X_dicas_imperdíveis_para_economizar_com_os_livros_na_faculdade.jpg.jpeg

Entrar na faculdade vai te abrir muitas portas no futuro. Mas para chegar lá você terá se preparar para estudar, e isso vai custar dinheiro. No caso de livros, será um investimento considerável. Por isso, saber como economizar na faculdade lhe dará condições para poder cursar sem muitas preocupações.

Quem trabalha para pagar a faculdade sabe que o orçamento vive no limite, pois o curso superior não se restringe ao pagamento das mensalidades. Há os gastos relacionados a alimentação, transporte e moradia, sem contar as contas de telefone e internet, por exemplo. Equilibrar o orçamento será uma tarefa obrigatória em todo o seu curso.

Os gastos com livros vão consumir boa parte do seu orçamento, mas você pode reduzir essa conta com as dicas que separamos para te ajudar. É um gasto necessário, da qual você não poderá escapar. Afinal, os livros serão a base da sua formação universitária e que poderão fazer a diferença na sua entrada na nova carreira.

O que é possível fazer para que você não comprometa seu orçamento e coloque em risco suas despesas fixas é escolher formas de gastar menos. Veja estas 10 dicas imperdíveis para economizar com os livros na faculdade.

Pesquise em sebos físicos

Essa é uma boa opção para quem gosta de pesquisar pessoalmente e verificar o estado dos livros. Andar pelas prateleiras ainda pode render boas descobertas. Outro ponto interessante nessa alternativa é poder conversar com o livreiro e pedir para ele te avisar quando chegar algum título que você procura. Ele pode ainda procurar um livro a seu pedido. Construa uma boa rede de contatos, pois isso ajudará bastante a montar sua biblioteca de estudo.

Tente em sebos digitais

Se você não tem tempo para bater perna em sebos físicos, uma ótima opção é pesquisar em sebos digitais, como a Estante Virtual. Ele reúne sebos do país inteiro, que colocam no site o catálogo de suas lojas. Você poderá pesquisar e comparar preços e o estados dos livros, além de poder ler e deixar avaliações.

Uma dica é fazer uma compra com mais livros. Algumas lojas não cobram taxa de frete quando a encomenda é grande. E sempre veja a descrição do estado do livros. Quanto mais estrelas uma loja tiver no site, mais confiável ela é (ou seja, a tendência é que a descrição do livro esteja correta). Os sebos costumam informar detalhadamente o estado, dizendo, por exemplo, se as páginas estão amarelas ou desgastadas.

Entre em grupos nas redes sociais e procure clubes de trocas

As principais redes sociais têm grupos criados especialmente para trocas de livros. Vale procurar e dizer quais os livros que mais lhe interessam. Você poderá comprar ou trocar. Procure por grupos da sua faculdade e da cidade onde você está estudando para facilitar a negociação.

Assine newsletter de livrarias virtuais

As principais livrarias possuem ferramentas que facilitam a divulgação de livros. Você pode se inscrever para receber as newsletters dessas lojas. A maioria permite que você escolha os gêneros de livros que prefere receber na mensagem. Assim você fica sabendo antecipadamente quais são os lançamentos e se eles estão na sua lista. Isso é importante porque muitas livrarias dão desconto na época do lançamento ou quando você faz a compra ainda na pré-venda.

Pesquise em ferramentas de comparação de preços

Esse é um recurso já bem difundido para uma série de produtos, mas que vem ganhando destaque com os livros. Você lança o livro que procura e o site lista as lojas e os preços de cada uma, indicando quem está dando desconto. Ponto importante nesses mecanismos é que você pode ver qual é a avaliação das lojas.

Converse com alunos que já cursaram as disciplinas

Entrar na comunidade acadêmica vai te ajudar a formar uma rede de contatos que servirão de apoio para todo o seu curso. No primeiro momento, há o envolvimento social. E depois você pode conversar com alunos que já avançaram no curso para saber se eles topam vender os livros usados ou se conhecem quem negocia ou lugares que vendem livros.

Converse com seus professores

Outra opção que pode ser testada dentro da universidade é conversar com professores. Eles podem indicar sebos onde encontrar os livros indicados. Em alguns casos, os professores podem até sugerir títulos alternativos e edições mais em conta, mas que mantêm qualidade para o estudo.

Fique sócio de bibliotecas

Esta é uma solução que vai ser útil durante todo o curso. Servirá não somente para obter livros do currículo das disciplinas, como também títulos que lhe interessam de forma geral. Fique sócio da biblioteca da sua universidade, pois os professores normalmente indicam livros que estão no catálogo. Mas vá para outras bibliotecas de sua cidade. E faça inscrição em mais de uma para você ter opção caso o livro tenha sido retirado por outros sócios.

Procure por bibliotecas digitais

Hoje, existe uma série de bibliotecas que possuem em seu catálogo virtual livros que não estão mais sob direitos autorais. É uma ótima opção para baixar títulos sem custo algum e sem fazer pirataria.

Entre as opções, está o Domínio Público, site administrado pelo governo e que oferece muito mais que livros — há também vídeos, áudios e fotos. Existe também a Brasiliana Guita e José Mindlim, e a de teses e dissertações e de grandes universidades públicas, como USP e UFRJ.

Outra opção para quem lê em inglês é o Projeto Gutenberg, que coloca à disposição livros e documentos de todo o mundo.

Procure por e-books

O universo dos livros eletrônicos é um forma de conseguir títulos de forma bem econômica. Os títulos lançados na plataforma digital têm preços mais baixos do que os de papel. Valem a pena ser pesquisados.

Você pode ler em computadores, tablets, leitores específicos (como Kindle e Kobo) e em smartphones. Algumas lojas de livros digitais oferecem títulos grátis. Pode ser uma alternativa viável. Além de serem mais baratos, os e-books não vão ocupar espaço na sua casa.

Agora que você tem dinheiro de sobra — graças aos nossos truques de como economizar com os livros na faculdade —, que tal aplicar essa grana na sua educação? Dê uma olhada nos cursos oferecidos pela Una Virtual e se prepare para o mercado!

5 segredos da gestão de tempo para estudantes

Deixe um comentário