão dos estudos deixa você estressado e cansado, e se você não tiver uma válvula de escape, pode acabar desenvolvendo enfermidades, como estresse crônico e depressão.

Por isso, permita-se sair com seus amigos com certa frequência. Aliviar por alguns momentos a pressão do vestibular e compartilhar bons momentos com quem você gosta pode trazer muitos benefícios!

Essas dicas foram úteis para você? Tem mais alguma outra dica para compartilhar com a gente? Comente aqui!

 
5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário